As concepções de coordenadores pedagógicos sobre as suas funções administrativas e pedagógicas no cotidiano de escolas públicas da cidade de Santa Cruz/RN
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41833 |
Resumo: | A atuação do Coordenador Pedagógico no cotidiano escolar é considerada por muitos como enigmática. Muitos são os estudos que visam à definição de uma função específica para esse profissional, mas poucas são as conclusões para essa problemática. Nesse víeis, para compreendermos a concepção de Coordenador Pedagógico na contemporaneidade é necessário revisitarmos momentos históricos da educação brasileira com um olhar mais reflexivo sobre como se deu o surgimento desse profissional nas escolas e qual sua importância diante das dificuldades enfrentadas pela conjuntura escolar em diferentes épocas. Nesse sentido, este artigo pretende ressaltar a importância da função pedagógica do Coordenador em diferentes tendências, tais como Escolástica, Tecnicista e Democrática. Além disso, visa delinear uma reflexão sobre a história, as funções e a importância do Coordenador Pedagógico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a seis coordenadores de escolas da rede pública de ensino da cidade de Santa Cruz/RN, os quais responderam a um questionário e participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados nesta pesquisa comprovam que no cotidiano escolar há uma maior preocupação em resolver questões burocráticas do que em propor estratégias que direcione a prática docente a promover melhorias no processo ensino-aprendizagem. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Augusto (2006), Ferreira (2007), Flick (2009), Libâneo (2007), Luckesi (2011), Pimenta (2012), Placco e Almeida (2006), Triviños (2008), Veiga (2002). |
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