Graduação em saúde coletiva: o que dizem os Projetos Pedagógicos
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47611 |
Resumo: | O objeto de estudo desta dissertação é a formação do sanitarista no nível de graduação. Delimita-se na história dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e no desenho formativo realizado para a nova profissão. Objetiva-se analisar a formação na graduação em Saúde Coletiva dos cursos existentes no Brasil à luz dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório com abordagem documental, utilizando o método da análise de conteúdo, na modalidade temática segundo a técnica de Minayo (2014). Os resultados demonstram uma abertura gradual dos cursos, com concentração entre 2008-2009, sendo o último em 2019, estão organizados nas regiões brasileiras em maior número na região norte, com 27.3%. A maioria dos cursos segue ou se adequou às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), com predominância de carga horária igual ou superior a 3.200 horas, duração de oito a nove semestres e média de quatro anos, com turno noturno em 45,5% dos cursos. A oferta média é de 1.864 vagas/ano, 68% dos cursos em universidades federais e 77.3% com nomenclatura bacharelado em Saúde Coletiva. Dos 18 cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), 67% são avaliados com conceito 5. A formação permite uma construção do conhecimento de forma gradativa a partir das bases da Saúde Coletiva. Os cursos articulam-se com os serviços e sistemas de saúde do SUS e com a comunidade através de aulas práticas, estágios, pesquisa e projetos de extensão fortalecendo o contato prático dos alunos com situações reais de saúde da população. Conclui-se que, embora o país esteja em uma crise na educação superior, os cursos de graduação em Saúde Coletiva apresentam-se na contramão dessa realidade. Não obstante, as DCNsCGSC não estejam em vigor pela não publicação pelo MEC em Diário Oficial, os cursos estão em convergência com as mesmas. A formação segue as bases da Saúde Coletiva, de modo que cumpre o objetivo de fortalecimento do SUS para a formação de recursos humanos em saúde. |
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Mendonça, Paula Beatriz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2334430734926679https://orcid.org/0000-0003-1823-9012http://lattes.cnpq.br/9530544825874259Sampaio, Ana Tania Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1352101513334877Souza, Dyego Leandro Bezerra dehttps://orcid.org/0000-0001-8426-3120http://lattes.cnpq.br/9953301230987878Pinto, Isabela Cardoso de MatosCastro, Janete Lima de2022-06-08T22:55:12Z2021-09-03MENDONÇA, Paula Beatriz de Souza. Graduação em saúde coletiva: o que dizem os Projetos Pedagógicos. 2021. 144f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47611O objeto de estudo desta dissertação é a formação do sanitarista no nível de graduação. Delimita-se na história dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e no desenho formativo realizado para a nova profissão. Objetiva-se analisar a formação na graduação em Saúde Coletiva dos cursos existentes no Brasil à luz dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório com abordagem documental, utilizando o método da análise de conteúdo, na modalidade temática segundo a técnica de Minayo (2014). Os resultados demonstram uma abertura gradual dos cursos, com concentração entre 2008-2009, sendo o último em 2019, estão organizados nas regiões brasileiras em maior número na região norte, com 27.3%. A maioria dos cursos segue ou se adequou às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), com predominância de carga horária igual ou superior a 3.200 horas, duração de oito a nove semestres e média de quatro anos, com turno noturno em 45,5% dos cursos. A oferta média é de 1.864 vagas/ano, 68% dos cursos em universidades federais e 77.3% com nomenclatura bacharelado em Saúde Coletiva. Dos 18 cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), 67% são avaliados com conceito 5. A formação permite uma construção do conhecimento de forma gradativa a partir das bases da Saúde Coletiva. Os cursos articulam-se com os serviços e sistemas de saúde do SUS e com a comunidade através de aulas práticas, estágios, pesquisa e projetos de extensão fortalecendo o contato prático dos alunos com situações reais de saúde da população. Conclui-se que, embora o país esteja em uma crise na educação superior, os cursos de graduação em Saúde Coletiva apresentam-se na contramão dessa realidade. Não obstante, as DCNsCGSC não estejam em vigor pela não publicação pelo MEC em Diário Oficial, os cursos estão em convergência com as mesmas. A formação segue as bases da Saúde Coletiva, de modo que cumpre o objetivo de fortalecimento do SUS para a formação de recursos humanos em saúde.The object of study of this dissertation is the training of the public health professional at the undergraduate level. It is delimited in the history of undergraduate courses in Public Health and in the training design carried out for the new profession. The objective is to analyze the undergraduate training in Public Health of the existing courses in Brazil in the light of the Pedagogical Projects of the Courses. This is a qualitative and exploratory study with a documental approach, using the method of content analysis, in the thematic modality according to Minayo’s technique (2014). The results show a gradual opening of courses, with a concentration between 2008-2009, the last being in 2019, organized in the Brazilian regions in greater numbers in the northern region, with 27.3%. Most courses follow or fit the National Curriculum Guidelines of the Undergraduate Course in Public Health (DCNsCGSC), with a predominance of hours equal to or greater than 3,200 hours, duration of eight to nine semesters, and an average of four years, with night classes in 45.5% of the courses. The average offer is 1,864 places/year, 68% of the courses in federal universities and 77.3% with a bachelor's degree in Public Health. Of the 18 courses evaluated by the Ministry of Education (MEC), 67% are evaluated with a grade of 5. Training allows a gradual construction of knowledge based on the foundations of Public Health. The courses are articulated with UHS health services and systems and with the community through practical classes, internships, research, and extension projects, strengthening students' practical contact with real health situations in the population. Therefore, although the country is in a crisis in higher education, the undergraduate courses in Public Health are against this reality. However, the DCNsCGSC are not in force due to the non-publication by the MEC in the Official Gazette, the courses are in convergence with them. The training follows the basis of Collective Health so that it fulfills the objective of strengthening the UHS for the training of human resources in health.2022-11-23Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilSaúde pública - ensinoSaúde coletivaFormação profissional em saúdeRecursos humanos em saúdeGraduação em saúde coletiva: o que dizem os Projetos Pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGraduacaosaudecoletiva_Mendonca_2021.pdfapplication/pdf2924006https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47611/1/Graduacaosaudecoletiva_Mendonca_2021.pdff8f685e896034b1a6bb9990d1a265b5aMD51123456789/476112024-03-19 01:04:59.892oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:04:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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