Contextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: da ETFRN ao IFRN, passando pelo CEFET/RN
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24435 |
Resumo: | O presente trabalho é produto de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental que teve por objetivo principal analisar os contextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNat–IFRN), quando da publicação da Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Tomando a fase final da ditadura militar e a transição à democracia como referência inicial, o texto percorre três institucionalidades, da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), passando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET–RN). Como objetivos específicos o trabalho procurou fazer um breve resgate histórico da educação profissional no Brasil; analisar os antecedentes à criação dos Institutos Federais e avaliar seus impactos no CNat-IFRN. Discute-se o contexto político do período em que são criados os Institutos Federais e suas permanentes disputas pelos rumos do país, que se refletem na política educacional permeada por descontinuidades em sua orientação e legislação. Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, o novo governo (2003-2010) manteve-se num equilíbrio instável entre as políticas neoliberais, instaladas no Brasil na década de 1990 e os seus compromissos históricos, em especial desde a fundação (1980) e a formulação do programa democrático e popular do Partido dos Trabalhadores em 1987. Percorridos os objetivos do trabalho, pode-se afirmar que a conjuntura que envolve a transição da ETFRN para o IFRN, é pautada por crises e disputas políticas. Crise do modelo neoliberal de dominação econômica e ideológica no plano internacional e de profundas disputas políticas no país. Os resultados apontam que, apesar da positividade da expansão da Rede Federal, a partir de 2003, não se produziu uma nova institucionalidade que viesse a alterar a dualidade estrutural entre a educação propedêutica e a educação profissional no país, cabendo o desafio ao CNat-IFRN de aprofundar sua formação profissional, em vários níveis, em diálogo mais permanente com a rede estadual de ensino médio do Rio Grande do Norte. |
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Manso Júnior, HugoFerreira, Adir LuizRamalho, Betânia LeiteSilva, José Moisés Nunes daBaracho, Maria das GraçasDomingos Sobrinho, Moisés2017-12-06T21:57:04Z2017-12-06T21:57:04Z2017-07-31MANSO JÚNIOR, Hugo. Contextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: da ETFRN ao IFRN, passando pelo CEFET/RN. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24435O presente trabalho é produto de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental que teve por objetivo principal analisar os contextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNat–IFRN), quando da publicação da Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Tomando a fase final da ditadura militar e a transição à democracia como referência inicial, o texto percorre três institucionalidades, da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), passando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET–RN). Como objetivos específicos o trabalho procurou fazer um breve resgate histórico da educação profissional no Brasil; analisar os antecedentes à criação dos Institutos Federais e avaliar seus impactos no CNat-IFRN. Discute-se o contexto político do período em que são criados os Institutos Federais e suas permanentes disputas pelos rumos do país, que se refletem na política educacional permeada por descontinuidades em sua orientação e legislação. Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, o novo governo (2003-2010) manteve-se num equilíbrio instável entre as políticas neoliberais, instaladas no Brasil na década de 1990 e os seus compromissos históricos, em especial desde a fundação (1980) e a formulação do programa democrático e popular do Partido dos Trabalhadores em 1987. Percorridos os objetivos do trabalho, pode-se afirmar que a conjuntura que envolve a transição da ETFRN para o IFRN, é pautada por crises e disputas políticas. Crise do modelo neoliberal de dominação econômica e ideológica no plano internacional e de profundas disputas políticas no país. Os resultados apontam que, apesar da positividade da expansão da Rede Federal, a partir de 2003, não se produziu uma nova institucionalidade que viesse a alterar a dualidade estrutural entre a educação propedêutica e a educação profissional no país, cabendo o desafio ao CNat-IFRN de aprofundar sua formação profissional, em vários níveis, em diálogo mais permanente com a rede estadual de ensino médio do Rio Grande do Norte.The present work is the product of a bibliographical research and documentary analysis that had as main objective to analyze the political and educational contexts in the Campus Natal - Central of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (CNat-IFRN), when of the publication of Law No. 11,892 of December 29, 2008. Taking the final phase of the military dictatorship and the transition to democracy as an initial reference, the text goes through three institutions, from the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN) to Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), through the Federal Center for Technological Education (CEFET-RN). As specific objectives the work sought to make a brief historical rescue of the professional education in Brazil; analyze the background to the creation of the Federal Institutes and evaluate their impacts on CNat-IFRN. It discusses the political context of the period in which the Federal Institutes are created and their constant disputes over the country's directions, which are reflected in educational policy permeated by discontinuities in its orientation and legislation. With the victory of Luiz Inácio Lula da Silva, the new government (2003-2010) remained in an unstable balance between the neoliberal policies established in Brazil in the 1990s and its historical commitments, especially since the foundation (1980) and the formulation of the democratic and popular program of the Workers' Party in 1987. Once the objectives of the work have been fulfilled, it can be said that the conjuncture that involves the transition from ETFRN to the IFRN is marked by crises and political disputes. Crisis of the neoliberal model of economic and ideological domination at the international level and of deep political disputes in the country. The results indicate that, despite the positivity of the expansion of the Federal Network, as of 2003, there was no new institutionality that would alter the structural duality between propaedeutic education and professional education in the country, with the challenge of CNat-IFRN deepen their professional training, at various levels, in a more permanent dialogue with the state high school network of Rio Grande do Norte.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação profissionalInstitutos federaisCampus Natal – Central do IFRNContextos político e educacionalContextos político e educacional no Campus Natal – Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: da ETFRN ao IFRN, passando pelo CEFET/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHugoMansoJunior_DISSERT.pdfHugoMansoJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf6235358https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24435/1/HugoMansoJunior_DISSERT.pdfde45bbf4cddd3180a8868a121160b0f6MD51TEXTHugoMansoJunior_DISSERT.pdf.txtHugoMansoJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain217219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24435/2/HugoMansoJunior_DISSERT.pdf.txt73092e18b9ad536726ab67d00502496aMD52THUMBNAILHugoMansoJunior_DISSERT.pdf.jpgHugoMansoJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1975https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24435/3/HugoMansoJunior_DISSERT.pdf.jpgd7d61e1ed4fc6a6f517a8536af28097eMD53123456789/244352017-12-07 01:47:04.14oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24435Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-12-07T04:47:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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