A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Patrícia Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31974
Resumo: Esta pesquisa se propõe a estudar as ficções seriadas televisivas, sobretudo as que contêm elementos fantásticos na sua narrativa. Dessa maneira, selecionamos a minissérie Amorteamo (2015), de direção geral de Flávia Lacerda e veiculada pela Rede Globo de Televisão, como nosso objeto de estudo. Essa minissérie foi inspirada livremente na obra Assombrações do Recife Velho (2008), de Gilberto Freyre, e em outras fontes, como o filme em stop motion A noiva cadáver (2005), de Tim Burton. Refletimos sobre Amorteamo a partir dos principais elementos que compõem essa narrativa sobrenatural ambientada no Nordeste: a lenda tradicional e a sua circulação na contemporaneidade, o melodrama e a literatura fantástica são abordados, bem como a estética e a musicalidade das cenas. O expressionismo alemão é o conceito visual trabalhado na obra, representado nos cenários disformes e desgastados e também no figurino dos personagens. O som é enaltecido na obra audiovisual por meio das cenas musicadas, por isso instauramos uma compreensão sobre o imbricamento presente entre as imagens expressionistas e a sonoridade de Amorteamo. Para realizar tal interpretação, buscamos a semiótica da cultura de origem russa, representada pelo linguista Iúri Lótman (1996) e pela pesquisadora brasileira Irene Machado (2003), uma vez que essa teoria nos fornece categorias de análise que nos permitem discutir toda a simbologia presente nas imagens e nos sons da minissérie. A tese que norteará a pesquisa em Amorteamo busca pensar a construção de sentidos que exalam dos sistemas semióticos da cultura na narrativa imagética e sonora, especialmente os que dialogam com a dicotomia vida e morte. No nosso percurso interpretativo, somadas a dos autores já citados, utilizamos principalmente as contribuições teóricas dos semioticistas Ramos (2007), Américo (2017), além de Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Lurie (1997) e Leite e Guerra (2002).
id UFRN_f31d1c5e48d6d13646f54ea39fecda11
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31974
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Carla Patrícia Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/6431664423425888http://lattes.cnpq.br/2258546985285753Souza, Daniel Rodrigo Meirinho dehttp://lattes.cnpq.br/9921846039591174Barreto Filho, Eneus Trindadehttp://lattes.cnpq.br/1421349592402127Santana, Gilmarhttp://lattes.cnpq.br/2957801541347646Marques, Márcia Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8378093585349941Pavan, Maria Ângela2021-03-23T17:43:02Z2021-03-23T17:43:02Z2020-10-02SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de. A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015). 2020. 261f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31974Esta pesquisa se propõe a estudar as ficções seriadas televisivas, sobretudo as que contêm elementos fantásticos na sua narrativa. Dessa maneira, selecionamos a minissérie Amorteamo (2015), de direção geral de Flávia Lacerda e veiculada pela Rede Globo de Televisão, como nosso objeto de estudo. Essa minissérie foi inspirada livremente na obra Assombrações do Recife Velho (2008), de Gilberto Freyre, e em outras fontes, como o filme em stop motion A noiva cadáver (2005), de Tim Burton. Refletimos sobre Amorteamo a partir dos principais elementos que compõem essa narrativa sobrenatural ambientada no Nordeste: a lenda tradicional e a sua circulação na contemporaneidade, o melodrama e a literatura fantástica são abordados, bem como a estética e a musicalidade das cenas. O expressionismo alemão é o conceito visual trabalhado na obra, representado nos cenários disformes e desgastados e também no figurino dos personagens. O som é enaltecido na obra audiovisual por meio das cenas musicadas, por isso instauramos uma compreensão sobre o imbricamento presente entre as imagens expressionistas e a sonoridade de Amorteamo. Para realizar tal interpretação, buscamos a semiótica da cultura de origem russa, representada pelo linguista Iúri Lótman (1996) e pela pesquisadora brasileira Irene Machado (2003), uma vez que essa teoria nos fornece categorias de análise que nos permitem discutir toda a simbologia presente nas imagens e nos sons da minissérie. A tese que norteará a pesquisa em Amorteamo busca pensar a construção de sentidos que exalam dos sistemas semióticos da cultura na narrativa imagética e sonora, especialmente os que dialogam com a dicotomia vida e morte. No nosso percurso interpretativo, somadas a dos autores já citados, utilizamos principalmente as contribuições teóricas dos semioticistas Ramos (2007), Américo (2017), além de Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Lurie (1997) e Leite e Guerra (2002).This research proposes to study serial television fictions, especially those that contain fantastic elements in their narrative. Thus, we selected the miniseries Amorteamo (2015), directed by Flávia Lacerda and broadcast by the Rede Globo de Televisão, as our object of study. This miniseries was freely inspired by the work Assombrações do Recife Velho (2008), by Gilberto Freyre, and by other sources, such as the stop motion film Corpse bride (2005), by Tim Burton. We reflected on Amorteamo from the main elements that make up this supernatural narrative set in the Brazilian northeast: the traditional legend and its circulation in contemporary times, melodrama and fantastic literature are addressed, as well as the aesthetics and musicality of the scenes. The German expressionism is the visual concept worked on in the work, represented in the deformed and worn out scenarios and also in the characters' costumes. The sound is praised in the audiovisual work through the musicized scenes, that is why we establish an understanding of the present interplay between the expressionist images and the sound of Amorteamo. In order to carry out such an interpretation, we seek the semiotics of culture of Russian origin, represented by the linguist Iúri Lótman (1996) and by the Brazilian researcher Irene Machado (2003), since this theory provides us with categories of analysis that allow us to discuss all the present symbology in the images and sounds of the miniseries. The thesis that will guide the research in Amorteamo seeks to think about the construction of meanings that exude from semiotic systems of culture in the image and sound narrative, especially those that dialogue with the life and death dichotomy. In our interpretative path, added to the authors already cited, we mainly use the theoretical contributions of semioticians Ramos (2007), Américo (2017), in addition to Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Lurie (1997) and Leite e Guerra (2002).Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilMinissérieExpressionismo alemãoNarrativa fantásticaMelodramaSemiótica da culturaA narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNarrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.txtNarrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain617772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31974/2/Narrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.txt2471de8de7833cd6f46881bc3d09d990MD52THUMBNAILNarrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.jpgNarrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31974/3/Narrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.jpgd96b21d82c672377154ea4f466aaa9f0MD53ORIGINALNarrativaimageticasonora_Souza_2020.pdfapplication/pdf5568096https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31974/1/Narrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf6aeaf612e94a109989d627731df000aaMD51123456789/319742021-03-28 05:54:14.418oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-28T08:54:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
title A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
spellingShingle A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
Souza, Carla Patrícia Oliveira de
Minissérie
Expressionismo alemão
Narrativa fantástica
Melodrama
Semiótica da cultura
title_short A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
title_full A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
title_fullStr A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
title_full_unstemmed A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
title_sort A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
author Souza, Carla Patrícia Oliveira de
author_facet Souza, Carla Patrícia Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6431664423425888
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9921846039591174
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barreto Filho, Eneus Trindade
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1421349592402127
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santana, Gilmar
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2957801541347646
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Marques, Márcia Gomes
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8378093585349941
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Patrícia Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavan, Maria Ângela
contributor_str_mv Pavan, Maria Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Minissérie
Expressionismo alemão
Narrativa fantástica
Melodrama
Semiótica da cultura
topic Minissérie
Expressionismo alemão
Narrativa fantástica
Melodrama
Semiótica da cultura
description Esta pesquisa se propõe a estudar as ficções seriadas televisivas, sobretudo as que contêm elementos fantásticos na sua narrativa. Dessa maneira, selecionamos a minissérie Amorteamo (2015), de direção geral de Flávia Lacerda e veiculada pela Rede Globo de Televisão, como nosso objeto de estudo. Essa minissérie foi inspirada livremente na obra Assombrações do Recife Velho (2008), de Gilberto Freyre, e em outras fontes, como o filme em stop motion A noiva cadáver (2005), de Tim Burton. Refletimos sobre Amorteamo a partir dos principais elementos que compõem essa narrativa sobrenatural ambientada no Nordeste: a lenda tradicional e a sua circulação na contemporaneidade, o melodrama e a literatura fantástica são abordados, bem como a estética e a musicalidade das cenas. O expressionismo alemão é o conceito visual trabalhado na obra, representado nos cenários disformes e desgastados e também no figurino dos personagens. O som é enaltecido na obra audiovisual por meio das cenas musicadas, por isso instauramos uma compreensão sobre o imbricamento presente entre as imagens expressionistas e a sonoridade de Amorteamo. Para realizar tal interpretação, buscamos a semiótica da cultura de origem russa, representada pelo linguista Iúri Lótman (1996) e pela pesquisadora brasileira Irene Machado (2003), uma vez que essa teoria nos fornece categorias de análise que nos permitem discutir toda a simbologia presente nas imagens e nos sons da minissérie. A tese que norteará a pesquisa em Amorteamo busca pensar a construção de sentidos que exalam dos sistemas semióticos da cultura na narrativa imagética e sonora, especialmente os que dialogam com a dicotomia vida e morte. No nosso percurso interpretativo, somadas a dos autores já citados, utilizamos principalmente as contribuições teóricas dos semioticistas Ramos (2007), Américo (2017), além de Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Lurie (1997) e Leite e Guerra (2002).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-23T17:43:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-23T17:43:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de. A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015). 2020. 261f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31974
identifier_str_mv SOUZA, Carla Patrícia Oliveira de. A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015). 2020. 261f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31974/2/Narrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31974/3/Narrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31974/1/Narrativaimageticasonora_Souza_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2471de8de7833cd6f46881bc3d09d990
d96b21d82c672377154ea4f466aaa9f0
6aeaf612e94a109989d627731df000aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117679099674624