O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes. |
id |
UFRN_f3c89a96d1709dd38d5d60d949cc79eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49057 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Camila Naya Lucenahttp://lattes.cnpq.br/2916401350313585http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Machado, Roseli BelmonteSantos, Antônio de Pádua doshttps://orcid.org/0000-0002-6998-9940http://lattes.cnpq.br/9063486087784385Fonseca, Michele Pereira de Souza daDantas, Paulo Moreira SilvaDias, Maria Aparecida2022-08-05T16:40:27Z2022-08-05T16:40:27Z2021-09-03SOUZA, Camila Naya Lucena. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes.This paper aims to analyze whether students with disabilities feel included in Physical Education classes, taking into consideration the many possibilities this curricular component has to offer to the body and, therefore, its importance to an inclusive education. In order to reache the general objective, we have as specific objectives, to identify through the analysis of the student’s speech, whether or not he feels included in Physical Education classes and to know and understand the reasons that make him feel include or not in theses classes. Thus, this research has a qualitative approach and is characterized as a case study. This study was carried out at a State Center for Professional Education with a deaf student enrolled in high school. Data collection occurred through a semi-structured interview that took place through a virtual platform, due to the measures of social distancing necessary at the time. The data obtained was analyzed using the Bardin Content Analysis method. The results show that sports are still the predominant content in Physical Education classes and that integration is often mistaken for inclusion. Therefore, this study shows that it is essential to understand the importance of overcoming the sports approach in Physical Education and to assimilate that inclusive education goes beyond inserting all students in the same environment, since it is characterized as a change in educational perspective and provides for all students meaningful learning experiences respecting their limitations and exploring their potential. It is a construction based on listening, exchange and respect for the autonomy of the students. Despite having been built from a small perspective of reality, this research points to need for joint reflection from those responsible for teaching Physical Education at school, on the pedagogical practice, so that it can advance in the realization of an inclusive education and of a Physical Education beyond sports.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaDeficiênciaInclusãoEducação física escolarO aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlunodeficienciaaulas_Souza_2021.pdfapplication/pdf1160314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49057/1/Alunodeficienciaaulas_Souza_2021.pdfb1ba11acc020fd736e89401ea089f46dMD51123456789/490572022-08-05 13:41:18.036oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-05T16:41:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
title |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
spellingShingle |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso Souza, Camila Naya Lucena CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Deficiência Inclusão Educação física escolar |
title_short |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
title_full |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
title_fullStr |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
title_sort |
O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso |
author |
Souza, Camila Naya Lucena |
author_facet |
Souza, Camila Naya Lucena |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2916401350313585 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131977255034974 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Machado, Roseli Belmonte |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Antônio de Pádua dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6998-9940 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9063486087784385 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Dantas, Paulo Moreira Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Camila Naya Lucena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
contributor_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Deficiência Inclusão Educação física escolar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Deficiência Inclusão Educação física escolar |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-05T16:40:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-05T16:40:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Camila Naya Lucena. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Camila Naya Lucena. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49057/1/Alunodeficienciaaulas_Souza_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1ba11acc020fd736e89401ea089f46d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117858279292928 |