O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Naya Lucena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes.
id UFRN_f3c89a96d1709dd38d5d60d949cc79eb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49057
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Camila Naya Lucenahttp://lattes.cnpq.br/2916401350313585http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Machado, Roseli BelmonteSantos, Antônio de Pádua doshttps://orcid.org/0000-0002-6998-9940http://lattes.cnpq.br/9063486087784385Fonseca, Michele Pereira de Souza daDantas, Paulo Moreira SilvaDias, Maria Aparecida2022-08-05T16:40:27Z2022-08-05T16:40:27Z2021-09-03SOUZA, Camila Naya Lucena. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes.This paper aims to analyze whether students with disabilities feel included in Physical Education classes, taking into consideration the many possibilities this curricular component has to offer to the body and, therefore, its importance to an inclusive education. In order to reache the general objective, we have as specific objectives, to identify through the analysis of the student’s speech, whether or not he feels included in Physical Education classes and to know and understand the reasons that make him feel include or not in theses classes. Thus, this research has a qualitative approach and is characterized as a case study. This study was carried out at a State Center for Professional Education with a deaf student enrolled in high school. Data collection occurred through a semi-structured interview that took place through a virtual platform, due to the measures of social distancing necessary at the time. The data obtained was analyzed using the Bardin Content Analysis method. The results show that sports are still the predominant content in Physical Education classes and that integration is often mistaken for inclusion. Therefore, this study shows that it is essential to understand the importance of overcoming the sports approach in Physical Education and to assimilate that inclusive education goes beyond inserting all students in the same environment, since it is characterized as a change in educational perspective and provides for all students meaningful learning experiences respecting their limitations and exploring their potential. It is a construction based on listening, exchange and respect for the autonomy of the students. Despite having been built from a small perspective of reality, this research points to need for joint reflection from those responsible for teaching Physical Education at school, on the pedagogical practice, so that it can advance in the realization of an inclusive education and of a Physical Education beyond sports.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaDeficiênciaInclusãoEducação física escolarO aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlunodeficienciaaulas_Souza_2021.pdfapplication/pdf1160314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49057/1/Alunodeficienciaaulas_Souza_2021.pdfb1ba11acc020fd736e89401ea089f46dMD51123456789/490572022-08-05 13:41:18.036oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-05T16:41:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
title O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
spellingShingle O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
Souza, Camila Naya Lucena
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Deficiência
Inclusão
Educação física escolar
title_short O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
title_full O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
title_fullStr O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
title_full_unstemmed O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
title_sort O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
author Souza, Camila Naya Lucena
author_facet Souza, Camila Naya Lucena
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2916401350313585
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Machado, Roseli Belmonte
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Antônio de Pádua dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6998-9940
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9063486087784385
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dantas, Paulo Moreira Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Camila Naya Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Deficiência
Inclusão
Educação física escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Deficiência
Inclusão
Educação física escolar
description Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T16:40:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T16:40:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Camila Naya Lucena. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057
identifier_str_mv SOUZA, Camila Naya Lucena. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49057/1/Alunodeficienciaaulas_Souza_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1ba11acc020fd736e89401ea089f46d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117858279292928