Estudo analítico e numérico de repartição de carga em tabuleiros de pontes retas com longarinas múltiplas de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jovem, Tércio Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23448
Resumo: As pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas, que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. Assim, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar modelos de pontes com seções transversais com três, cinco, sete e oito longarinas principais, considerando tanto a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, como a interação conjunta das mesmas. Para tanto, os modelos foram avaliados pelos Métodos Analíticos Clássicos (MAC) de Engesser-Courbon, Leonhardt, Guyon-Massonet, Homberg-Trenks e o Processo de Fauchart, e comparado com os modelos numéricos idealizados no SAP2000 e no CSi Bridge V18. Os modelos de Grelha, Homberg-Trenks e Leonhardt apresentaram resultados menos precisos, no caso da utilização de poucas (três) longarinas devido à malha formada. Já o método de Guyon-Massonet apresentou uma análise que só seria melhor representada ao modelar uma placa sob uma base elástica, fato que se evidencia apenas em pontes com vigas muito próximas. Vale salientar que a quantidade de longarinas foi um fator importante na repartição de cargas em todos os modelos, visto que ao aumentar o número de vigas principais e incluir o efeito de torção nas mesmas, obteve-se uma melhor distribuição de cargas, sobretudo nas vigas externas da ponte. Por fim, os modelos discretizados em elementos finitos representaram o melhor comportamento da ponte, visto que permitiu considerar o funcionamento conjunto da estrutura.
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Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas, que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. Assim, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar modelos de pontes com seções transversais com três, cinco, sete e oito longarinas principais, considerando tanto a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, como a interação conjunta das mesmas. Para tanto, os modelos foram avaliados pelos Métodos Analíticos Clássicos (MAC) de Engesser-Courbon, Leonhardt, Guyon-Massonet, Homberg-Trenks e o Processo de Fauchart, e comparado com os modelos numéricos idealizados no SAP2000 e no CSi Bridge V18. Os modelos de Grelha, Homberg-Trenks e Leonhardt apresentaram resultados menos precisos, no caso da utilização de poucas (três) longarinas devido à malha formada. Já o método de Guyon-Massonet apresentou uma análise que só seria melhor representada ao modelar uma placa sob uma base elástica, fato que se evidencia apenas em pontes com vigas muito próximas. Vale salientar que a quantidade de longarinas foi um fator importante na repartição de cargas em todos os modelos, visto que ao aumentar o número de vigas principais e incluir o efeito de torção nas mesmas, obteve-se uma melhor distribuição de cargas, sobretudo nas vigas externas da ponte. Por fim, os modelos discretizados em elementos finitos representaram o melhor comportamento da ponte, visto que permitiu considerar o funcionamento conjunto da estrutura.Bridges are essential elements for road and rail transportation systems, especially in Brazil where these are very relevant. In this context, the structural system of bridges with multiple Girders occupies prominent place in the world, being relatively simple and efficient, with well-known economic and constructive advantages. Thus, this research aimed at analyzing bridges models with cross sections with three, five, seven and eight main girder, considering both the isolated superstructure of the mesostructure and the infrastructure, as well as their joint interaction. For this, were evaluated the models using Classical Analytical Methods (MAC) of transverse load from Engesser-Courbon, Leonhardt, Guyon-Massonet, Homberg-Trenks and the Fauchart Process, and compared with finite element models using the SAP2000 and the CSi Bridge V18. The models of Grid, Homberg-Trenks and Leonhardt presented less accurate results, in the case of the use of few (three) stringers due to the formed mesh. The Guyon-Massonet method presented an analysis that would only be better represented when modeling a plate under an elastic base, a fact that is evident only in bridges with very close beams. It is worth noting that the number of girder was an important factor in the load distribution in all models, since the increase in the number of main beams and the torsion effect in the same ones resulted in a better distribution of loads especially in the external beams of the bridge. Finally, the finite element discretized models represented the best behavior of the bridge, since it allowed to be consider the joint work of the structure.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPontes em concreto armadoRepartição de cargasMétodos Analíticos Clássicos (MAC)Método dos Elementos Finitos (MEF)Estudo analítico e numérico de repartição de carga em tabuleiros de pontes retas com longarinas múltiplas de concreto armadoAnalytical and numerical study of load distribuition in bridge with multiple girders of reinforced concreteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTercioPereiraJovem_DISSERT.pdfTercioPereiraJovem_DISSERT.pdfapplication/pdf4153963https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23448/1/TercioPereiraJovem_DISSERT.pdf5c5890b5044e9c40bc3b3c331f32e6e6MD51TEXTTercioPereiraJovem_DISSERT.pdf.txtTercioPereiraJovem_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain202828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23448/4/TercioPereiraJovem_DISSERT.pdf.txtd5581edade67381cc8510ec4c426fcc6MD54THUMBNAILTercioPereiraJovem_DISSERT.pdf.jpgTercioPereiraJovem_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2848https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23448/5/TercioPereiraJovem_DISSERT.pdf.jpg44fa72bcc6e9890f5b81a4be21bc306eMD55123456789/234482017-11-05 01:10:52.548oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23448Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T04:10:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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