O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ícaro Moura dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56857
Resumo: A pesquisa concluída teve como propósito desenvolver e aplicar uma metodologia lúdica no ensino de Artes Visuais, utilizando o RPG (Role Playing Game) como proposta pedagógica para estimular o interesse e a criatividade dos alunos. O foco central foi a criação do jogo como um sistema original de elementos autorais, destacando as etapas de concepção para estabelecer parâmetros aplicáveis e reproduzíveis na criação de cenários, personagens e narrativas. Ao desenvolver o jogo, considerou-se tanto as habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) quanto a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa integração permitiu uma abordagem holística alinhada às diretrizes educacionais nacionais. Com a conclusão deste trabalho, busca-se contribuir para uma educação em Artes Visuais mais envolvente e estimulante, alinhada às necessidades e características dos estudantes.
id UFRN_f5d8654cd5e823e659b9a3871a6878d9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56857
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Ícaro Moura doshttp://lattes.cnpq.br/7578176355930660Petry, Arlete dos SantosBorn, Rodrigo MontandonFerreira, Lucas Coutinho PoncianoPetry, Arlete dos Santos2023-12-22T18:54:00Z2023-12-22T18:54:00Z2023-12-07SANTOS, Ícaro Moura dos. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuaishttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56857A pesquisa concluída teve como propósito desenvolver e aplicar uma metodologia lúdica no ensino de Artes Visuais, utilizando o RPG (Role Playing Game) como proposta pedagógica para estimular o interesse e a criatividade dos alunos. O foco central foi a criação do jogo como um sistema original de elementos autorais, destacando as etapas de concepção para estabelecer parâmetros aplicáveis e reproduzíveis na criação de cenários, personagens e narrativas. Ao desenvolver o jogo, considerou-se tanto as habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) quanto a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa integração permitiu uma abordagem holística alinhada às diretrizes educacionais nacionais. Com a conclusão deste trabalho, busca-se contribuir para uma educação em Artes Visuais mais envolvente e estimulante, alinhada às necessidades e características dos estudantes.The purpose of the completed research was to develop and apply a playful methodology in teaching Visual Arts, using RPG (Role Playing Game) as a pedagogical proposal to stimulate students' interest and creativity. The central focus was the creation of the game as an original system of authorial elements, highlighting the design steps to establish applicable and reproducible parameters in the creation of scenarios, characters and narratives. When developing the game, both the skills and competencies of the BNCC (National Common Curricular Base) and the perspective of Ana Mae Barbosa's Triangular Approach were considered. This integration allowed for a holistic approach aligned with national educational guidelines. With the completion of this work, we seek to contribute to a more engaging and stimulating Visual Arts education, aligned with the needs and characteristics of students.Universidade Federal do Rio Grande do NorteArtes VisuaisUFRNBrasilDeartAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICARPGJogosLudicidadeEnsino de Artes VisuaisO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56857/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALTCC II - ICARO.pdfTCC II - ICARO.pdfapplication/pdf59896736https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56857/1/TCC%20II%20-%20ICARO.pdf3339067799c5c9d74c2ba2c190058931MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56857/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/568572023-12-22 15:54:00.342oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-22T18:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
title O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
spellingShingle O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Santos, Ícaro Moura dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
RPG
Jogos
Ludicidade
Ensino de Artes Visuais
title_short O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
title_full O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
title_fullStr O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
title_full_unstemmed O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
title_sort O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
author Santos, Ícaro Moura dos
author_facet Santos, Ícaro Moura dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7578176355930660
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Born, Rodrigo Montandon
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ferreira, Lucas Coutinho Ponciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ícaro Moura dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
contributor_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
RPG
Jogos
Ludicidade
Ensino de Artes Visuais
dc.subject.por.fl_str_mv RPG
Jogos
Ludicidade
Ensino de Artes Visuais
description A pesquisa concluída teve como propósito desenvolver e aplicar uma metodologia lúdica no ensino de Artes Visuais, utilizando o RPG (Role Playing Game) como proposta pedagógica para estimular o interesse e a criatividade dos alunos. O foco central foi a criação do jogo como um sistema original de elementos autorais, destacando as etapas de concepção para estabelecer parâmetros aplicáveis e reproduzíveis na criação de cenários, personagens e narrativas. Ao desenvolver o jogo, considerou-se tanto as habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) quanto a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa integração permitiu uma abordagem holística alinhada às diretrizes educacionais nacionais. Com a conclusão deste trabalho, busca-se contribuir para uma educação em Artes Visuais mais envolvente e estimulante, alinhada às necessidades e características dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T18:54:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T18:54:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ícaro Moura dos. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56857
identifier_str_mv SANTOS, Ícaro Moura dos. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RPG PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Deart
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56857/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56857/1/TCC%20II%20-%20ICARO.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56857/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
3339067799c5c9d74c2ba2c190058931
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832712362491904