O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Leilson da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52739
Resumo: A pesquisa apresentada investiga o processo formativo continuado dos professores da educação básica em relação à oralidade corporificada. Seu cerne é trazer um conjunto de protótipos que requer a relação entre corpo e oralidade no ensino de língua portuguesa na educação básica brasileira. Para a construção do corpus, reúne material de estudo dos seguintes programas: Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar I, Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar II, Pró-letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O estudo busca estabelecer uma perspectiva encarnada da oralidade, após indicializar essa realidade das produções de gêneros discursivos orais nos documentos, contexto que revelou melhorias desde o primeiro programa até o mais recente. Mediante esse cenário, desenvolve alguns conceitos a partir da perspectiva do círculo bakhitiniano sobre enunciado/enunciação, linguagem, perspectiva dialógica, vozes sociais, projeto de dizer e fala como elemento da vivência social. Os indícios teóricos estabelecem interrelações com os conceitos advindos dos Estudos Culturais que servem como efetivação deste trabalho na área da linguagem, assentada na insubordinação da linguística aplicada, em sua constituição de alargar fronteiras para margear discursos outros, assim a metodologia é marcada pelo social, histórico e embates do diálogo. A teoria utilizada cunha o termo Movimento Pendular Dialógico como realidade inspirada no movimento pendular da geografia que aponta para a força do silêncio e da fala; além da Transenunciação, que é o corpo como elemento que compõe a archacia dos gêneros discursivos orais. A realidade corpórea, em seus atos (locucionário-enunciativo, ilocucionário-proposicional e perlocucionário ilocucional), chega ao homem do triuvi-ATO e seus gêneros primários, secundários e terciários. Como resultado de reflexões sobre a oralidade corporificada, o estudo desenvolve seis protótipos que consumam essa perspectiva de um trabalho com a oralidade que amplifica os horizontes da prática docente a partir da completude do sujeito que fala e transenuncia tudo no corpo, com o outro para outros corpos.
id UFRN_f5eb9301ea0daeb8a28593e156aec727
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52739
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Francisco Leilson dahttps://orcid.org/0000-0001-5182-8455http://lattes.cnpq.br/1848287422670755https://orcid.org/0000-0003-1762-5210http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Pereira, Francisca Elisa de LimaBarbosa, Maria do Socorro Maia FernandesArchanjo, Renatahttps://orcid.org/0000-0001-7591-7137http://lattes.cnpq.br/2905168821962621Rojo, Roxane Helena RodriguesAlves, Maria da Penha Casado2023-06-16T23:56:42Z2023-06-16T23:56:42Z2022-10-26SILVA, Francisco Leilson da. O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa. Orientador: Maria da Penha Casado Alves. 2022. 269f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52739A pesquisa apresentada investiga o processo formativo continuado dos professores da educação básica em relação à oralidade corporificada. Seu cerne é trazer um conjunto de protótipos que requer a relação entre corpo e oralidade no ensino de língua portuguesa na educação básica brasileira. Para a construção do corpus, reúne material de estudo dos seguintes programas: Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar I, Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar II, Pró-letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O estudo busca estabelecer uma perspectiva encarnada da oralidade, após indicializar essa realidade das produções de gêneros discursivos orais nos documentos, contexto que revelou melhorias desde o primeiro programa até o mais recente. Mediante esse cenário, desenvolve alguns conceitos a partir da perspectiva do círculo bakhitiniano sobre enunciado/enunciação, linguagem, perspectiva dialógica, vozes sociais, projeto de dizer e fala como elemento da vivência social. Os indícios teóricos estabelecem interrelações com os conceitos advindos dos Estudos Culturais que servem como efetivação deste trabalho na área da linguagem, assentada na insubordinação da linguística aplicada, em sua constituição de alargar fronteiras para margear discursos outros, assim a metodologia é marcada pelo social, histórico e embates do diálogo. A teoria utilizada cunha o termo Movimento Pendular Dialógico como realidade inspirada no movimento pendular da geografia que aponta para a força do silêncio e da fala; além da Transenunciação, que é o corpo como elemento que compõe a archacia dos gêneros discursivos orais. A realidade corpórea, em seus atos (locucionário-enunciativo, ilocucionário-proposicional e perlocucionário ilocucional), chega ao homem do triuvi-ATO e seus gêneros primários, secundários e terciários. Como resultado de reflexões sobre a oralidade corporificada, o estudo desenvolve seis protótipos que consumam essa perspectiva de um trabalho com a oralidade que amplifica os horizontes da prática docente a partir da completude do sujeito que fala e transenuncia tudo no corpo, com o outro para outros corpos.This research investigates the continuous formative process in the basic education related to embodied orality. The main objective is to bring a group of prototypes about the relationship between body and orality in the Portuguese teaching in the Brazilian basic education. To build this corpus, it combines some materials from the following programs: Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar I, Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar II, Pró-letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa and Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. This study aims to stablish an incarnated perspective of orality, after to identify this theme in the productions of oral discursive genres in these documents, context that reveals enhancements from the first program to the newest one. Considering this scenery, it develops some concepts from the Bakhtinian circle perspective about enunciate/enunciation, language, dialogic perspective, social voices, projects of saying and speech as an element of social experience. The theoretical evidences stablish inter-relationship with the concepts from Cultural Studies that brings contributions of this study to the language area, based on the insubordination of Applied Language, in its essence of extending boundaries to border other discuss, thus, the methodology is marked by social, historical and clash of dialog. The theory adopted created the term Dialogical Pendular Moviment as a reality based on the pendular moviment from Geography that points to the power of silence and speech; besides Transenunciation that treats body as an element that is a part of archadia of oral discursive genres. The bodily reality, in its acts (locutionary-enunciative, ilocutionary-propositional and perlocutionary ilocutional), come to man of triumvi-ACT and its primary, secondary and tertiary genres. Because reflections about embodied orality, this study develops six prototypes that involves this perspective of studies with orality that expands horizons of teacher practice related to the completeness of the subject who speaks and trans-enunciates everything about body, with other and to other bodies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAOralidadeCorpoMovimento pendular dialógicoTransenunciaçãoProtótiposO corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorposefezfala_Silva_2022.pdfapplication/pdf6985373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52739/1/Corposefezfala_Silva_2022.pdf6505067b4f9452bafcc91c3bdfcdf06aMD51123456789/527392023-06-16 20:57:11.55oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52739Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-16T23:57:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
title O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
spellingShingle O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
Silva, Francisco Leilson da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Oralidade
Corpo
Movimento pendular dialógico
Transenunciação
Protótipos
title_short O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
title_full O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
title_fullStr O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
title_full_unstemmed O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
title_sort O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa
author Silva, Francisco Leilson da
author_facet Silva, Francisco Leilson da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5182-8455
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1848287422670755
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1762-5210
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Francisca Elisa de Lima
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Archanjo, Renata
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7591-7137
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2905168821962621
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Leilson da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Oralidade
Corpo
Movimento pendular dialógico
Transenunciação
Protótipos
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Corpo
Movimento pendular dialógico
Transenunciação
Protótipos
description A pesquisa apresentada investiga o processo formativo continuado dos professores da educação básica em relação à oralidade corporificada. Seu cerne é trazer um conjunto de protótipos que requer a relação entre corpo e oralidade no ensino de língua portuguesa na educação básica brasileira. Para a construção do corpus, reúne material de estudo dos seguintes programas: Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar I, Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar II, Pró-letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O estudo busca estabelecer uma perspectiva encarnada da oralidade, após indicializar essa realidade das produções de gêneros discursivos orais nos documentos, contexto que revelou melhorias desde o primeiro programa até o mais recente. Mediante esse cenário, desenvolve alguns conceitos a partir da perspectiva do círculo bakhitiniano sobre enunciado/enunciação, linguagem, perspectiva dialógica, vozes sociais, projeto de dizer e fala como elemento da vivência social. Os indícios teóricos estabelecem interrelações com os conceitos advindos dos Estudos Culturais que servem como efetivação deste trabalho na área da linguagem, assentada na insubordinação da linguística aplicada, em sua constituição de alargar fronteiras para margear discursos outros, assim a metodologia é marcada pelo social, histórico e embates do diálogo. A teoria utilizada cunha o termo Movimento Pendular Dialógico como realidade inspirada no movimento pendular da geografia que aponta para a força do silêncio e da fala; além da Transenunciação, que é o corpo como elemento que compõe a archacia dos gêneros discursivos orais. A realidade corpórea, em seus atos (locucionário-enunciativo, ilocucionário-proposicional e perlocucionário ilocucional), chega ao homem do triuvi-ATO e seus gêneros primários, secundários e terciários. Como resultado de reflexões sobre a oralidade corporificada, o estudo desenvolve seis protótipos que consumam essa perspectiva de um trabalho com a oralidade que amplifica os horizontes da prática docente a partir da completude do sujeito que fala e transenuncia tudo no corpo, com o outro para outros corpos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-16T23:56:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-16T23:56:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Francisco Leilson da. O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa. Orientador: Maria da Penha Casado Alves. 2022. 269f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52739
identifier_str_mv SILVA, Francisco Leilson da. O corpo se fez fala: dialogia, transenunciação e movimento pendular dialógico em protótipos para o ensino da oralidade em língua portuguesa. Orientador: Maria da Penha Casado Alves. 2022. 269f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52739/1/Corposefezfala_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6505067b4f9452bafcc91c3bdfcdf06a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117538998386688