O que nos revelam os serviços e ações do Centro de Atendimento Pedagógico - CAP RN: 2002 a 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Edilayne Christina Souza Cavalcanti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46499
Resumo: O estudo em questão demonstra-se consonante com nossa trajetória profissional e versa sobre nossas inquietações acerca das ações desenvolvidas pelo CAP-RN, para compreendê-las e para revelar suas possíveis contribuições no processo de inclusão escolar dos alunos; assim como por nos constituir em uma professora pesquisadora, reflexiva, dialógica e colaborativa, na busca por alternativas para um ensino e demais ações educativas consoantes com os princípios da Educação Inclusiva, que superem as lacunas da formatação atual da instituição. Inquietações que encontra nesta pesquisa acadêmica de mestrado, a possibilidade de investigar sobre quais foram e como se implementaram as ações e ofertas de serviços do CAP-RN, no que se refere ao processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual, a partir da seguinte problematização: “Quais foram as ações e oferta de serviços implementadas pelo Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual do Rio Grande do Norte que possam ter contribuído para o processo de inclusão escolar de alunos/as com cegueira ou baixa visão ao longo do período de 2002 a 2019?” Para tanto, obtivemos a anuência da SEEC-RN, do PPGED - UFRN e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL-UFRN (CEP-HUOL/UFRN), por meio do CAAE 40439520.0.0000.5292 emitido em 04/02/2021. Para atingirmos a resolução do problema, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, dos tipos: exploratória e descritiva, tendo como objetivo central: analisar a atuação do CAP-RN entre os anos de 2002 a 2019, por intermédio da oferta de serviços e ações docentes adotadas nesse período. (RAMPAZZO, 2002). E objetivos específicos: mapear a oferta de serviços do CAP-RN no período em estudo; e descrever serviços e ações docentes adotados no CAP-RN no período em estudo. Como instrumentos e estratégias de construção de dados empíricos, optamos pelo formato de instrumento do tipo questionário, aplicado via formulário eletrônico. Participaram de nossa pesquisa oito (8) convidados, todos gestores, sendo quatro (4) diretores administrativo-pedagógicos e quatro (4) coordenadores pedagógicos do CAP-RN, no período de 2002 a 2019. Em relação à análise dos dados construídos, optamos pelo princípio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009). A leitura e interpretação dos dados, feitos à luz das concepções que serviram de farol de nossos estudos nas temáticas: Educação Especial, Deficiência Visual, Serviços e Ações no contexto especializado e Inclusão Escolar. A dissertação está organizada em quatro capítulos. Consideramos que a problemática e os objetivos da pesquisa foram atendidos e que visam contribuir com a qualificação, otimização e aprimoramento das práticas desenvolvidas pelo CAP-RN. Ratificamos a validade das ações do CAP-RN no processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, de modo que a oferta dos serviços e ações associadas às suas práticas possam se aperfeiçoar.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46499O estudo em questão demonstra-se consonante com nossa trajetória profissional e versa sobre nossas inquietações acerca das ações desenvolvidas pelo CAP-RN, para compreendê-las e para revelar suas possíveis contribuições no processo de inclusão escolar dos alunos; assim como por nos constituir em uma professora pesquisadora, reflexiva, dialógica e colaborativa, na busca por alternativas para um ensino e demais ações educativas consoantes com os princípios da Educação Inclusiva, que superem as lacunas da formatação atual da instituição. Inquietações que encontra nesta pesquisa acadêmica de mestrado, a possibilidade de investigar sobre quais foram e como se implementaram as ações e ofertas de serviços do CAP-RN, no que se refere ao processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual, a partir da seguinte problematização: “Quais foram as ações e oferta de serviços implementadas pelo Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual do Rio Grande do Norte que possam ter contribuído para o processo de inclusão escolar de alunos/as com cegueira ou baixa visão ao longo do período de 2002 a 2019?” Para tanto, obtivemos a anuência da SEEC-RN, do PPGED - UFRN e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL-UFRN (CEP-HUOL/UFRN), por meio do CAAE 40439520.0.0000.5292 emitido em 04/02/2021. Para atingirmos a resolução do problema, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, dos tipos: exploratória e descritiva, tendo como objetivo central: analisar a atuação do CAP-RN entre os anos de 2002 a 2019, por intermédio da oferta de serviços e ações docentes adotadas nesse período. (RAMPAZZO, 2002). E objetivos específicos: mapear a oferta de serviços do CAP-RN no período em estudo; e descrever serviços e ações docentes adotados no CAP-RN no período em estudo. Como instrumentos e estratégias de construção de dados empíricos, optamos pelo formato de instrumento do tipo questionário, aplicado via formulário eletrônico. Participaram de nossa pesquisa oito (8) convidados, todos gestores, sendo quatro (4) diretores administrativo-pedagógicos e quatro (4) coordenadores pedagógicos do CAP-RN, no período de 2002 a 2019. Em relação à análise dos dados construídos, optamos pelo princípio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009). A leitura e interpretação dos dados, feitos à luz das concepções que serviram de farol de nossos estudos nas temáticas: Educação Especial, Deficiência Visual, Serviços e Ações no contexto especializado e Inclusão Escolar. A dissertação está organizada em quatro capítulos. Consideramos que a problemática e os objetivos da pesquisa foram atendidos e que visam contribuir com a qualificação, otimização e aprimoramento das práticas desenvolvidas pelo CAP-RN. Ratificamos a validade das ações do CAP-RN no processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, de modo que a oferta dos serviços e ações associadas às suas práticas possam se aperfeiçoar.The study in question is consistent with our professional trajectory and deals with our concerns about the actions developed by CAP-RN, to understand them and to reveal their possible contributions in the process of school inclusion of students; as well as for constituting us in a researcher, reflective, dialogic and collaborative teacher, in the search for alternatives for teaching and other educational actions consistent with the principles of Inclusive Education, which overcome the gaps in the current format of the institution. Concerns found in this academic master's research, the possibility of investigating what were and how CAP RN's actions and service offerings were implemented, with regard to the process of school inclusion of students with visual impairment, based on the following problematization: "What were the actions and offer of services implemented by the Pedagogical Support Center to assist visually impaired people in Rio Grande do Norte that may have contributed to the process of school inclusion of students with blindness or low vision throughout the period from 2002 to 2019?” For this, we obtained the consent of the SEEC-RN, PPGED - UFRN and approval of the Research Ethics Committee of HUOL-UFRN (CEPHUOL/UFRN), through CAAE 40439520.0.0000.5292 issued on 02/04/2021. In order to solve the problem, we developed a research with a qualitative approach, of the types: exploratory and descriptive, with the main objective: To analyze the offer of services and teaching actions adopted at CAP-RN, between the years 2002 to 2019 (RAMPAZZO, 2002). And specific objectives: List the offer of CAPRN services in the period under study; and Describe teaching services and actions taken at CAP-RN during the study period. As instruments and strategies for constructing empirical data, we chose the questionnaire-type instrument format, applied via electronic form. Eight (8) guests participated in our research, all managers, four (4) administrative-pedagogical directors and four (4) pedagogical coordinators of CAP-RN, in the period from 2002 to 2019. Regarding the analysis of the constructed data, we opted for Bardin's principle of Content Analysis (2009). The reading and interpretation of data, carried out in the light of the concepts that served as a beacon for our studies in the following themes: Special Education, Visual Impairment, Services and Actions in the Specialized Context and School Inclusion. The dissertation is organized into four chapters. We believe that the problems and objectives of the research were met and that they aim to contribute to the qualification, optimization and improvement of practices developed by CAP-RN. We ratify the validity of CAP-RN's actions in the school inclusion process of students with visual impairment, so that the provision of services and actions associated with their practices can be improved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducação especialDeficiência visualInclusão escolarO que nos revelam os serviços e ações do Centro de Atendimento Pedagógico - CAP RN: 2002 a 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuenosrevelamservicos_Dias_2021.pdfapplication/pdf2469612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46499/1/Quenosrevelamservicos_Dias_2021.pdf825d1cc51d56570e52da55f3dcded0bdMD51123456789/464992022-05-02 12:24:35.975oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46499Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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