O processo de alfabetização de crianças com Deficiência Visual (DV): um estudo em escolas públicas de Erechim/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bianca Frank de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3652
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como ocorre a alfabetização de crianças com deficiência visual, bem como faz um levantamento de como a inclusão ocorre no município de Erechim/RS. Neste sentido, o estudo visa compreender como ocorre o processo de alfabetização de crianças com deficiência visual em escolas públicas do município de Erechim/RS. Para tal, foram delimitados como objetivos específicos: teorizar a respeito das formas de aprendizagem das crianças com deficiência visual; conceituar os métodos de alfabetização de crianças com deficiência visual; fazer um levantamento do processo de alfabetização realizado pelas escolas do município de Erechim que trabalham com crianças com deficiência visual; analisar os pontos positivos e negativos do método aplicado atualmente para alfabetizar crianças com deficiência visual; e compreender se a alfabetização de crianças cegas e com baixa visão está realmente se concretizando nas escolas públicas de Erechim/RS. Para atingir estes objetivos, foi adotada a pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, bem como uma pesquisa bibliográfica sobre as produções existentes a respeito do tema e uma pesquisa documental em legislações brasileiras. Sob este foco, foi construído um Estado do Conhecimento a partir da investigação realizada em três bases de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos da CAPES/MEC e Repositório Digital da UFFS), sendo que a pesquisa nas três bases resultou em um total de cinco trabalhos sobre o assunto. Para dar continuidade, foi realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas com oito professoras da rede regular de ensino e duas professoras especialistas em Educação Especial e Deficiência Visual. Após, foi realizada a transcrição das entrevistas, a análise das respostas das docentes e a construção de Categorias de Sentido. As três categorias estabelecidas foram: a) Erechim/RS, cidade referência em Educação Inclusiva, a qual expõe como aconteceu a inclusão no município de Erechim e toda a trajetória percorrida para alcançar o título de cidade referência em inclusão; b) Educação Inclusiva nas Escolas Municipais de Erechim/RS, que aborda como ocorre a inclusão nas escolas de Erechim/RS; e c) Inclusão na sala de aula: alfabetização de crianças com deficiência visual, que retrata como as professoras da rede municipal realizaram e realizam a alfabetização de crianças com deficiência visual nas escolas municipais. Após, o estudo apresenta Proposições: outros modos de pensar a alfabetização e a inclusão de crianças com DV, que expõe algumas sugestões de como potencializar a alfabetização e a inclusão das crianças com deficiência visual nas escolas de ensino regular. Por fim, é possível concluir que o problema de pesquisa e os objetivos traçados para essa investigação foram alcançados, pois, com os relatos das dez professoras, pode-se compreender como a alfabetização e a inclusão de crianças com DV acontece em uma escola regular. Neste viés, as professoras iniciam a alfabetização a partir do ensino das letras em Braille (feitos em cola relevo e em celas ampliadas) e, posteriormente, ensinam palavras, frases e textos. Depois que a criança já consegue ler e escrever em Braille, as docentes passam a diminuir a cela até que ela fique do tamanho da reglete. Vale ressaltar que a leitura em Braille é um processo complicado, visto que é preciso escrever da direita para a esquerda e ler da esquerda para a direita. Além disso, pode-se notar que ocorre a inclusão das crianças com deficiência nas escolas municipais de Erechim/RS, porém não é integral em todas as escolas do município.
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