Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Alison Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32490
Resumo: Esta pesquisa emergiu como problematização de ações-reflexões-ações que vêm se tecendo ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, como docente da educação básica e do componente curricular Educação Física (EF), diante da incorporação das tecnologias. Para tanto, investigamos de forma mais específica a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenvolvimento do estudo, foi formulada a seguinte tese: a realização de uma intervenção pedagógica, nas aulas de EF no EMI sobre o conteúdo esporte, ancorada em metodologias de ensino e aprendizagem dialógicas, mediadas pela produção de REDs, rompe com os modelos tradicionais de ensino e comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno na Educação Física Escolar (EFE). Foram propostas as seguintes questões de estudo: a) É possível mediar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo esporte nas aulas de EF no EMI pautado na produção de REDs? b) Podemos despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo esporte e aulas de EF no EMI considerando a incorporação das tecnologias? Nesse sentido, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar e discutir um processo de intervenção pedagógica, realizado em aulas de EF no EMI, sobre o conteúdo esporte mediado pela produção de REDs. No que tange a metodologia, o estudo foi caracterizado como qualitativo (CHIZZOTTI, 1995), com caráter descritivo (GIL, 2008). Dentre os tipos de pesquisa qualitativa optamos pela de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). A intervenção pedagógica foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim, no qual fomos professor dos alunos atuantes no estudo. Participaram, ao todo, 124 estudantes do 2º ano do EMI, distribuídos em 4 turmas dos cursos técnicos integrados, sendo 2 delas do curso de Informática e 2 de Mecatrônica. Foram orientados 34 trabalhos em formatos de revistas digitais, infográficos, jogos de quiz, videoaulas, sites, aplicativos e figurinhas para WhatsApp. Esses REDs materializaram discussões pertinentes sobre diversos temas sociais, como desigualdade de gênero, transexualidade, homofobia, racismo, inclusão e deficiências, ciência, tecnologia, inovação e entretenimento. Foi satisfatória a qualidade dos REDs produzidos. No entanto, foi considerado como o maior contributo do estudo o processo de ensino e aprendizagem dialógico e libertador vivenciado. Nesse sentido, o processo pedagógico ancorado na perspectiva dialógica, defendida por Paulo Freire, mostrou-se efetivo, relevante e provocador de aprendizagens significativas. Puderam ser vivenciados elementos importantes como diálogo, interlocução, colaboração, humildade, ensino, aprendizagem, pesquisa, prazer, criatividade, curiosidade, significação, protagonismo e liberdade. Todo o processo e os resultados apresentados validaram e comprovaram a hipótese proposta como tese.
id UFRN_f7d4ca858b45ed9ee06dd6db9b891930
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32490
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Batista, Alison Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3140814720062433Mezzaroba, CristianoAraújo, Allyson Carvalho deOliveira, Marcio Romeu Ribas deDias, Maria AparecidaSilva, Maria Eleni Henrique daSoares, Marta GenuMelo, José Pereira de2021-05-10T22:45:16Z2021-05-10T22:45:16Z2021-02-25BATISTA, Alison Pereira. Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 194f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32490Esta pesquisa emergiu como problematização de ações-reflexões-ações que vêm se tecendo ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, como docente da educação básica e do componente curricular Educação Física (EF), diante da incorporação das tecnologias. Para tanto, investigamos de forma mais específica a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenvolvimento do estudo, foi formulada a seguinte tese: a realização de uma intervenção pedagógica, nas aulas de EF no EMI sobre o conteúdo esporte, ancorada em metodologias de ensino e aprendizagem dialógicas, mediadas pela produção de REDs, rompe com os modelos tradicionais de ensino e comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno na Educação Física Escolar (EFE). Foram propostas as seguintes questões de estudo: a) É possível mediar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo esporte nas aulas de EF no EMI pautado na produção de REDs? b) Podemos despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo esporte e aulas de EF no EMI considerando a incorporação das tecnologias? Nesse sentido, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar e discutir um processo de intervenção pedagógica, realizado em aulas de EF no EMI, sobre o conteúdo esporte mediado pela produção de REDs. No que tange a metodologia, o estudo foi caracterizado como qualitativo (CHIZZOTTI, 1995), com caráter descritivo (GIL, 2008). Dentre os tipos de pesquisa qualitativa optamos pela de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). A intervenção pedagógica foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim, no qual fomos professor dos alunos atuantes no estudo. Participaram, ao todo, 124 estudantes do 2º ano do EMI, distribuídos em 4 turmas dos cursos técnicos integrados, sendo 2 delas do curso de Informática e 2 de Mecatrônica. Foram orientados 34 trabalhos em formatos de revistas digitais, infográficos, jogos de quiz, videoaulas, sites, aplicativos e figurinhas para WhatsApp. Esses REDs materializaram discussões pertinentes sobre diversos temas sociais, como desigualdade de gênero, transexualidade, homofobia, racismo, inclusão e deficiências, ciência, tecnologia, inovação e entretenimento. Foi satisfatória a qualidade dos REDs produzidos. No entanto, foi considerado como o maior contributo do estudo o processo de ensino e aprendizagem dialógico e libertador vivenciado. Nesse sentido, o processo pedagógico ancorado na perspectiva dialógica, defendida por Paulo Freire, mostrou-se efetivo, relevante e provocador de aprendizagens significativas. Puderam ser vivenciados elementos importantes como diálogo, interlocução, colaboração, humildade, ensino, aprendizagem, pesquisa, prazer, criatividade, curiosidade, significação, protagonismo e liberdade. Todo o processo e os resultados apresentados validaram e comprovaram a hipótese proposta como tese.This research has emerged from my questioning as a teacher, on my actionsreflections-actions process throughout our academic and professional path. As a teacher in basic education, I have faced the inclusion of new technologies for the teaching of Physical Education (EF). Therefore, we have investigated, more specifically, the production of Digital Educational Resources (RDEs), in Professional Vocational High School (EMI). We proposed the following thesis: a pedagogical intervention on the Physical Education classes – sports. The intervention is supported on dialogical approaches for teaching and learning and RDE productions. It withdraws from traditional teaching models: communication between teacherstudents and students-students at Physical Education at schools (EFE). We proposed the following questions: a) Is it possible to mediate the teaching and the learning processes on Physical Education classes through the production of RED? b) Can we motivate students on sports contents on Physical Education classes considering the incorporation of technologies? Therefore, we outlined the general objective: analyze and discuss a pedagogical intervention process in Physical Education classes in EMI, about the sports contents mediated through production of REDs. This study is qualitative (CHIZZOTTI, 1995), followed by a descriptive character (GIL, 2008). Among the qualitative types of research, we chose the autoethnography (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). The intervention was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. I taught the students who are subjects of this research. There were 124 students in EMI 2nd year. They were separated into four different classes – two Computing classes and two Mechatronics classes. We supervised 34 different school projects – digital magazines, infographics, quiz, video classes, websites, apps, and WhatsApp stickers. These REDs embodied discussions on several social issues such as gender inequality, transsexuality, homophobia, racism, disability, social inclusion, science, technology, innovation, and entertainment. The quality of the production of REDs was satisfactory. The most important contribution from the school projects was the experience of the dialogical and libertarian teaching and learning process. Thus, the pedagogical process based on the dialogical perspective addressed by Paulo Freire has been proved effective, relevant, and prompting meaningful learning processes. The research could experience important Paulo Freire categories such as dialogue, interlocution, collaboration, humility, teaching, learning, research, leisure, creativity, curiosity, meaning, prominence, and liberty. The entire process and the results have validated and proved our hypothesis proposed as thesis.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducação FísicaEnsino Médio IntegradoRecursos educacionais digitaisEducação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePhysical education and digital educational resources: a pedagogical intervention in professional vocational High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofisicarecursos_Batista_2021.pdfapplication/pdf4135437https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32490/1/Educacaofisicarecursos_Batista_2021.pdfd831232bae90d81a633c761f604e265dMD51123456789/324902021-05-11 16:36:47.598oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32490Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T19:36:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Physical education and digital educational resources: a pedagogical intervention in professional vocational High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte
title Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
spellingShingle Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Batista, Alison Pereira
Educação Física
Ensino Médio Integrado
Recursos educacionais digitais
title_short Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
title_full Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
title_fullStr Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
title_sort Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
author Batista, Alison Pereira
author_facet Batista, Alison Pereira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3140814720062433
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mezzaroba, Cristiano
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Soares, Marta Genu
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Alison Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Médio Integrado
Recursos educacionais digitais
topic Educação Física
Ensino Médio Integrado
Recursos educacionais digitais
description Esta pesquisa emergiu como problematização de ações-reflexões-ações que vêm se tecendo ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, como docente da educação básica e do componente curricular Educação Física (EF), diante da incorporação das tecnologias. Para tanto, investigamos de forma mais específica a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenvolvimento do estudo, foi formulada a seguinte tese: a realização de uma intervenção pedagógica, nas aulas de EF no EMI sobre o conteúdo esporte, ancorada em metodologias de ensino e aprendizagem dialógicas, mediadas pela produção de REDs, rompe com os modelos tradicionais de ensino e comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno na Educação Física Escolar (EFE). Foram propostas as seguintes questões de estudo: a) É possível mediar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo esporte nas aulas de EF no EMI pautado na produção de REDs? b) Podemos despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo esporte e aulas de EF no EMI considerando a incorporação das tecnologias? Nesse sentido, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar e discutir um processo de intervenção pedagógica, realizado em aulas de EF no EMI, sobre o conteúdo esporte mediado pela produção de REDs. No que tange a metodologia, o estudo foi caracterizado como qualitativo (CHIZZOTTI, 1995), com caráter descritivo (GIL, 2008). Dentre os tipos de pesquisa qualitativa optamos pela de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). A intervenção pedagógica foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim, no qual fomos professor dos alunos atuantes no estudo. Participaram, ao todo, 124 estudantes do 2º ano do EMI, distribuídos em 4 turmas dos cursos técnicos integrados, sendo 2 delas do curso de Informática e 2 de Mecatrônica. Foram orientados 34 trabalhos em formatos de revistas digitais, infográficos, jogos de quiz, videoaulas, sites, aplicativos e figurinhas para WhatsApp. Esses REDs materializaram discussões pertinentes sobre diversos temas sociais, como desigualdade de gênero, transexualidade, homofobia, racismo, inclusão e deficiências, ciência, tecnologia, inovação e entretenimento. Foi satisfatória a qualidade dos REDs produzidos. No entanto, foi considerado como o maior contributo do estudo o processo de ensino e aprendizagem dialógico e libertador vivenciado. Nesse sentido, o processo pedagógico ancorado na perspectiva dialógica, defendida por Paulo Freire, mostrou-se efetivo, relevante e provocador de aprendizagens significativas. Puderam ser vivenciados elementos importantes como diálogo, interlocução, colaboração, humildade, ensino, aprendizagem, pesquisa, prazer, criatividade, curiosidade, significação, protagonismo e liberdade. Todo o processo e os resultados apresentados validaram e comprovaram a hipótese proposta como tese.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-10T22:45:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-10T22:45:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Alison Pereira. Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 194f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32490
identifier_str_mv BATISTA, Alison Pereira. Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 194f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32490/1/Educacaofisicarecursos_Batista_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d831232bae90d81a633c761f604e265d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117704547565568