Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39867 |
Resumo: | Analisa as estratégias de marketing, em especial o Marketing cultural na Biblioteca Lygia Targino que pertence ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI/RN), unidade Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta. Tem como objetivo apresentar um perfil qualificado do profissional bibliotecário para aplicação das estratégias de marketing cultural da unidade de informação mais especificamente explicar os principais conceitos sobre o marketing e suas características; demonstrar o marketing cultural, suas técnicas, passos e aplicação; descrever as estratégias de marketing utilizadas na Biblioteca Lygia Targino no período de tempo estipulado; sugerir propostas que possam solucionar os problemas do uso dos serviços das unidades de informação. Tendo como procedimento metodológico o estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino, a qual foi aplicado um questionário para o profissional Bibliotecário responsável pela Unidade e coletado dados estatísticos entre os anos de 2012 á 2015, antes e depois da implementação do marketing por meio da chegada profissional na instituição. Conclui relatando que as ferramentas do marketing são importantes, ampliando a visualização do seu público alvo e de sua instituição mantenedora, além da importância de um perfil profissional para essa prática, sendo uma qualificação pessoal buscada ou explanada particularmente, mas acessível a todos. |
id |
UFRN_fbc3f6075f30441a3e2b7398a95ba2e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39867 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Emily Lima Galdino deNoronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosFarias, Ronnie Anderson NascimentoFelipe, Carla Beatriz MarquesNoronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros2018-08-16T22:21:27Z2021-09-29T11:20:08Z2018-08-16T22:21:27Z2021-09-29T11:20:08Z20182014093041ARAÚJO, Emily Lima Galdino de. Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39867Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaMarketingMarketing culturalEstratégias de marketingBiblioteca especializadaBibliotecárioUtilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnalisa as estratégias de marketing, em especial o Marketing cultural na Biblioteca Lygia Targino que pertence ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI/RN), unidade Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta. Tem como objetivo apresentar um perfil qualificado do profissional bibliotecário para aplicação das estratégias de marketing cultural da unidade de informação mais especificamente explicar os principais conceitos sobre o marketing e suas características; demonstrar o marketing cultural, suas técnicas, passos e aplicação; descrever as estratégias de marketing utilizadas na Biblioteca Lygia Targino no período de tempo estipulado; sugerir propostas que possam solucionar os problemas do uso dos serviços das unidades de informação. Tendo como procedimento metodológico o estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino, a qual foi aplicado um questionário para o profissional Bibliotecário responsável pela Unidade e coletado dados estatísticos entre os anos de 2012 á 2015, antes e depois da implementação do marketing por meio da chegada profissional na instituição. Conclui relatando que as ferramentas do marketing são importantes, ampliando a visualização do seu público alvo e de sua instituição mantenedora, além da importância de um perfil profissional para essa prática, sendo uma qualificação pessoal buscada ou explanada particularmente, mas acessível a todos.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTUtilização de estratégias_Araújo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain95193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39867/1/Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txtbc4c732e8717fd8e4579e7923f739aa7MD51ORIGINALUtilização de estratégias_Araújo_2018.pdfMonografia em Biblioteconomiaapplication/pdf1885558https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39867/2/Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias_Ara%c3%bajo_2018.pdfe52194902d24db06a5d2b752e243c602MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39867/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/398672021-09-29 08:20:08.72oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:20:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
title |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
spellingShingle |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino Araújo, Emily Lima Galdino de Marketing Marketing cultural Estratégias de marketing Biblioteca especializada Bibliotecário |
title_short |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
title_full |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
title_fullStr |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
title_full_unstemmed |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
title_sort |
Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino |
author |
Araújo, Emily Lima Galdino de |
author_facet |
Araújo, Emily Lima Galdino de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Farias, Ronnie Anderson Nascimento |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Felipe, Carla Beatriz Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Emily Lima Galdino de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros |
contributor_str_mv |
Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Marketing Marketing cultural Estratégias de marketing Biblioteca especializada Bibliotecário |
topic |
Marketing Marketing cultural Estratégias de marketing Biblioteca especializada Bibliotecário |
description |
Analisa as estratégias de marketing, em especial o Marketing cultural na Biblioteca Lygia Targino que pertence ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI/RN), unidade Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta. Tem como objetivo apresentar um perfil qualificado do profissional bibliotecário para aplicação das estratégias de marketing cultural da unidade de informação mais especificamente explicar os principais conceitos sobre o marketing e suas características; demonstrar o marketing cultural, suas técnicas, passos e aplicação; descrever as estratégias de marketing utilizadas na Biblioteca Lygia Targino no período de tempo estipulado; sugerir propostas que possam solucionar os problemas do uso dos serviços das unidades de informação. Tendo como procedimento metodológico o estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino, a qual foi aplicado um questionário para o profissional Bibliotecário responsável pela Unidade e coletado dados estatísticos entre os anos de 2012 á 2015, antes e depois da implementação do marketing por meio da chegada profissional na instituição. Conclui relatando que as ferramentas do marketing são importantes, ampliando a visualização do seu público alvo e de sua instituição mantenedora, além da importância de um perfil profissional para essa prática, sendo uma qualificação pessoal buscada ou explanada particularmente, mas acessível a todos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-16T22:21:27Z 2021-09-29T11:20:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-16T22:21:27Z 2021-09-29T11:20:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2014093041 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Emily Lima Galdino de. Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39867 |
identifier_str_mv |
2014093041 ARAÚJO, Emily Lima Galdino de. Utilização de estratégias de marketing cultural: estudo de caso da Biblioteca Lygia Targino. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39867/1/Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias_Ara%c3%bajo_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39867/2/Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias_Ara%c3%bajo_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39867/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc4c732e8717fd8e4579e7923f739aa7 e52194902d24db06a5d2b752e243c602 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117719077683200 |