Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34463
Resumo: O lixo descartado indevidamente nas praias brasileiras é um fato na atualidade. Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou pauta fundamental e as marcas necessitam se posicionar às causas socioambientais, as pesquisas de estudo de estratégias a serem utilizadas por elas no âmbito sustentável são cada vez mais importantes. O presente trabalho visa, por meio de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e através de pesquisa de campo na praia de Ponta Negra, compreender a consciência socioambiental dos frequentadores e comerciantes da praia, a fim de investigar as ações de sustentabilidade por parte das marcas no combate do descarte indevido dos lixos nas praias, apontando a oportunidade de aprimoramento do branding sustentável a partir deste nicho pouco explorado. Para isso, fez-se necessário estudar conceitos de branding e sustentabilidade, assim como os aspectos gerais do local da pesquisa de campo, a praia de Ponta Negra. Ao final, o estudo aponta para a falta de consciência ambiental por parte da população, que se torna uma aliada às oportunidades de ações por parte das marcas.
id UFRN_fc20599269ae1383bdc30a01ae0c31d1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34463
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, MariaCarratore, Luís Roberto2019-12-09T16:03:37Z2021-09-20T12:45:11Z2019-12-09T16:03:37Z2021-09-20T12:45:11Z2019-11-2720160157785ROCHA, Maria Barroso de Lima. Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra. 2019. 54 f. Natal, RN: 2019. Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Departamento de Comunicação.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34463O lixo descartado indevidamente nas praias brasileiras é um fato na atualidade. Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou pauta fundamental e as marcas necessitam se posicionar às causas socioambientais, as pesquisas de estudo de estratégias a serem utilizadas por elas no âmbito sustentável são cada vez mais importantes. O presente trabalho visa, por meio de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e através de pesquisa de campo na praia de Ponta Negra, compreender a consciência socioambiental dos frequentadores e comerciantes da praia, a fim de investigar as ações de sustentabilidade por parte das marcas no combate do descarte indevido dos lixos nas praias, apontando a oportunidade de aprimoramento do branding sustentável a partir deste nicho pouco explorado. Para isso, fez-se necessário estudar conceitos de branding e sustentabilidade, assim como os aspectos gerais do local da pesquisa de campo, a praia de Ponta Negra. Ao final, o estudo aponta para a falta de consciência ambiental por parte da população, que se torna uma aliada às oportunidades de ações por parte das marcas.Rubbish improperly discarded on Brazilian beaches is a fact today. In a world where sustainability has become a fundamental agenda and brands need to position themselves to social and environmental causes, research into the study of strategies to be used by them in the sustainable environment is increasingly important. This research aims, through a descriptive research of qualitative nature and through field research in Ponta Negra beach, to analyze the lack of initiative by local brands to combat the inappropriate disposal of garbage, the opportunity to improve the environment sustainable branding, understanding the awareness of the visitors and street vendors from Ponta Negra beach about this pollution and the responsibility of brands in the generation of the trash. Because of this, it was necessary to study concepts of branding and sustainability, as well as the general aspects of the field research site, Ponta Negra beach. In the end, the study points to the lack of environmental awareness from a part of the population, which becomes an ally to the opportunities for action by brands.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaBrandingSustentabilidadeMarcasLixoPonta NegraAlém de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTMONOGRAFIA - MARIA - FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain97533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34463/1/MONOGRAFIA%20-%20MARIA%20-%20FINAL.pdf.txtf84775e54d29e99c4a65a552e1670428MD51ORIGINALAlemPegadasAreia_Rocha_2019application/pdf2184296https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34463/2/AlemPegadasAreia_Rocha_2019fc3a61060a1d70f53005930c5244961aMD52LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34463/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53123456789/344632023-01-13 16:14:36.821oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T19:14:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
title Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
spellingShingle Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
Rocha, Maria
Branding
Sustentabilidade
Marcas
Lixo
Ponta Negra
title_short Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
title_full Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
title_fullStr Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
title_full_unstemmed Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
title_sort Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra
author Rocha, Maria
author_facet Rocha, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carratore, Luís Roberto
contributor_str_mv Carratore, Luís Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Sustentabilidade
Marcas
Lixo
Ponta Negra
topic Branding
Sustentabilidade
Marcas
Lixo
Ponta Negra
description O lixo descartado indevidamente nas praias brasileiras é um fato na atualidade. Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou pauta fundamental e as marcas necessitam se posicionar às causas socioambientais, as pesquisas de estudo de estratégias a serem utilizadas por elas no âmbito sustentável são cada vez mais importantes. O presente trabalho visa, por meio de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e através de pesquisa de campo na praia de Ponta Negra, compreender a consciência socioambiental dos frequentadores e comerciantes da praia, a fim de investigar as ações de sustentabilidade por parte das marcas no combate do descarte indevido dos lixos nas praias, apontando a oportunidade de aprimoramento do branding sustentável a partir deste nicho pouco explorado. Para isso, fez-se necessário estudar conceitos de branding e sustentabilidade, assim como os aspectos gerais do local da pesquisa de campo, a praia de Ponta Negra. Ao final, o estudo aponta para a falta de consciência ambiental por parte da população, que se torna uma aliada às oportunidades de ações por parte das marcas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-09T16:03:37Z
2021-09-20T12:45:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-09T16:03:37Z
2021-09-20T12:45:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20160157785
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Maria Barroso de Lima. Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra. 2019. 54 f. Natal, RN: 2019. Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Departamento de Comunicação.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34463
identifier_str_mv 20160157785
ROCHA, Maria Barroso de Lima. Além de pegadas na areia: estudo sobre marcas e sustentabilidade na praia de Ponta Negra. 2019. 54 f. Natal, RN: 2019. Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Departamento de Comunicação.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34463/1/MONOGRAFIA%20-%20MARIA%20-%20FINAL.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34463/2/AlemPegadasAreia_Rocha_2019
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34463/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f84775e54d29e99c4a65a552e1670428
fc3a61060a1d70f53005930c5244961a
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117636340842496