Os saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa Escola Pública Municipal de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23243
Resumo: A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional no ensino de Artes/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo desta pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de Educação Infantil pela entrevista da professora, bem como refletir, a partir da observação da sala de aula, como tal ensino é agenciado. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. O campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN e o sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, com crianças entre 3 a 4 anos de idade, e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: Educação Infantil, Artes Visuais e saberes docentes. Caracterizamos o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na Educação Infantil da professora; e analisar os saberes docentes da professora acerca do ensino das Artes Visuais. A carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores em Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte como formação cultural. Sendo assim, o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar à sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e à professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.
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Assim sendo, definimos como objetivo desta pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de Educação Infantil pela entrevista da professora, bem como refletir, a partir da observação da sala de aula, como tal ensino é agenciado. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. O campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN e o sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, com crianças entre 3 a 4 anos de idade, e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: Educação Infantil, Artes Visuais e saberes docentes. Caracterizamos o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na Educação Infantil da professora; e analisar os saberes docentes da professora acerca do ensino das Artes Visuais. A carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores em Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte como formação cultural. Sendo assim, o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar à sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e à professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.This dissertation refers to the research of a professional master's degree in the teaching of Arts / UFRN, dealing with the knowledge of teachers in teaching Visual Arts in Early Childhood Education in a public institution in the city of Natal. Therefore, we define as objective of this research to analyze how Visual Arts teaching occurs in a public institution of Early Childhood Education through the interview of the teacher, as well as reflect, from the observation of the classroom, how such teaching is done. The work is part of the Qualitative Approach of Educational Research, the applied methodology is a case study and has as procedures of data construction semi-structured interview and participatory observation. The empirical field was constituted in a school in the metropolitan region of Natal / RN and the research subject is a teacher who acts as a holder in the level 2 group, with children between 3 and 4 years of age, and has 8 years of teaching practice. From the data analysis, based on the case study methodology, three themes emerged: Infantile Education, Visual Arts and teaching knowledge. We characterized the teaching of Visual Arts in Early Childhood Education based on the concepts explained in the narrative and in the practice of the teacher investigated; To identify the conceptions about Visual Arts in the Infantile Education of the teacher; And to analyze the teaching knowledge of the teacher about the teaching of Visual Arts. The lack of knowledge of the teachers of Early Childhood Education of the public school in the city of Natal about the language of the Visual Arts demonstrates that access, study, research and training in Art is important for them to be aware of its relevance as an area of knowledge. The need for continuing and professional training of teachers in Visual Arts, such as postgraduate and extension courses, focusing on teaching in Arts, is a great stimulus and advancement for teachers and for the improvement of Art classes as cultural training. Thus, the teacher can have theory, knowledge and adapt to their pedagogical practice. It is necessary to have a close look at this work with Visual Arts in Early Childhood Education in schools, to rethink the importance of this language, teacher training, a meaningful practice, valuing creativity, child development and children's potential. The research carried out, together with the authors and the teacher, confirms our understanding that the need for teacher training teachers may be related to the lack of initial and continuing training.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTESArtes visuaisEducação infantilSaberes docentesOs saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa Escola Pública Municipal de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdfDominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdfapplication/pdf1080857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23243/1/DominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf2e90b9f28718d04a662047675137698aMD51TEXTDominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf.txtDominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain197677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23243/4/DominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf.txt24bc23ec4d774b4ade67aaada454d587MD54THUMBNAILDominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf.jpgDominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23243/5/DominiqueCristinaSouzaDeSenaMaranhao_DISSERT.pdf.jpg62e0504efa92837e807be10cb69eb2d8MD55123456789/232432017-11-03 23:43:06.868oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23243Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:43:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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