A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erenilson Canela da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37654
Resumo: O estudo apresentou o problema com o objetivo de analisar a hospitalidade como vantagem no atendimento no interior do empreendimento hoteleiro analisando a percepção dos hoteleiros em Natal/RN em hotel com padrão cinco estrelas e categoria superluxo. Investigou-se a percepção dos colaboradores e envolvidos no contato direto com o hóspede no interior do hotel e distribuídos nos diversos espaços do estabelecimento hoteleiro. A teoria baseou-se em refletir sobre a filosofia, acolhimento e o domínio comercial da hospitalidade, sendo relevantes os conceitos existentes por especialistas na área do turismo e hospitalidade. Assim, Utilizou-se metodologia quanti-qualitativa, com aplicação de 100 questionários aos colaboradores do hotel escolhido, no período de setembro e outubro deste ano, para saber como entendem a hospitalidade que praticam e compreendem os espaços onde se espera mais a hospitalidade e se este assunto pode coexistir com o comércio. Os resultados da pesquisa indicaram que o colaborador entende a hospitalidade como condição inata e que todos os setores do hotel devem primar pela hospitalidade, não somente direcionada aos hóspedes/clientes, mas todos os envolvidos na cena hospitaleira. Ainda foi compreendido que os estabelecimentos de hospedagem são sinônimos de hospitalidade sendo esta uma ferramenta meio dos relacionamentos comerciais e que pode ser desenvolvida tecnicamente para fins profissionais. Que não há formalismos estando à hospitalidade arregimentada pelas chamadas “leis não escritas”, possível de ser oferecida em situações adversas. A revisão bibliográfica explicou como entendê-la a partir da vertente filosófica e como diferencia-la em seus domínios, principalmente o comercial, considerando o colaborador eixo das relações hospitaleiras no ambiente de hospedagem.
id UFRN_fd66f43993f988d682dd0393c45fad5d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37654
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Erenilson Canela daVieira, Juliana2013-10-23T14:17:41Z2021-09-22T13:57:27Z2013-10-23T14:17:41Z2021-09-22T13:57:27Z2012SILVA, Erenilson Canela da. A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37654O estudo apresentou o problema com o objetivo de analisar a hospitalidade como vantagem no atendimento no interior do empreendimento hoteleiro analisando a percepção dos hoteleiros em Natal/RN em hotel com padrão cinco estrelas e categoria superluxo. Investigou-se a percepção dos colaboradores e envolvidos no contato direto com o hóspede no interior do hotel e distribuídos nos diversos espaços do estabelecimento hoteleiro. A teoria baseou-se em refletir sobre a filosofia, acolhimento e o domínio comercial da hospitalidade, sendo relevantes os conceitos existentes por especialistas na área do turismo e hospitalidade. Assim, Utilizou-se metodologia quanti-qualitativa, com aplicação de 100 questionários aos colaboradores do hotel escolhido, no período de setembro e outubro deste ano, para saber como entendem a hospitalidade que praticam e compreendem os espaços onde se espera mais a hospitalidade e se este assunto pode coexistir com o comércio. Os resultados da pesquisa indicaram que o colaborador entende a hospitalidade como condição inata e que todos os setores do hotel devem primar pela hospitalidade, não somente direcionada aos hóspedes/clientes, mas todos os envolvidos na cena hospitaleira. Ainda foi compreendido que os estabelecimentos de hospedagem são sinônimos de hospitalidade sendo esta uma ferramenta meio dos relacionamentos comerciais e que pode ser desenvolvida tecnicamente para fins profissionais. Que não há formalismos estando à hospitalidade arregimentada pelas chamadas “leis não escritas”, possível de ser oferecida em situações adversas. A revisão bibliográfica explicou como entendê-la a partir da vertente filosófica e como diferencia-la em seus domínios, principalmente o comercial, considerando o colaborador eixo das relações hospitaleiras no ambiente de hospedagem.porTurismoVantagem CompetitivaHospitalidadeMeios de hospedagemA hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTErenilsonCS_Monografiass.pdf.txtExtracted texttext/plain174118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/1/ErenilsonCS_Monografiass.pdf.txt16b85313e2645afcb114b7f7d718632dMD51HospitalidadeComoVantagem_Silva_2012.txtExtracted texttext/plain174118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/2/HospitalidadeComoVantagem_Silva_2012.txt16b85313e2645afcb114b7f7d718632dMD52ORIGINALHospitalidadeComoVantagem_Silva_2012application/octet-stream716885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/3/HospitalidadeComoVantagem_Silva_20122d63ecf1721524eb4ba7d9974ea7a816MD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/376542021-09-22 10:57:27.883oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:57:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
title A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
spellingShingle A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
Silva, Erenilson Canela da
Vantagem Competitiva
Hospitalidade
Meios de hospedagem
title_short A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
title_full A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
title_fullStr A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
title_full_unstemmed A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
title_sort A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem
author Silva, Erenilson Canela da
author_facet Silva, Erenilson Canela da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erenilson Canela da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Juliana
contributor_str_mv Vieira, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Vantagem Competitiva
Hospitalidade
Meios de hospedagem
topic Vantagem Competitiva
Hospitalidade
Meios de hospedagem
description O estudo apresentou o problema com o objetivo de analisar a hospitalidade como vantagem no atendimento no interior do empreendimento hoteleiro analisando a percepção dos hoteleiros em Natal/RN em hotel com padrão cinco estrelas e categoria superluxo. Investigou-se a percepção dos colaboradores e envolvidos no contato direto com o hóspede no interior do hotel e distribuídos nos diversos espaços do estabelecimento hoteleiro. A teoria baseou-se em refletir sobre a filosofia, acolhimento e o domínio comercial da hospitalidade, sendo relevantes os conceitos existentes por especialistas na área do turismo e hospitalidade. Assim, Utilizou-se metodologia quanti-qualitativa, com aplicação de 100 questionários aos colaboradores do hotel escolhido, no período de setembro e outubro deste ano, para saber como entendem a hospitalidade que praticam e compreendem os espaços onde se espera mais a hospitalidade e se este assunto pode coexistir com o comércio. Os resultados da pesquisa indicaram que o colaborador entende a hospitalidade como condição inata e que todos os setores do hotel devem primar pela hospitalidade, não somente direcionada aos hóspedes/clientes, mas todos os envolvidos na cena hospitaleira. Ainda foi compreendido que os estabelecimentos de hospedagem são sinônimos de hospitalidade sendo esta uma ferramenta meio dos relacionamentos comerciais e que pode ser desenvolvida tecnicamente para fins profissionais. Que não há formalismos estando à hospitalidade arregimentada pelas chamadas “leis não escritas”, possível de ser oferecida em situações adversas. A revisão bibliográfica explicou como entendê-la a partir da vertente filosófica e como diferencia-la em seus domínios, principalmente o comercial, considerando o colaborador eixo das relações hospitaleiras no ambiente de hospedagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-23T14:17:41Z
2021-09-22T13:57:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-23T14:17:41Z
2021-09-22T13:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Erenilson Canela da. A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37654
identifier_str_mv SILVA, Erenilson Canela da. A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/1/ErenilsonCS_Monografiass.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/2/HospitalidadeComoVantagem_Silva_2012.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/3/HospitalidadeComoVantagem_Silva_2012
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37654/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 16b85313e2645afcb114b7f7d718632d
16b85313e2645afcb114b7f7d718632d
2d63ecf1721524eb4ba7d9974ea7a816
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832884773552128