O Profissional da Informação e o Marketing Multinível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39866 |
Resumo: | A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT e seus múltiplos e submúltiplos, fato este considerado propulsor da segunda revolução científica da produção intelectual humana, comparando-a com a descoberta do átomo. Destaca a importância e a responsabilidade dos profissionais da informação, os bibliotecários, nesse contexto da era da informação e do conhecimento. O objetivo principal é analisar como o marketing multinível pode auxiliar no alargamento do campo de atuação do profissional da informação. Dentro desse enfoque, traça um panorama sobre marketing, sua origem, conceito e aplicação, tomando como parâmetro as competências informacionais exigidas no marketing bibliotecário, bem como sua conceituação e análises de aplicações. Identifica as práticas do endomarketing nas unidades de informação, confrontando-as com os campos de atuação do profissional bibliotecário. Investiga as práticas do marketing multinível, apontando-o como ampliação do campo de atuação do profissional bibliotecário e, com isso, indicar a quebra de paradigma referente ao perfil ocupacional desses profissionais. Desse modo, discute a utilização das redes sociais como espaço para a aplicação do marketing multinível pelos bibliotecários, atuando na gestão informacional em redes de distribuição independentes na venda direta de produtos e serviços através do network marketing. Conclui com a afirmação de que há uma grande demanda por profissionais de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive os profissionais da informação, para operar em empresas que adotam a filosofia e as técnicas do marketing multinível na distribuição interativa de seus produtos e serviços. |
id |
UFRN_fda11c79da9b3a30b24baae24e6828b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39866 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Francisco Gomes deAraújo, Claudialyne da Silva2014-04-24T13:36:33Z2021-09-29T11:20:04Z2014-04-24T13:36:33Z2021-09-29T11:20:04Z2013https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39866A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT e seus múltiplos e submúltiplos, fato este considerado propulsor da segunda revolução científica da produção intelectual humana, comparando-a com a descoberta do átomo. Destaca a importância e a responsabilidade dos profissionais da informação, os bibliotecários, nesse contexto da era da informação e do conhecimento. O objetivo principal é analisar como o marketing multinível pode auxiliar no alargamento do campo de atuação do profissional da informação. Dentro desse enfoque, traça um panorama sobre marketing, sua origem, conceito e aplicação, tomando como parâmetro as competências informacionais exigidas no marketing bibliotecário, bem como sua conceituação e análises de aplicações. Identifica as práticas do endomarketing nas unidades de informação, confrontando-as com os campos de atuação do profissional bibliotecário. Investiga as práticas do marketing multinível, apontando-o como ampliação do campo de atuação do profissional bibliotecário e, com isso, indicar a quebra de paradigma referente ao perfil ocupacional desses profissionais. Desse modo, discute a utilização das redes sociais como espaço para a aplicação do marketing multinível pelos bibliotecários, atuando na gestão informacional em redes de distribuição independentes na venda direta de produtos e serviços através do network marketing. Conclui com a afirmação de que há uma grande demanda por profissionais de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive os profissionais da informação, para operar em empresas que adotam a filosofia e as técnicas do marketing multinível na distribuição interativa de seus produtos e serviços.porBiblioteconomiaMarketingMarketing MultinívelProfissionais da InformaçãoInformação e ConhecimentoO Profissional da Informação e o Marketing Multinívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFranciscoGO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain155927https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/1/FranciscoGO_Monografia.pdf.txt3af7c312fb4a998f91177c8ba7132102MD51ProfissionalDaInformacao_Oliveira_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain155927https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/2/ProfissionalDaInformacao_Oliveira_2013.pdf.txt3af7c312fb4a998f91177c8ba7132102MD52ORIGINALProfissionalDaInformacao_Oliveira_2013.pdfapplication/pdf742468https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/3/ProfissionalDaInformacao_Oliveira_2013.pdf35628a8325c713d0ee8578ad784f96b9MD53LICENSElicense.txttext/plain657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/4/license.txtead69f253390800e11f8880ff96b02bfMD54123456789/398662021-09-29 08:20:04.884oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:20:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
spellingShingle |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível Oliveira, Francisco Gomes de Marketing Marketing Multinível Profissionais da Informação Informação e Conhecimento Biblioteconomia |
title_short |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_full |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_fullStr |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_full_unstemmed |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
title_sort |
O Profissional da Informação e o Marketing Multinível |
author |
Oliveira, Francisco Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Francisco Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Claudialyne da Silva |
contributor_str_mv |
Araújo, Claudialyne da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing Multinível Profissionais da Informação Informação e Conhecimento |
topic |
Marketing Marketing Multinível Profissionais da Informação Informação e Conhecimento Biblioteconomia |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
description |
A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT e seus múltiplos e submúltiplos, fato este considerado propulsor da segunda revolução científica da produção intelectual humana, comparando-a com a descoberta do átomo. Destaca a importância e a responsabilidade dos profissionais da informação, os bibliotecários, nesse contexto da era da informação e do conhecimento. O objetivo principal é analisar como o marketing multinível pode auxiliar no alargamento do campo de atuação do profissional da informação. Dentro desse enfoque, traça um panorama sobre marketing, sua origem, conceito e aplicação, tomando como parâmetro as competências informacionais exigidas no marketing bibliotecário, bem como sua conceituação e análises de aplicações. Identifica as práticas do endomarketing nas unidades de informação, confrontando-as com os campos de atuação do profissional bibliotecário. Investiga as práticas do marketing multinível, apontando-o como ampliação do campo de atuação do profissional bibliotecário e, com isso, indicar a quebra de paradigma referente ao perfil ocupacional desses profissionais. Desse modo, discute a utilização das redes sociais como espaço para a aplicação do marketing multinível pelos bibliotecários, atuando na gestão informacional em redes de distribuição independentes na venda direta de produtos e serviços através do network marketing. Conclui com a afirmação de que há uma grande demanda por profissionais de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive os profissionais da informação, para operar em empresas que adotam a filosofia e as técnicas do marketing multinível na distribuição interativa de seus produtos e serviços. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-24T13:36:33Z 2021-09-29T11:20:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-24T13:36:33Z 2021-09-29T11:20:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39866 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/1/FranciscoGO_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/2/ProfissionalDaInformacao_Oliveira_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/3/ProfissionalDaInformacao_Oliveira_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39866/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3af7c312fb4a998f91177c8ba7132102 3af7c312fb4a998f91177c8ba7132102 35628a8325c713d0ee8578ad784f96b9 ead69f253390800e11f8880ff96b02bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832636982460416 |