Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254 |
Resumo: | Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores. |
id |
UFRN_fe4c0e7bfa032286f29b77aa20be1edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28254 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Maria da GuiaWalter, Catia Crivelenti de FigueiredoFonseca, Gessica FabielyNunes, Leila Regina D'Oliveira de PaulaMartins, Lucia de Araújo RamosNunes, Débora Regina de Paula2020-01-15T21:54:04Z2020-01-15T21:54:04Z2019-08-22SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores.Result of studies conducted in the context of early childhood education reveal limitations in academic and functional development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Among factors that justify these data is precarious teacher preparation. Gaps of this nature justify teachers' feelings of unpreparedness to meet the demands of these students. The objective of the present study was to evaluate the effectiveness of a collaborative educational intervention proposal in the schooling of a child with ASD, regularly enrolled in a kindergarten class of a public school in the city of Tenente Laurentino Cruz/RN. In addition to the teacher and the student, a caregiver and a Special Education consultant participated in the research. A single-subject quasi experimental research design was used to evaluate the effects of the training program on the teacher's mediating behavior. Additionally, the effects of teacher mediation on student academic and functional performance were then evaluated. Increase in teacher mediation and qualitative changes in student performance were registered after the implementation of the program. The educational success or failure of children with ASD is conditioned to planning/organizing teaching strategies, adapting resources in the schools, as well as promoting teacher continuous education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoEducação InfantilPráticas pedagógicasConsultoria colaborativaInclusãoAutismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txtAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain251823https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/2/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txt3d2680066136e955ccec00714ab13cefMD52THUMBNAILAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpgAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/3/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpg2110bc4196148af9cf8ea2b7b9a91c15MD53ORIGINALAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdfapplication/pdf2317162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/1/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf3ec299ca51102a5681c88d3a04e468d9MD51123456789/282542020-01-19 04:50:18.85oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28254Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
title |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
spellingShingle |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores Souza, Maria da Guia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Educação Infantil Práticas pedagógicas Consultoria colaborativa Inclusão |
title_short |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
title_full |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
title_fullStr |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
title_full_unstemmed |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
title_sort |
Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores |
author |
Souza, Maria da Guia |
author_facet |
Souza, Maria da Guia |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nunes, Leila Regina D'Oliveira de Paula |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Martins, Lucia de Araújo Ramos |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria da Guia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
contributor_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Educação Infantil Práticas pedagógicas Consultoria colaborativa Inclusão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação Infantil Práticas pedagógicas Consultoria colaborativa Inclusão |
description |
Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-15T21:54:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-15T21:54:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/2/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/3/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/1/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d2680066136e955ccec00714ab13cef 2110bc4196148af9cf8ea2b7b9a91c15 3ec299ca51102a5681c88d3a04e468d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832716527435776 |