Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria da Guia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254
Resumo: Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores.
id UFRN_fe4c0e7bfa032286f29b77aa20be1edc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28254
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Maria da GuiaWalter, Catia Crivelenti de FigueiredoFonseca, Gessica FabielyNunes, Leila Regina D'Oliveira de PaulaMartins, Lucia de Araújo RamosNunes, Débora Regina de Paula2020-01-15T21:54:04Z2020-01-15T21:54:04Z2019-08-22SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores.Result of studies conducted in the context of early childhood education reveal limitations in academic and functional development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Among factors that justify these data is precarious teacher preparation. Gaps of this nature justify teachers' feelings of unpreparedness to meet the demands of these students. The objective of the present study was to evaluate the effectiveness of a collaborative educational intervention proposal in the schooling of a child with ASD, regularly enrolled in a kindergarten class of a public school in the city of Tenente Laurentino Cruz/RN. In addition to the teacher and the student, a caregiver and a Special Education consultant participated in the research. A single-subject quasi experimental research design was used to evaluate the effects of the training program on the teacher's mediating behavior. Additionally, the effects of teacher mediation on student academic and functional performance were then evaluated. Increase in teacher mediation and qualitative changes in student performance were registered after the implementation of the program. The educational success or failure of children with ASD is conditioned to planning/organizing teaching strategies, adapting resources in the schools, as well as promoting teacher continuous education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoEducação InfantilPráticas pedagógicasConsultoria colaborativaInclusãoAutismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txtAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain251823https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/2/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txt3d2680066136e955ccec00714ab13cefMD52THUMBNAILAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpgAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/3/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpg2110bc4196148af9cf8ea2b7b9a91c15MD53ORIGINALAutismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdfapplication/pdf2317162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/1/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf3ec299ca51102a5681c88d3a04e468d9MD51123456789/282542020-01-19 04:50:18.85oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28254Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
spellingShingle Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
Souza, Maria da Guia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Autismo
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Consultoria colaborativa
Inclusão
title_short Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_full Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_fullStr Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_full_unstemmed Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
title_sort Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores
author Souza, Maria da Guia
author_facet Souza, Maria da Guia
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nunes, Leila Regina D'Oliveira de Paula
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Martins, Lucia de Araújo Ramos
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria da Guia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
contributor_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Autismo
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Consultoria colaborativa
Inclusão
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Consultoria colaborativa
Inclusão
description Resultados de estudos conduzidos no contexto da Educação Infantil (EI) revelam limitações no desenvolvimento acadêmico e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que justificam esses dados está a precária formação dos professores. Lacunas dessa natureza justificam os sentimentos de despreparo dos docentes para atender às demandas desse alunado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma proposta pedagógica de intervenção escolar, de cunho colaborativo, na escolarização de uma criança com TEA, regularmente matriculada no Ensino Infantil na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN. Além da professora e do educando, participaram da pesquisa uma cuidadora e uma consultora de Educação Especial. Um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeito foi utilizado para mensurar os efeitos do programa de capacitação no comportamento mediador do professor. Em seguida, foram avaliados os efeitos da mediação docente no desempenho acadêmico e funcional do aluno. O aumento na frequência de comportamentos mediadores da docente e as mudanças qualitativas no desempenho do aluno foram registrados após o programa de capacitação. Conclui-se que o sucesso ou fracasso da escolarização da criança com TEA estão condicionados ao planejamento/organização de estratégias de ensino, às adequações realizadas na escola, bem como à formação continuada de professores.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T21:54:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-15T21:54:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254
identifier_str_mv SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/2/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/3/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28254/1/Autismoinclusaoeducacao_Souza_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d2680066136e955ccec00714ab13cef
2110bc4196148af9cf8ea2b7b9a91c15
3ec299ca51102a5681c88d3a04e468d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832716527435776