Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1923 |
Resumo: | O mercado de software sofre constantes mudanças e novas tecnologias são desenvolvidas com frequência, o que estimula a concorrência entre as empresas de software. Este ambiente traz um notável índice de falhas e incertezas que podem levar ao fracasso. Diante do exposto, destaca-se a relevância de uma gestão de que considera a importância da gestão das incertezas,que podem afetar diretamente o sucesso do projeto. O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem de gestão das incertezas gamificada,de modo a motivar o uso da gestão de incertezas de forma contínua e,assim,aumentaras vantagens competitivas das organizações.A gamificação é a aplicação de elementos de jogos em processos no mundo real, tentando alcançar objetivos específicos de negócio, por meio da modificação do comportamento das pessoas.Sendo assim, por meio da revisão da literatura, buscou-se identificar práticas, técnicas e estratégias de suporte à gestão das incertezas. Em seguida,foi elaborado um frame work de gamificação,sendo mapeando em cada orientação do framework, as práticas, técnicas e estratégias de gestão de incertezas que podem ser exploradas. Por fim,foi proposta a abordagem de gestão de incertezas gamificada. Desta forma, espera-se incentivar o uso continuo da gestão de incertezas nas organizações com o uso da gamificação. |
id |
UFRPE_0026abe88dea405a3f4a4c885e57757b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1923 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de softwareAdministraçãoGamificaçãoSoftware –DesenvolvimentoO mercado de software sofre constantes mudanças e novas tecnologias são desenvolvidas com frequência, o que estimula a concorrência entre as empresas de software. Este ambiente traz um notável índice de falhas e incertezas que podem levar ao fracasso. Diante do exposto, destaca-se a relevância de uma gestão de que considera a importância da gestão das incertezas,que podem afetar diretamente o sucesso do projeto. O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem de gestão das incertezas gamificada,de modo a motivar o uso da gestão de incertezas de forma contínua e,assim,aumentaras vantagens competitivas das organizações.A gamificação é a aplicação de elementos de jogos em processos no mundo real, tentando alcançar objetivos específicos de negócio, por meio da modificação do comportamento das pessoas.Sendo assim, por meio da revisão da literatura, buscou-se identificar práticas, técnicas e estratégias de suporte à gestão das incertezas. Em seguida,foi elaborado um frame work de gamificação,sendo mapeando em cada orientação do framework, as práticas, técnicas e estratégias de gestão de incertezas que podem ser exploradas. Por fim,foi proposta a abordagem de gestão de incertezas gamificada. Desta forma, espera-se incentivar o uso continuo da gestão de incertezas nas organizações com o uso da gamificação.The software market undergoes constant changes and new technologies are developed frequently, which stimulates competition between software companies. This environment brings a remarkable number of failures and uncertainties that can lead to failure. Based on the above considerations, it is important to highlight the relevance of a management that considers the importance of uncertainty management, which can directly affect the success of the project. The objective of this work is to propose a management approach to gamification uncertainties, in order to motivate the use of uncertainty management on an ongoing basis and thus increase the competitive advantages of organizations. Gamification is the application of game elements to processes in the real world, trying to achieve specific business goals by modifying people's behavior. Therefore, through the literature review, we sought to identify practices, techniques and strategies to support the management of uncertainties. Next, a gamification framework was elaborated, mapping the practices, techniques and uncertainty management strategies that can be explored in each orientation of the framework.Finally, the gamification uncertainty management approach was proposed. In this way, it is hoped to encourage the continuous use of the management of uncertainties in the organizations with the use of gamificationBrasilMarinho, Marcelo Luiz Monteirohttp://lattes.cnpq.br/5077077457690723http://lattes.cnpq.br/3362360567612060Duarte, Thiago Augusto Costa2020-02-05T12:38:19Z2020-02-05T12:38:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfDUARTE, Thiago Augusto Costa. Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1923porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-02-05T12:38:29Zoai:dspace:123456789/1923Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-02-05T12:38:29Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
title |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
spellingShingle |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software Duarte, Thiago Augusto Costa Administração Gamificação Software –Desenvolvimento |
title_short |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
title_full |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
title_fullStr |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
title_full_unstemmed |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
title_sort |
Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software |
author |
Duarte, Thiago Augusto Costa |
author_facet |
Duarte, Thiago Augusto Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marinho, Marcelo Luiz Monteiro http://lattes.cnpq.br/5077077457690723 http://lattes.cnpq.br/3362360567612060 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Thiago Augusto Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Gamificação Software –Desenvolvimento |
topic |
Administração Gamificação Software –Desenvolvimento |
description |
O mercado de software sofre constantes mudanças e novas tecnologias são desenvolvidas com frequência, o que estimula a concorrência entre as empresas de software. Este ambiente traz um notável índice de falhas e incertezas que podem levar ao fracasso. Diante do exposto, destaca-se a relevância de uma gestão de que considera a importância da gestão das incertezas,que podem afetar diretamente o sucesso do projeto. O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem de gestão das incertezas gamificada,de modo a motivar o uso da gestão de incertezas de forma contínua e,assim,aumentaras vantagens competitivas das organizações.A gamificação é a aplicação de elementos de jogos em processos no mundo real, tentando alcançar objetivos específicos de negócio, por meio da modificação do comportamento das pessoas.Sendo assim, por meio da revisão da literatura, buscou-se identificar práticas, técnicas e estratégias de suporte à gestão das incertezas. Em seguida,foi elaborado um frame work de gamificação,sendo mapeando em cada orientação do framework, as práticas, técnicas e estratégias de gestão de incertezas que podem ser exploradas. Por fim,foi proposta a abordagem de gestão de incertezas gamificada. Desta forma, espera-se incentivar o uso continuo da gestão de incertezas nas organizações com o uso da gamificação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-02-05T12:38:19Z 2020-02-05T12:38:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, Thiago Augusto Costa. Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1923 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Thiago Augusto Costa. Gamificação aplicada na gestão de incertezas em projetos de software. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277154816425984 |