Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro Alves Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19791
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
id UNB-2_560d411e2c71062ac4ac4ec514c154e9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19791
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Leandro Alves FerreiraFreitas, Sérgio Antônio Andrade deSANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19791Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.O uso de softwares tem crescido à medida que há popularização dos computadores. Têm surgido, tanto na academia quanto no mercado, soluções tecnológicas para diversas áreas, entre elas a educação. Por outro lado, o ensino e aprendizado em sala de aula continua sofrendo com problemas educacionais clássicos, como falta de motivação de alunos e professores e carência de objetivos educacionais claros. E, apesar de softwares auxiliarem o aprendizado de diversas disciplinas e idades, o público infantil, em especial quanto à matemática, tem sido pouco contemplado com os benefícios que soluções tecnológicas podem trazer. Por isso, o uso de abordagens pedagógicas, como Taxanomia de Bloom e Avaliação Formativa, juntamente com técnicas de gamificação, como o Octalysis, podem ser utilizados para desenvolver uma solução tecnológica que contemple este público. O presente trabalho tem por objetivo projetar e desenvolver um software para auxiliar o ensino e aprendizado de matemática para crianças em sala de aula. Entre os resultados obtidos, estão estão o projeto de gamificação no Octalysis, os tipos de questões e abordagem pedagógica a serem usadas, além do próprio software em funcionamento.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-29T13:15:22Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf: 3896296 bytes, checksum: b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-04-02T13:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf: 3896296 bytes, checksum: b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-02T13:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf: 3896296 bytes, checksum: b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 (MD5)The usage of software has grown as computers become popular. There have emerged, both in academia and in the market, technological solutions for several areas, among them education. On the other hand, classroom teaching and learning continues to suffer from classical educational problems such as lack of student and teacher motivation and lack of clear educational goals. And although software supports learning across a range of disciplines and ages, children’s audiences, especially in mathematics, have been little contemplated with the benefits that technological solutions can bring. Therefore, the use of pedagogical approaches, such as Bloom’s Taxonomy and Formative Assessments, together with gamification techniques, such as Octalysis, can be used to develop a technological solution that contemplates this public. The present work aims to design and develop software to assist the teaching and learning of mathematics for children in the classroom. Among the results obtained are the design of gamification in Octalysis, the types of questions and pedagogical approach to be used, besides the software itself in operation.Engenharia de softwareSoftware - desenvolvimentoGamificaçãoSoftware gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-02T13:46:57Z2018-04-02T13:46:57Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdfapplication/pdf3896296http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/1/2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdfb0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/197912018-04-02 10:46:57.773oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-02T13:46:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
title Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
spellingShingle Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
Santos, Leandro Alves Ferreira
Engenharia de software
Software - desenvolvimento
Gamificação
title_short Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
title_full Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
title_fullStr Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
title_full_unstemmed Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
title_sort Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
author Santos, Leandro Alves Ferreira
author_facet Santos, Leandro Alves Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leandro Alves Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
contributor_str_mv Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de software
Software - desenvolvimento
Gamificação
topic Engenharia de software
Software - desenvolvimento
Gamificação
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-02T13:46:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-02T13:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19791
identifier_str_mv SANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/1/2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493059204022272