Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Gustavo Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280
Resumo: Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.
id UFRPE_047b1521a9c58dccd4b2581ffd0097ed
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4280
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.Educação integralComunidade e escolaDesenvolvimento localEste trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.This research work sought to investigate the perceptions of teachers of a municipal school in the Comportas neighborhood in Jaboatão dos Guararapes-PE, which offers Comprehensive Education, About the impacts that this causes on the local development of their community. This being the general objective. To this end, a qualitative research was carried out, using the Case Study as a methodology and as an instrument for the collection of semi-structured highlighted data with some teachers who work on the projects that the school offers to students and the community. The data were trained to highlight the different impacts that the school has in its community; characterize how this relationship happens and discuss how Integral Education, both as a policy and as a concept of education, can affect these issues. The differences also revealed different perspectives of the teachers about the social character of the school and and the concept of Integral Education.BrasilPortela Júnior, Aristeuhttp://lattes.cnpq.br/7926337290964360http://lattes.cnpq.br/2261345425063739Guerra, Gustavo Oliveira2023-03-30T20:40:32Z2023-03-30T20:40:32Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfGuerra, Gustavo Oliveira. Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280porAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-30T20:40:52Zoai:dspace:123456789/4280Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-30T20:40:52Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
title Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
spellingShingle Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
Guerra, Gustavo Oliveira
Educação integral
Comunidade e escola
Desenvolvimento local
title_short Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_full Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_fullStr Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_full_unstemmed Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_sort Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
author Guerra, Gustavo Oliveira
author_facet Guerra, Gustavo Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela Júnior, Aristeu
http://lattes.cnpq.br/7926337290964360
http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Gustavo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Comunidade e escola
Desenvolvimento local
topic Educação integral
Comunidade e escola
Desenvolvimento local
description Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23
2023-03-30T20:40:32Z
2023-03-30T20:40:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Guerra, Gustavo Oliveira. Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280
identifier_str_mv Guerra, Gustavo Oliveira. Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277172605517824