Práticas de leitura com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marillia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1836
Resumo: É de conhecimento que o envolvimento em práticas de leitura traz contribuições para o indivíduo leitor, contribuições em diferentes aspectos como no desenvolvimento do letramento, na aquisição da linguagem, na apropriação cultural, na ampliação da capacidade crítica e das visões de mundo, além das contribuições na constituição de sujeitos ativos na sociedade. Portanto, é de suma importância que tais práticas sejam vivenciadas desde a Educação Infantil, especificamente com as crianças das creches, as quais, mesmo que pequenas, são capazes de se envolver em práticas leitoras, de desfrutar e de adquirir conhecimento através das leituras. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica em uma creche municipal do Recife, a fim de verificar a presença ou não de atividades de leitura com crianças de 1 a 3 anos. Para fundamentar o trabalho, o referencial teórico apresenta discussões sobre a história e as políticas públicas da educação infantil, sobre as concepções de leitura e as práticas de leitura em creches, bem como discussões sobre os estabelecimentos de documentos oficiais para a realização de práticas de leitura em creches. Como metodologia assumiu-se a natureza qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso no grupo 2 em um CEMEI do Recife. A coleta de dados se deu por meio de observações e entrevista com a professora do grupo 2. Os resultados apontaram que as atividades de leitura são frequentes no grupo 2, mostraram também que a professora da turma compreende a importância da realização de tais práticas com essas crianças, bem como revelou que as crianças têm interesse pela leitura e em participar de atividades de leitura coletiva e individual. Este trabalho possibilitou-nos perceber a realização de diferentes atividades leitoras no grupo pesquisado, atividades significativas, com finalidade na leitura, no prazer de ler, atividades que consideram a autonomia das crianças, para a constituição de leitores ativos, que atribuem significado ao que leem.
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Para fundamentar o trabalho, o referencial teórico apresenta discussões sobre a história e as políticas públicas da educação infantil, sobre as concepções de leitura e as práticas de leitura em creches, bem como discussões sobre os estabelecimentos de documentos oficiais para a realização de práticas de leitura em creches. Como metodologia assumiu-se a natureza qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso no grupo 2 em um CEMEI do Recife. A coleta de dados se deu por meio de observações e entrevista com a professora do grupo 2. Os resultados apontaram que as atividades de leitura são frequentes no grupo 2, mostraram também que a professora da turma compreende a importância da realização de tais práticas com essas crianças, bem como revelou que as crianças têm interesse pela leitura e em participar de atividades de leitura coletiva e individual. Este trabalho possibilitou-nos perceber a realização de diferentes atividades leitoras no grupo pesquisado, atividades significativas, com finalidade na leitura, no prazer de ler, atividades que consideram a autonomia das crianças, para a constituição de leitores ativos, que atribuem significado ao que leem.It is well known that involvement in reading practices brings contributions to the individual reader, contributions in different aspects such as the development of literacy, the acquisition of language, cultural appropriation, the expansion of critical capacity and worldviews, as well as contributions to the constitution of active subjects in society. Therefore, it is of paramount importance that such practices be experienced from early childhood education, specifically with children in day care centers, who, even if they are small, are able to engage in reading practices, to enjoy and acquire knowledge through reading. Therefore, this study aimed to analyze the pedagogical practice in a municipal daycare in Recife, in order to verify the presence or not of reading activities with children from 1 to 3 years. To support the work the theoretical reference presents discussions on the history and public policies of early childhood education, on the conceptions of reading and reading practices in day care centers, as well as discussions on the establishment of official documents for the conduct of reading practices in day care centers. As a methodology, the qualitative nature was assumed, carried out by means of a case study in group 2 in a CEMEI in Recife. The data collection was done through observations and interview with the teacher of group 2. The results showed that reading activities are frequent in group 2, also showed that the class teacher understands the importance of carrying out such practices with these children, as well as revealed that children are interested in reading and participating in collective and individual reading activities. This work enabled us to realize the accomplishment of different reading activities in the group researched, significant activities, with purpose in reading, in the pleasure of reading, activities that consider the autonomy of children, for the constitution of active readers, who attribute meaning to what they read.BrasilSantos, Carmi Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/6341789909696311http://lattes.cnpq.br/2322696001671542Araujo, Marillia Maria dos Santos2020-01-27T16:28:40Z2020-01-27T16:28:40Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfARAUJO, Marillia Maria dos Santos. 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