Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rúbia Arruda da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora que leciona em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, a fim de compreender como promove a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente analisar como a professora organiza a sua prática pedagógica; identificar quais recursos didáticos foram utilizados pela professora e o que ela compreende sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; analisar os conhecimentos construídos pelos alunos, ao longo das atividades propostas pela docente e mapear os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e a escrita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, cujo campo de investigação é uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro da Tamarineira. Para coleta e análise dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, uma observação participante e uma sondagem com os aprendizes. Os dados revelaram que todos os estudantes estavam na hipótese alfabética, mas em níveis diferentes de leitura e de escrita. Sobre a prática pedagógica, identificamos que a docente realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir do trabalho com alguns gêneros discursivos, priorizando mais a interpretação de texto e a compreensão leitora. Concluímos, que o ensino da leitura e da escrita deve ser uma prática sistemática do professor, sobretudo com aquelas crianças que demonstram maior dificuldades de aprendizagem, devendo o mesmo planejar previamente as suas aulas, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.
id UFRPE_0b1515e1f40e9a2a5806e6d39613866e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/857
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º anoPrática de ensinoLeitura (Ensino fundamental) - Ensino e estudoCrianças - Escrita - Estudo e ensinoDidáticaA presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora que leciona em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, a fim de compreender como promove a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente analisar como a professora organiza a sua prática pedagógica; identificar quais recursos didáticos foram utilizados pela professora e o que ela compreende sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; analisar os conhecimentos construídos pelos alunos, ao longo das atividades propostas pela docente e mapear os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e a escrita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, cujo campo de investigação é uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro da Tamarineira. Para coleta e análise dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, uma observação participante e uma sondagem com os aprendizes. Os dados revelaram que todos os estudantes estavam na hipótese alfabética, mas em níveis diferentes de leitura e de escrita. Sobre a prática pedagógica, identificamos que a docente realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir do trabalho com alguns gêneros discursivos, priorizando mais a interpretação de texto e a compreensão leitora. Concluímos, que o ensino da leitura e da escrita deve ser uma prática sistemática do professor, sobretudo com aquelas crianças que demonstram maior dificuldades de aprendizagem, devendo o mesmo planejar previamente as suas aulas, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.The present research had as objective to analyze the pedagogical practice of a teacher who teaches in a class of the 5th grade of elementary school , in order to understand how it promotes the learning of reading and writing, more specifically to analyze how teacher organizes its pedagogical practice; identify which didactic resources were used by the teacher and what she understands about the teaching and learning process of reading and writing; analyze the knowledge built by the students, along the activities proposed by the teacher and map the students' knowledge regarding reading and writing. For that, a case study was carried out, whose field of investigation is a school of Rede Municipal de Recife, located in the Tamarineira neighborhood. To collect and analyze the data, a semi-structured interview with the class teacher, a participant observation and a survey with the apprentices was done. The data showed that all students were in the alphabetical hypothesis, but at different levels of reading and writing. On the pedagogical practice, we identify that the teacher performs a systematic work in relation to the teaching of reading and writing, starting from the work with some discursive genres, prioritizing more the interpretation of text and the reading comprehension. We conclude that the teaching of reading and writing should be a systematic practice of the teacher, especially with those children who show greater learning difficulties, and should plan their classes in advance, to achieve the objectives proposed.BrasilCabral, Ana Catarina dos Santos Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2645969279769760http://lattes.cnpq.br/7731108870085614Silva, Ana Rúbia Arruda da2019-03-28T20:24:49Z2019-03-28T20:24:49Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfSILVA, Ana Rúbia Arruda da. Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-30T14:16:07Zoai:dspace:123456789/857Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-30T14:16:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
title Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
spellingShingle Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
Silva, Ana Rúbia Arruda da
Prática de ensino
Leitura (Ensino fundamental) - Ensino e estudo
Crianças - Escrita - Estudo e ensino
Didática
title_short Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
title_full Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
title_fullStr Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
title_sort Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano
author Silva, Ana Rúbia Arruda da
author_facet Silva, Ana Rúbia Arruda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
http://lattes.cnpq.br/2645969279769760
http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rúbia Arruda da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Leitura (Ensino fundamental) - Ensino e estudo
Crianças - Escrita - Estudo e ensino
Didática
topic Prática de ensino
Leitura (Ensino fundamental) - Ensino e estudo
Crianças - Escrita - Estudo e ensino
Didática
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora que leciona em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, a fim de compreender como promove a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente analisar como a professora organiza a sua prática pedagógica; identificar quais recursos didáticos foram utilizados pela professora e o que ela compreende sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; analisar os conhecimentos construídos pelos alunos, ao longo das atividades propostas pela docente e mapear os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e a escrita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, cujo campo de investigação é uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro da Tamarineira. Para coleta e análise dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, uma observação participante e uma sondagem com os aprendizes. Os dados revelaram que todos os estudantes estavam na hipótese alfabética, mas em níveis diferentes de leitura e de escrita. Sobre a prática pedagógica, identificamos que a docente realiza um trabalho sistemático em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir do trabalho com alguns gêneros discursivos, priorizando mais a interpretação de texto e a compreensão leitora. Concluímos, que o ensino da leitura e da escrita deve ser uma prática sistemática do professor, sobretudo com aquelas crianças que demonstram maior dificuldades de aprendizagem, devendo o mesmo planejar previamente as suas aulas, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-03-28T20:24:49Z
2019-03-28T20:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Rúbia Arruda da. Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857
identifier_str_mv SILVA, Ana Rúbia Arruda da. Alfabetização e letramento: uma reflexão sobre a prática pedagógica de uma professora do 5º ano. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166456668160