A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Sidney Luiz Leite de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099
Resumo: Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.
id UFRPE_0b665b60bcd5ca846b91e82c6523b2d0
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4099
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.Educação físicaEnsino fundamentalPedagogia críticaEsse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.This work, which was intended to investigate how publications in the area of Physical Education - PE deal with the importance of their classes, in the initial grades of elementary education in the city of Recife. Who occupies, and how possible gaps are occupied, left by the absence of PE teachers in these places. For this purpose, bibliographical and documentary researches were carried out, as well as content analysis. To this end, we define our research problem as: What is the importance of PE, for students in the initial grades of elementary education in publications in the area, based on what the Critical Historical Pedagogic - PHC advocates for the social function of schools and PE in schools? Of the municipality of Recife? And to answer it, the following general objective: to identify the importance of PE, for students in the initial grades of elementary education in publications in the area, based on what the PHC advocates for the social function of the school and PE, in schools in the municipality from Recife. And two specific ones: a) exposing from the PHC the social function of the school and the PE, and b) analyzing the legal / historical milestones of education, notably the PE, both in the municipal schools of Recife. We look at the social function of the school and PE, in accordance with what the PHC and the critical-overcoming approach advocate, we alsoBrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/6594024028774633http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Santana, Sidney Luiz Leite de2023-03-08T19:41:51Z2023-03-08T19:41:51Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfSantana, Sidney Luiz Leite de. A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T19:41:56Zoai:dspace:123456789/4099Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T19:41:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
title A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
spellingShingle A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
Santana, Sidney Luiz Leite de
Educação física
Ensino fundamental
Pedagogia crítica
title_short A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
title_full A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
title_fullStr A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
title_full_unstemmed A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
title_sort A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
author Santana, Sidney Luiz Leite de
author_facet Santana, Sidney Luiz Leite de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/6594024028774633
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Sidney Luiz Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino fundamental
Pedagogia crítica
topic Educação física
Ensino fundamental
Pedagogia crítica
description Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
2023-03-08T19:41:51Z
2023-03-08T19:41:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santana, Sidney Luiz Leite de. A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099
identifier_str_mv Santana, Sidney Luiz Leite de. A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120137391734784