Metodologia de ensino para natação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101 |
Resumo: | Este estudo surgiu com o intuito de compreender o ensino da natação infantil, investigando a metodologia utilizada para o trato do conhecimento expressa na produção do conhecimento. O referido trabalho também traz como objetivos específicos: identificar dentro do tema da cultura corporal esporte, a natação como conhecimento da Educação Física que precisa ser tratado pedagogicamente, analisar dentro do trato metodológico, o que deve ser considerado para ensino da natação e identificar o processo de desenvolvimento da criança e o lúdico, enquanto possibilidade de tratar o conhecimento. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir dessa pesquisa que é necessário repensar a metodologia do ensino da natação a partir de um olhar pedagógico sobre ela, excluindo o viés generalista e priorizando a experiência do aluno, utilizando o lúdico como ferramenta metodológica para o ensino eficiente da natação infantil. |
id |
UFRPE_0b73732a8bf057268a791885330ec9c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4101 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Metodologia de ensino para natação infantil.Natação para criançasMetodologia de ensinoEste estudo surgiu com o intuito de compreender o ensino da natação infantil, investigando a metodologia utilizada para o trato do conhecimento expressa na produção do conhecimento. O referido trabalho também traz como objetivos específicos: identificar dentro do tema da cultura corporal esporte, a natação como conhecimento da Educação Física que precisa ser tratado pedagogicamente, analisar dentro do trato metodológico, o que deve ser considerado para ensino da natação e identificar o processo de desenvolvimento da criança e o lúdico, enquanto possibilidade de tratar o conhecimento. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir dessa pesquisa que é necessário repensar a metodologia do ensino da natação a partir de um olhar pedagógico sobre ela, excluindo o viés generalista e priorizando a experiência do aluno, utilizando o lúdico como ferramenta metodológica para o ensino eficiente da natação infantil.This study arose with the aim of understanding teaching for children's swimming, investigating the use used of the treatment of knowledge expressed in the production of knowledge. This work also has specific objectives: Identify within the theme of sport body culture, a learning as knowledge of Physical Education that must be considered for the teaching of swimming and identify the process. Of the child's development and the ludic as a possibility of dealing with knowledge. Therefore, we used as a methodology a literature review, followed by studies of a content analysis guided by Bardin (2011). In this way, concluding the research that it is necessary to rethink the efficiency of teaching based on swimming from a pedagogical perspective on it, in this way prioritizing the student's experience, the playful as a methodological tool for basic education. Childish.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/5684048268278831http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana2023-03-08T20:00:05Z2023-03-08T20:00:05Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfRibeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana. Metodologia de ensino para natação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T20:00:12Zoai:dspace:123456789/4101Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T20:00:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
title |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
spellingShingle |
Metodologia de ensino para natação infantil. Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana Natação para crianças Metodologia de ensino |
title_short |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
title_full |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
title_fullStr |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
title_full_unstemmed |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
title_sort |
Metodologia de ensino para natação infantil. |
author |
Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana |
author_facet |
Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lindoso, Rosângela Cely Branco http://lattes.cnpq.br/5684048268278831 http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação para crianças Metodologia de ensino |
topic |
Natação para crianças Metodologia de ensino |
description |
Este estudo surgiu com o intuito de compreender o ensino da natação infantil, investigando a metodologia utilizada para o trato do conhecimento expressa na produção do conhecimento. O referido trabalho também traz como objetivos específicos: identificar dentro do tema da cultura corporal esporte, a natação como conhecimento da Educação Física que precisa ser tratado pedagogicamente, analisar dentro do trato metodológico, o que deve ser considerado para ensino da natação e identificar o processo de desenvolvimento da criança e o lúdico, enquanto possibilidade de tratar o conhecimento. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir dessa pesquisa que é necessário repensar a metodologia do ensino da natação a partir de um olhar pedagógico sobre ela, excluindo o viés generalista e priorizando a experiência do aluno, utilizando o lúdico como ferramenta metodológica para o ensino eficiente da natação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-31 2023-03-08T20:00:05Z 2023-03-08T20:00:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana. Metodologia de ensino para natação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Rafaella Pollyanna Soares de Santana. Metodologia de ensino para natação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277172523728896 |