Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1866 |
Resumo: | Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial. |
id |
UFRPE_0c11bff7a119481f70e13768b864ebaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1866 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especialEducação especialSistemas de recuperação da informaçãoComunicação na educaçãoComunicação e tecnologiaAlunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial.Students with disabilities, global developmental delay and giftedness have the right, provided by law, to receive Specialized Educational Assistance in addition to regular classes. This specific monitoring should be performed by trained teachers, in order to contribute to the educational process, as well as insertion in society. This perspective, however, triggers difficulties in communicating with other agents who are involved in student education, such as regular school teachers, parents or guardians, and health professionals. Thus, this research aims the development of ConectAEE, which is a web information system that seeks to promote the communication of these individuals, allowing the students to be attended in a shared way. To this purpose, we used the agile software development methodology called Scrum, and conducted a bibliographic study and interviews to base and model the system. The solution presented was evaluated by conducting a focus group interview with specialists on the subject and allowed to conclude that the system has the potential to become a great ally for multidisciplinary actions in the context of Special Education.BrasilVanderlei, Igor Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/0397394471678923http://lattes.cnpq.br/7448139435512224Andrade, Mariel José Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/3111765717865989Santos, Eberson Nascimento2020-01-29T16:22:28Z2020-01-29T16:22:28Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfSANTOS, Eberson Nascimento. Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1866porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-17T20:19:47Zoai:dspace:123456789/1866Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-17T20:19:47Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
title |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
spellingShingle |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial Santos, Eberson Nascimento Educação especial Sistemas de recuperação da informação Comunicação na educação Comunicação e tecnologia |
title_short |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
title_full |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
title_fullStr |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
title_full_unstemmed |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
title_sort |
Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial |
author |
Santos, Eberson Nascimento |
author_facet |
Santos, Eberson Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vanderlei, Igor Medeiros http://lattes.cnpq.br/0397394471678923 http://lattes.cnpq.br/7448139435512224 Andrade, Mariel José Pimentel de http://lattes.cnpq.br/3111765717865989 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eberson Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Sistemas de recuperação da informação Comunicação na educação Comunicação e tecnologia |
topic |
Educação especial Sistemas de recuperação da informação Comunicação na educação Comunicação e tecnologia |
description |
Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 2020-01-29T16:22:28Z 2020-01-29T16:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Eberson Nascimento. Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1866 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Eberson Nascimento. Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277169215471616 |