Inovação inclusiva na educação especial: plataforma colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Réus, Vanderleia Benedet
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215043
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
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spelling Inovação inclusiva na educação especial: plataforma colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagemTecnologias da informação e comunicaçãoEducaçãoEducação especialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.Essa dissertação apresenta como tema: ?Inovação inclusiva na educação especial: plataforma colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensinoaprendizagem?. O que norteou seu desenvolvimento foi a dificuldade apresentada, tanto pelos educadores e profissionais da saúde quanto pela família, em acompanhar o processo de escolarização e inclusão educacional, desde a definição da metodologia de ensino a ser aplicada, estrutura didática, curricular até a avaliação da aprendizagem. Ou seja, estamos vivenciando o paradigma da inclusão com todas as suas alteridades, porém as instituições de ensino se deparam com a ausência de ferramentas que possam disponibilizar o acompanhamento da real efetividade da relação ensino-aprendizagem e da dificuldade apresentada. Assim, o trabalho busca responder à seguinte questão de pesquisa: como promover e qualificar a gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação especial de forma virtual, integrada e colaborativa, utilizando-se das tecnologias da informação e comunicação? Como objeto de pesquisa, procurou-se buscar nas TICs o desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma colaborativa para contribuir na gestão educacional inclusiva. Para tanto, como suporte teórico, integraram-se estudos acerca da Educação Inclusiva, Educação Especial e Inclusão Escolar, sob a ótica da contribuição das TICs e da gestão das informações. A metodologia consistiu na revisão da literatura de forma sistemática, pesquisa bibliográfica e experimental, com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso realizado nos núcleos de AEE na Rede Municipal de Sombrio-SC. Para a coleta e análise de dados foram realizadas cinco entrevistas abertas, com pessoas ligadas à Educação Especial, da rede municipal e estadual. Após a construção do protótipo da PC, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com demonstrações do protótipo para 110 profissionais da educação, 15 profissionais da saúde e 10 pais de estudantes com algum tipo de deficiência. Os resultados da pesquisa evidenciaram a insuficiência da gestão das informações acerca dos alunos público-alvo da educação especial. O que permite concluir que a plataforma contribuirá para a gestão das informações, pois será colaborativa, virtual e intuitiva. Representará uma inovação na gestão das informações e contribuirá para o processo de inclusão. Além disso, para futuras pesquisas foram sugeridas melhorias para a nova versão da plataforma como fórum, biblioteca virtual, mural de boas práticas, para troca de experiências entre profissionais, link com o diário on-line.This dissertation presents as its theme: ?Inclusive innovation in special education: a collaborative platform to manage schooling and the teaching-learning process?. What guided its development was the difficulty presented by both educators and health professionals, as well as the family, in following the process of schooling and educational inclusion, from the definition of the teaching methodology to be applied, the didactic structure, the curriculum until the evaluation of learning. In other words, we are experiencing the inclusion paradigm with all its alterities, but educational institutions are facing the absence of tools that can provide the monitoring of the real effectiveness of the teaching-learning relationship and the difficulty presented. Thus, the dissertation seeks to answer the following research question: how to promote and qualify the management of schooling and the teaching-learning process in special education in a virtual, integrated and collaborative way, using information and communication technologies? As an object of research, ICT was sought to develop a prototype of a collaborative platform to contribute to inclusive educational management. Therefore, as a theoretical support, studies on Inclusive Education, Special Education and School Inclusion were integrated from the perspective of the contribution of ICTs and information management. The methodology consisted of a systematic literature review, bibliographic and experimental research, with a qualitative approach. This is a case study carried out at the ESA centers in the Sombrio-SC Municipal Network. For data collection and analysis, five open interviews were conducted with people linked to Special Education, from the municipal and state schools. After the construction of the CP prototype, semi-structured interviews were conducted, with demonstrations of the prototype for 110 education professionals, 15 health professionals and 10 parents of students with some type of disability. The research results evidenced the insufficient management of the information about the students target audience of the special education. This allows us to conclude that the platform will contribute to information management, as it will be collaborative, virtual and intuitive. It will represent an innovation in information management and contribute to the inclusion process. In addition, for future research improvements were suggested for the new version of the platform such as forum, virtual library, best practice mural, for exchange of experiences between professionals, link to online diary.Lunardi, Giovani MendonçaUniversidade Federal de Santa CatarinaRéus, Vanderleia Benedet2020-10-21T21:12:35Z2020-10-21T21:12:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis190 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369152https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215043porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215043Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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