O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Eduarda Souza de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.
id UFRPE_0cddbb4efd121b1513bf73029f5e9c06
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5533
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.AlfabetizaçãoLíngua portuguesa - EscritaLivro didáticoManual do professorO presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.The main objective of this study is to analyze how the teacher's manual of a 1st grade textbook organizes the proposals involving the teaching of written language, more specifically to understand the concept of literacy in the teacher's manual, to describe how the work is organized and to identify the guidelines for teachers on the work involving the teaching of written language. We conceptualized the textbook and literacy in such a way as to highlight their importance in the teaching of written language. To do this, we used studies by Albuquerque and Souza (2021), Morais (2020) and Soares (2008). The methodology used consisted of a qualitative approach. To construct the categories of analysis, we used content analysis (Bardin, 2011). The results show that the approach to teaching written language in the Teacher's Manual analyzed tends to focus primarily on the mechanics of coding and decoding. Sometimes, this emphasis ends up taking precedence over in-depth understanding and exploration of the various textual genres included in the volume. Although the genres are mentioned, this inclusion sometimes lacks the necessary depth to offer students a rich and meaningful literacy experience. It is clear that textbooks play a fundamental role in the process of teaching written language, both facilitating and restricting pedagogical practices. However, it is crucial to constantly reflect on the use of these materials. We stress the need to adopt a critical and reflective approach to their use, seeking to overcome limitations and promote pedagogical practices that generate the best possible learning for the student.BrasilCabral, Ana Catarina dos Santos Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1175764069503949http://lattes.cnpq.br/7731108870085614Andrade, Maria Eduarda Souza de2024-01-29T19:48:15Z2024-01-29T19:48:15Z2023-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfANDRADE, Maria Eduarda Souza de. O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-29T19:48:34Zoai:dspace:123456789/5533Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-29T19:48:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
title O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
spellingShingle O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
Andrade, Maria Eduarda Souza de
Alfabetização
Língua portuguesa - Escrita
Livro didático
Manual do professor
title_short O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
title_full O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
title_fullStr O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
title_full_unstemmed O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
title_sort O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor.
author Andrade, Maria Eduarda Souza de
author_facet Andrade, Maria Eduarda Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
http://lattes.cnpq.br/1175764069503949
http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria Eduarda Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Língua portuguesa - Escrita
Livro didático
Manual do professor
topic Alfabetização
Língua portuguesa - Escrita
Livro didático
Manual do professor
description O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-11
2024-01-29T19:48:15Z
2024-01-29T19:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Maria Eduarda Souza de. O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533
identifier_str_mv ANDRADE, Maria Eduarda Souza de. O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277173199011840