Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Anderson da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4875
Resumo: O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.
id UFRPE_1dcc9d03f35006ae11d062ffd7082a52
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4875
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestinaArteDesignRegionalismo na arteTecnologia digitalIdentidade culturalO presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.The present work proposes a dialogue between art and design, thus consolidating art-design. Its approach takes place in the digital field, considering aspects of identity production and recognition, here brought from media cultures. For its development, it uses the methodology in design thinking, seeking to format the artistic experimental project from stages. Initially, a field survey was carried out to understand the public's view of the cultural recognition of their regions and possibilities for artistic communication. Having done this, we produced the artistic campaign considering the northeast region and its affective and rational attributes. The results expressed bring a vision of new possibilities of communication about the theme of regionalism, appropriating aspects of art-design for the development of digital productions that can dialogue with the public and fulfill their social role towards those who consume it.BrasilLaurentino, Auta Lucianahttp://lattes.cnpq.br/3021512671623241http://lattes.cnpq.br/3805752873099282Brito, Anderson da Silva2023-08-17T19:14:19Z2023-08-17T19:14:19Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfBRITO, Anderson da Silva. Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4875porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-17T19:16:03Zoai:dspace:123456789/4875Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-17T19:16:03Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
title Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
spellingShingle Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
Brito, Anderson da Silva
Arte
Design
Regionalismo na arte
Tecnologia digital
Identidade cultural
title_short Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
title_full Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
title_fullStr Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
title_full_unstemmed Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
title_sort Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
author Brito, Anderson da Silva
author_facet Brito, Anderson da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurentino, Auta Luciana
http://lattes.cnpq.br/3021512671623241
http://lattes.cnpq.br/3805752873099282
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Anderson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Design
Regionalismo na arte
Tecnologia digital
Identidade cultural
topic Arte
Design
Regionalismo na arte
Tecnologia digital
Identidade cultural
description O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17T19:14:19Z
2023-08-17T19:14:19Z
2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Anderson da Silva. Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4875
identifier_str_mv BRITO, Anderson da Silva. Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277155866050560