Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5186
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.
id UFRPE_20131214bcb81509d2ba8451e28ecf54
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5186
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.Educação infantilAtividades escolaresSocializaçãoO presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.The present work had as general objective to investigate how a school of early childhood education in the municipal network of São Lourenço da Mata organizes its routine in order to favor the social development of the child, more specifically: to identify the conception of the school's pedagogical team about the routine early childhood education and contributions to children's social development; to analyze how the pedagogical team organizes the routine in order to guarantee what the official documents establish about the child's social development; to analyze the pedagogical proposal of the school, in relation to the routine of early childhood education. The research developed in 2022 had a qualitative approach, used as a methodological resource the document analysis of the School's Political Pedagogical Project and interviews with the teachers and pedagogical team of Early Childhood Education. We use content analysis to analyze the collected data. From our study, it was possible to understand the concept of socialization and child and how it influences the routine of an institution of Early Childhood Education. In addition, the routine when structuring daily activities can collaborate for group living and for the social development of children. We conclude that the activities present in the routine must consider the two axes interactions and games, reaffirming what the official documents say. In the same way that socialization activities need to have pedagogical intentions, providing confrontation and rupture with the various existing socialization processes.BrasilCabral, Ana Catarina dos Santos Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7199343651898773http://lattes.cnpq.br/7731108870085614Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de2023-11-07T21:37:30Z2023-11-07T21:37:30Z2022-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfSIQUEIRA, Mariana Mota de Araújo Veloso de. Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5186porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-07T21:37:48Zoai:dspace:123456789/5186Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-07T21:37:48Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
title Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
spellingShingle Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de
Educação infantil
Atividades escolares
Socialização
title_short Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
title_full Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
title_fullStr Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
title_full_unstemmed Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
title_sort Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
author Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de
author_facet Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
http://lattes.cnpq.br/7199343651898773
http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Atividades escolares
Socialização
topic Educação infantil
Atividades escolares
Socialização
description O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
2023-11-07T21:37:30Z
2023-11-07T21:37:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIQUEIRA, Mariana Mota de Araújo Veloso de. Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5186
identifier_str_mv SIQUEIRA, Mariana Mota de Araújo Veloso de. Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277150444912640