Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4478 |
Resumo: | Os recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga. |
id |
UFRPE_23152359cf70e78cc79171ae38649b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4478 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didáticaAstronomiaAstrolábiosRelógios de solOs recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga.The teaching resources in the classroom are increasingly evolving with the advancement of new technologies. However the "hands on" is still a way to contribute to the construction of knowledge in a meaningful and enjoyable way. In this way, this work brings a proposal for a didactic sequence that presents the step by step of how the use of recycled materials in the construction of astronomical instruments Astrolabes and Gnomon, can be used as a didactic resource to present the concepts of astronomy, mathematics, physics and related sciences. Starting from the natural principle that humanity has made observations through the naked eye since prehistoric times, obtaining notes with the perception of the periodicity of celestial phenomena, which they used to measure time, know the planting and harvest season and guide in the maritime exploration, the present work comes to show the construction of astro-nomical instruments: Astrolabe and Gnomon, as well as a little of their history and their im-portance to assist in the observations of celestial phenomena in the pedagogical context. To better understand the astronomical instruments Astrolabes and Gnomon, a brief summary of the emergence of astronomy is necessary.BrasilMiranda, Antônio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0120978814828307http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Silva, Rogerio José Veloso da2023-05-02T20:16:33Z2023-05-02T20:16:33Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24 f.application/pdfSILVA, Rogerio José Veloso da. Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4478porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-08T13:24:42Zoai:dspace:123456789/4478Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-08T13:24:42Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
title |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
spellingShingle |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática Silva, Rogerio José Veloso da Astronomia Astrolábios Relógios de sol |
title_short |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
title_full |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
title_fullStr |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
title_full_unstemmed |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
title_sort |
Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática |
author |
Silva, Rogerio José Veloso da |
author_facet |
Silva, Rogerio José Veloso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Antônio Carlos da Silva http://lattes.cnpq.br/0120978814828307 http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rogerio José Veloso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Astrolábios Relógios de sol |
topic |
Astronomia Astrolábios Relógios de sol |
description |
Os recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07 2023-05-02T20:16:33Z 2023-05-02T20:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rogerio José Veloso da. Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4478 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rogerio José Veloso da. Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277148294283264 |