O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Gisely Capitulino da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1804
Resumo: Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.
id UFRPE_2376ef46dbde6a694a7c613d192a25fc
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1804
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolarCultura afro-brasileira - HistóriaEtnocentrismoColonialismoLivros didáticosEste trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.This bibliographic work aims to understand how Eurocentrism constitutes the challenges to the implementation of Law 10.639 / 03 in schools, analyzing the studies and research on a Eurocentric presence in the curriculum and textbooks, addressing, later, possibilities to reflect and minimize such European ethnocentrism. Throughout this article, we propose to contextualize and understand these aspects through Latin American Decolonial Thought.BrasilAcioli, Gustavohttp://lattes.cnpq.br/7527899507289534http://lattes.cnpq.br/4871749798523527Fonseca, Gisely Capitulino da2020-01-23T13:53:57Z2020-01-23T13:53:57Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfFONSECA, Gisely Capitulino da. O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1804porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-23T13:53:58Zoai:dspace:123456789/1804Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-23T13:53:58Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
title O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
spellingShingle O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
Fonseca, Gisely Capitulino da
Cultura afro-brasileira - História
Etnocentrismo
Colonialismo
Livros didáticos
title_short O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
title_full O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
title_fullStr O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
title_full_unstemmed O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
title_sort O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
author Fonseca, Gisely Capitulino da
author_facet Fonseca, Gisely Capitulino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Acioli, Gustavo
http://lattes.cnpq.br/7527899507289534
http://lattes.cnpq.br/4871749798523527
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Gisely Capitulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira - História
Etnocentrismo
Colonialismo
Livros didáticos
topic Cultura afro-brasileira - História
Etnocentrismo
Colonialismo
Livros didáticos
description Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2020-01-23T13:53:57Z
2020-01-23T13:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Gisely Capitulino da. O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1804
identifier_str_mv FONSECA, Gisely Capitulino da. O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120133505712128