Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Aproveitamento integral do pescado: Relatório da atividade de monitoria na disciplina Aproveitamento Integral do Pescado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Gomes Tavares da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5451
Resumo: A monitoria acadêmica é o processo de ensino-aprendizagem, onde desenvolve a autonomia e a formação integral dos monitores, incentivando a integração entre alunos e professores, onde foi possível vivenciar um pouco do que significa a palavra docência. Durante as aulas teóricas e práticas pôde vivenciar e aprender sobre essa divisa de patente existente na instituição de ensino, conhecida como discente e docente. O contato monitor-aluno é de grande importância para o repasse dos conhecimentos adquiridos sobre a disciplina a qual atuou como monitora, todo o processo foi de grande importância para abertura de futuras atuações do aluno na fase de formação profissional. A disciplina de Aproveitamento Integral do Pescado tem como objetivo repassar o conhecimento teórico-prático da melhor forma, para que seja absorvido pelo aluno com maior grau de aprendizagem. As aulas teóricas eram realizadas em sala de aula, localizada no bloco do CEGOE (Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola) na Universidade Federal Rural de Pernambuco, após a cada aula teórica, era realizada uma aula prática no setor de beneficiamento do pescado que se encontra localizado na mesma instituição, na Base de Pesca e Aquicultura Professor Johei Koike, onde era posto em prática todo o assunto teórico anterior lecionado em sala pelo docente responsável pela disciplina, o professor Paulo Roberto. No Departamento de Pesca e Aquicultura que fica localizado o Laboratório de Tecnologia do Pescado (Latpesc) onde os alunos conheciam e vivenciavam o uso de equipamentos tecnológicos utilizados para produção de subprodutos e derivados do pescado. A partir da monitoria pude participar de eventos que colaborou para o crescimento e conhecimento do meu currículo acadêmico, onde ministrei a Oficina Técnica de Filetagem e Elaboração de Empanado, no XVIII Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste, realizado na comunidade Marreco, localizado no município de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte de Pernambuco, eventos como esse, que colaborou para meu crescimento acadêmico e profissional.
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A disciplina de Aproveitamento Integral do Pescado tem como objetivo repassar o conhecimento teórico-prático da melhor forma, para que seja absorvido pelo aluno com maior grau de aprendizagem. As aulas teóricas eram realizadas em sala de aula, localizada no bloco do CEGOE (Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola) na Universidade Federal Rural de Pernambuco, após a cada aula teórica, era realizada uma aula prática no setor de beneficiamento do pescado que se encontra localizado na mesma instituição, na Base de Pesca e Aquicultura Professor Johei Koike, onde era posto em prática todo o assunto teórico anterior lecionado em sala pelo docente responsável pela disciplina, o professor Paulo Roberto. No Departamento de Pesca e Aquicultura que fica localizado o Laboratório de Tecnologia do Pescado (Latpesc) onde os alunos conheciam e vivenciavam o uso de equipamentos tecnológicos utilizados para produção de subprodutos e derivados do pescado. A partir da monitoria pude participar de eventos que colaborou para o crescimento e conhecimento do meu currículo acadêmico, onde ministrei a Oficina Técnica de Filetagem e Elaboração de Empanado, no XVIII Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste, realizado na comunidade Marreco, localizado no município de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte de Pernambuco, eventos como esse, que colaborou para meu crescimento acadêmico e profissional.Academic monitoring is the teaching-learning process, which develops the autonomy and full training of monitors, encouraging integration between students and teachers, where it was possible to experience a little of what the word teaching means. During the theoretical and practical classes, he was able to experience and learn about this division of patent existing in the educational institution, known as student and teacher. The monitor-student contact is of great importance for the transfer of knowledge acquired about the discipline in which he acted as monitor, the entire process was of great importance for opening future actions of the student in the professional training phase. The discipline of Integral Use of Fish aims to transfer theoretical and practical knowledge in the best way, so that it is absorbed by the student with the highest level of learning. The theoretical classes were held in the classroom, located in the CEGOE block (Obra-School Graduation Teaching Center) at the Federal Rural University of Pernambuco, after each theoretical class, a practical class was held in the fish processing sector. is located in the same institution, at the Professor Johei Koike Fisheries and Aquaculture Base, where all the previous theoretical subject taught in the classroom by the professor responsible for the discipline, Professor Paulo Roberto, was put into practice. The Fish Technology Laboratory (Latpesc) is located in the Department of Fisheries and Aquaculture, where students learned about and experienced the use of technological equipment used to produce fish by-products and derivatives. From monitoring, I was able to participate in events that contributed to the growth and knowledge of my academic curriculum, where I taught the Technical Workshop on Filleting and Preparation of Breaded, at the XVIII Meeting of Organic Producers of the Northeast, held in the Marreco community, located in the city of Lagoa de Itaenga, Zona da Mata, North of Pernambuco, events like this, which contributed to my academic and professional growth.BrasilOliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli dehttp://lattes.cnpq.br/4286048324269297http://lattes.cnpq.br/8043850276929205Silva, Márcia Gomes Tavares da2024-01-19T16:06:03Z2024-01-19T16:06:03Z2021-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfSILVA, Márcia Gomes Tavares da. Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Aproveitamento integral do pescado: Relatório da atividade de monitoria na disciplina Aproveitamento Integral do Pescado. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5451porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-19T16:06:20Zoai:dspace:123456789/5451Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-19T16:06:20Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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