Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Barbara Ingrid Santos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4911
Resumo: Este trabalho buscou atender as exigências parciais para a conclusão da graduação em História, mostrar alguns impactos da pandemia de Covid-19 na Educação e refletir sobre as expectativas e frustrações criadas com o modo remoto de ensinar. Por isto o subtítulo-problema: “Sabe lá o que não e ter que ter pra dar?”. Para a realização da pesquisa, escolheu-se trabalhar com um estudo de caso (ANDRÉ, 2021). O objeto de análise foi o curso preparatório para o ENEM, oferecido pela Universidade de Pernambuco. O recorte temporal foi segundo semestre de 2021, ano dois da pandemia de Covid-19. Observou-se que, mesmo com o aparato tecnológico disponibilizado pela UPE, a frequência às aulas de História e Filosofia, teve baixíssima participação. Segundo os estudos, a dificuldade de acesso à internet constitui a principal causa dessa ausência.
id UFRPE_2634ca541a9c342cd0752e3fb8da7acc
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4911
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"História - Estudo e ensinoCurso Pré-VestibularEnsino remotoPandemiaCOVID-19Este trabalho buscou atender as exigências parciais para a conclusão da graduação em História, mostrar alguns impactos da pandemia de Covid-19 na Educação e refletir sobre as expectativas e frustrações criadas com o modo remoto de ensinar. Por isto o subtítulo-problema: “Sabe lá o que não e ter que ter pra dar?”. Para a realização da pesquisa, escolheu-se trabalhar com um estudo de caso (ANDRÉ, 2021). O objeto de análise foi o curso preparatório para o ENEM, oferecido pela Universidade de Pernambuco. O recorte temporal foi segundo semestre de 2021, ano dois da pandemia de Covid-19. Observou-se que, mesmo com o aparato tecnológico disponibilizado pela UPE, a frequência às aulas de História e Filosofia, teve baixíssima participação. Segundo os estudos, a dificuldade de acesso à internet constitui a principal causa dessa ausência.This work sought to meet the partial requirements for completing a degree in History, show some impacts of the Covid-19 pandemic on Education and reflect on the expectations and frustrations created with the remote way of teaching. Hence the subtitle-problem: “Who knows what not and having to give it?”. To carry out the research, we chose to work with a Case Study (ANDRÉ, 2021). The object of analysis was the preparatory course for ENEM, offered by the University of Pernambuco. The time frame was the second half of 2021, year two of the Covid-19 pandemic. It was observed that, even with the technological apparatus made available by the UPE, attendance to History and Philosophy classes had very low participation. According to studies, the difficulty of accessing the internet is the main cause of this absence.BrasilBezerra, Rozéliahttp://lattes.cnpq.br/3108381347616942http://lattes.cnpq.br/0968758655400113Silva, Barbara Ingrid Santos da2023-08-21T20:08:24Z2023-08-21T20:08:24Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfSILVA, Barbara Ingrid Santos da. Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?" 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4911poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-21T20:08:40Zoai:dspace:123456789/4911Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-21T20:08:40Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
title Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
spellingShingle Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
Silva, Barbara Ingrid Santos da
História - Estudo e ensino
Curso Pré-Vestibular
Ensino remoto
Pandemia
COVID-19
title_short Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
title_full Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
title_fullStr Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
title_full_unstemmed Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
title_sort Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?"
author Silva, Barbara Ingrid Santos da
author_facet Silva, Barbara Ingrid Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Rozélia
http://lattes.cnpq.br/3108381347616942
http://lattes.cnpq.br/0968758655400113
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Barbara Ingrid Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Curso Pré-Vestibular
Ensino remoto
Pandemia
COVID-19
topic História - Estudo e ensino
Curso Pré-Vestibular
Ensino remoto
Pandemia
COVID-19
description Este trabalho buscou atender as exigências parciais para a conclusão da graduação em História, mostrar alguns impactos da pandemia de Covid-19 na Educação e refletir sobre as expectativas e frustrações criadas com o modo remoto de ensinar. Por isto o subtítulo-problema: “Sabe lá o que não e ter que ter pra dar?”. Para a realização da pesquisa, escolheu-se trabalhar com um estudo de caso (ANDRÉ, 2021). O objeto de análise foi o curso preparatório para o ENEM, oferecido pela Universidade de Pernambuco. O recorte temporal foi segundo semestre de 2021, ano dois da pandemia de Covid-19. Observou-se que, mesmo com o aparato tecnológico disponibilizado pela UPE, a frequência às aulas de História e Filosofia, teve baixíssima participação. Segundo os estudos, a dificuldade de acesso à internet constitui a principal causa dessa ausência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2023-08-21T20:08:24Z
2023-08-21T20:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Barbara Ingrid Santos da. Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?" 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4911
identifier_str_mv SILVA, Barbara Ingrid Santos da. Educação em tempo de COVID-19: "sabe lá o que é não ter e ter que ter prá dar?" 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277173725396992