Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Stérfane Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1043
Resumo: O presente trabalho objetivou desenvolver colaborativamente com uma professora da sala de aula comum estratégias que contribuíssem com processo de alfabetização de um aluno do espectro autista em uma escola pública do município de Caetés-PE. Além disso, procuramos refletir acerca de possíveis contribuições através do viés da pesquisa colaborativa no que tange às práticas que perspectivavam o processo de alfabetização de alunos do espectro autista. Como principais bases teóricas para discutir os desdobramentos da pesquisa colaborativa utilizamos Ibiapina (2008) e Rabelo (2012). Buscando uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula comum com alunos autistas utilizamos Cunha (2015), Orrú (2012), Whitman (2015) Pereira, Barbosa, Silva, Orlando (2015) e Carlo Schmidt (2017). Por fim, para discutir o processo de alfabetização, quais habilidades devem ser desenvolvidas para que o aluno alcance o processo de alfabetização Moraes (2012). Para a produção de dados foram realizadas observações reflexivas, registradas em diário de campo gravadas em áudios, posteriormente transcritos na integra. Também foram realizadas sessões de reflexão para discussões acerca da prática docente, tendo por foco o aluno com Transtorno do Espectro Autista, elaborações de atividades de alfabetização para o aluno com TEA - Transtorno do espectro autista e para avaliações do trabalho desenvolvido. Foi participante deste estudo uma professora da sala de aula comum, além de uma professora de apoio e o aluno TEA. Como resultados deste estudo compreendemos que o processo de colaboração favoreceu espaços de diálogos e reflexões acerca das práticas que vinham sendo desenvolvidas, reflexões sobre o autismo que inferiram nas possibilidades de trabalho pensada pela docente para com a alfabetização de pessoas desse espectro. Assim podemos observar que no decorrer do processo ocorreram mudanças de posturas e concepções sobre as potencialidades do aluno e o desenvolvimento de atividades que efetivamente deram início ao processo de alfabetização do aluno.
id UFRPE_2c2dc530c64c2b27715f8206e8a51a02
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1043
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensinoTranstorno do espectro autistaEducação especialAmbiente de sala de aulaO presente trabalho objetivou desenvolver colaborativamente com uma professora da sala de aula comum estratégias que contribuíssem com processo de alfabetização de um aluno do espectro autista em uma escola pública do município de Caetés-PE. Além disso, procuramos refletir acerca de possíveis contribuições através do viés da pesquisa colaborativa no que tange às práticas que perspectivavam o processo de alfabetização de alunos do espectro autista. Como principais bases teóricas para discutir os desdobramentos da pesquisa colaborativa utilizamos Ibiapina (2008) e Rabelo (2012). Buscando uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula comum com alunos autistas utilizamos Cunha (2015), Orrú (2012), Whitman (2015) Pereira, Barbosa, Silva, Orlando (2015) e Carlo Schmidt (2017). Por fim, para discutir o processo de alfabetização, quais habilidades devem ser desenvolvidas para que o aluno alcance o processo de alfabetização Moraes (2012). Para a produção de dados foram realizadas observações reflexivas, registradas em diário de campo gravadas em áudios, posteriormente transcritos na integra. Também foram realizadas sessões de reflexão para discussões acerca da prática docente, tendo por foco o aluno com Transtorno do Espectro Autista, elaborações de atividades de alfabetização para o aluno com TEA - Transtorno do espectro autista e para avaliações do trabalho desenvolvido. Foi participante deste estudo uma professora da sala de aula comum, além de uma professora de apoio e o aluno TEA. Como resultados deste estudo compreendemos que o processo de colaboração favoreceu espaços de diálogos e reflexões acerca das práticas que vinham sendo desenvolvidas, reflexões sobre o autismo que inferiram nas possibilidades de trabalho pensada pela docente para com a alfabetização de pessoas desse espectro. Assim podemos observar que no decorrer do processo ocorreram mudanças de posturas e concepções sobre as potencialidades do aluno e o desenvolvimento de atividades que efetivamente deram início ao processo de alfabetização do aluno.BrasilSarmento, Viviane Nuneshttp://lattes.cnpq.br/0647901926300517http://lattes.cnpq.br/3585393100374728Ferreira, Stérfane Araújo2019-05-20T14:17:38Z2019-05-20T14:17:38Z2019-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfFERREIRA, Stérfane Araújo. Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1043porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:30:12Zoai:dspace:123456789/1043Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:30:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
title Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
spellingShingle Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
Ferreira, Stérfane Araújo
Transtorno do espectro autista
Educação especial
Ambiente de sala de aula
title_short Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
title_full Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
title_fullStr Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
title_full_unstemmed Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
title_sort Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino
author Ferreira, Stérfane Araújo
author_facet Ferreira, Stérfane Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Viviane Nunes
http://lattes.cnpq.br/0647901926300517
http://lattes.cnpq.br/3585393100374728
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Stérfane Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Educação especial
Ambiente de sala de aula
topic Transtorno do espectro autista
Educação especial
Ambiente de sala de aula
description O presente trabalho objetivou desenvolver colaborativamente com uma professora da sala de aula comum estratégias que contribuíssem com processo de alfabetização de um aluno do espectro autista em uma escola pública do município de Caetés-PE. Além disso, procuramos refletir acerca de possíveis contribuições através do viés da pesquisa colaborativa no que tange às práticas que perspectivavam o processo de alfabetização de alunos do espectro autista. Como principais bases teóricas para discutir os desdobramentos da pesquisa colaborativa utilizamos Ibiapina (2008) e Rabelo (2012). Buscando uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula comum com alunos autistas utilizamos Cunha (2015), Orrú (2012), Whitman (2015) Pereira, Barbosa, Silva, Orlando (2015) e Carlo Schmidt (2017). Por fim, para discutir o processo de alfabetização, quais habilidades devem ser desenvolvidas para que o aluno alcance o processo de alfabetização Moraes (2012). Para a produção de dados foram realizadas observações reflexivas, registradas em diário de campo gravadas em áudios, posteriormente transcritos na integra. Também foram realizadas sessões de reflexão para discussões acerca da prática docente, tendo por foco o aluno com Transtorno do Espectro Autista, elaborações de atividades de alfabetização para o aluno com TEA - Transtorno do espectro autista e para avaliações do trabalho desenvolvido. Foi participante deste estudo uma professora da sala de aula comum, além de uma professora de apoio e o aluno TEA. Como resultados deste estudo compreendemos que o processo de colaboração favoreceu espaços de diálogos e reflexões acerca das práticas que vinham sendo desenvolvidas, reflexões sobre o autismo que inferiram nas possibilidades de trabalho pensada pela docente para com a alfabetização de pessoas desse espectro. Assim podemos observar que no decorrer do processo ocorreram mudanças de posturas e concepções sobre as potencialidades do aluno e o desenvolvimento de atividades que efetivamente deram início ao processo de alfabetização do aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20T14:17:38Z
2019-05-20T14:17:38Z
2019-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Stérfane Araújo. Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1043
identifier_str_mv FERREIRA, Stérfane Araújo. Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277148298477568