Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcio Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4384
Resumo: Os meios de comunicação de um modo geral sempre abordam novidades científicas e acabam por criar uma demanda que deve ser dialogada no âmbito escolar, o que impõe sempre uma necessidade de atualização tanto por parte dos professores quanto por parte dos materiais didáticos utilizados. Entre os materiais disponibilizados nas escolas está o livro didático, principalmente a partir do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, em vigor desde 1996, e do Progra-ma Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, implantado em 2004. É por meio desses dois programas, que o estudante da rede pública de ensino, cujas escolas aderiram aos mesmos, receberá gratuitamente o livro e deverá devolvê-lo após o período de uso. Tais programas visam sempre à melhoria da qualidade do ensino e, considera-se necessário “a melhoria e ampliação dos recursos didáticos disponíveis para o trabalho docente e para o efetivo apoio para o desenvolvimento intelectual do aluno” (BRASIL, 2005, p. 32). Um dos temas que sempre é explorado pela mídia refere-se ao aquecimento global do planeta, causado pelo excesso de certos gases no ar, que acentuam o efeito estufa, a chuva ácida e outros problemas ambientais. Assim, este é um tema o qual professor de Química precisa, muitas vezes, dar uma atenção especial em suas aulas. Nesse sentido, tivemos como objetivo nessa pesquisa, analisar se os livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018 trazem a temática chuva ácida e como é abordada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Portanto, foi possível considerarmos que a análise dos livros didáticos permitiu-nos concluir que o tema chuva ácida é abordado de maneira muito simplificada, na maioria dos livros analisados, e em alguns eles são os fios condutores de certas unidades. Considera-se como aspectos positivos o fato de que o tema chuva ácida serem frequentes nos livros analisados. Assim, assinalam para as possibilidades reais de uma abordagem prática dessa temática, proposta pelo livro didático.
id UFRPE_34fad8b23b975e9608e5943ef1a164f2
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4384
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.Química - Estudo e ensinoChuvas ácidasLivros didáticosOs meios de comunicação de um modo geral sempre abordam novidades científicas e acabam por criar uma demanda que deve ser dialogada no âmbito escolar, o que impõe sempre uma necessidade de atualização tanto por parte dos professores quanto por parte dos materiais didáticos utilizados. Entre os materiais disponibilizados nas escolas está o livro didático, principalmente a partir do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, em vigor desde 1996, e do Progra-ma Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, implantado em 2004. É por meio desses dois programas, que o estudante da rede pública de ensino, cujas escolas aderiram aos mesmos, receberá gratuitamente o livro e deverá devolvê-lo após o período de uso. Tais programas visam sempre à melhoria da qualidade do ensino e, considera-se necessário “a melhoria e ampliação dos recursos didáticos disponíveis para o trabalho docente e para o efetivo apoio para o desenvolvimento intelectual do aluno” (BRASIL, 2005, p. 32). Um dos temas que sempre é explorado pela mídia refere-se ao aquecimento global do planeta, causado pelo excesso de certos gases no ar, que acentuam o efeito estufa, a chuva ácida e outros problemas ambientais. Assim, este é um tema o qual professor de Química precisa, muitas vezes, dar uma atenção especial em suas aulas. Nesse sentido, tivemos como objetivo nessa pesquisa, analisar se os livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018 trazem a temática chuva ácida e como é abordada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Portanto, foi possível considerarmos que a análise dos livros didáticos permitiu-nos concluir que o tema chuva ácida é abordado de maneira muito simplificada, na maioria dos livros analisados, e em alguns eles são os fios condutores de certas unidades. Considera-se como aspectos positivos o fato de que o tema chuva ácida serem frequentes nos livros analisados. Assim, assinalam para as possibilidades reais de uma abordagem prática dessa temática, proposta pelo livro didático.The media in general always address scientific novelties and end up creating a de-mand that must be discussed in the school environment, which always imposes a need for updating both on the part of teachers and of the teaching materials used. Among the materials made available in schools is the textbook, mainly from the Na-tional Textbook Program – PNLD, in force since 1996, and the National Book Pro-gram for High Schools – PNLEM, implemented in 2004 It is through these two pro-grams that students from the public education system, whose schools adhere to them, will receive the book free of charge and must return it after the period of use. Such programs are always aimed at improving the quality of teaching and, it is con-sidered necessary to “improve and expand the didactic resources available for the teaching work and for the effective support for the student's intellectual development” (BRASIL, 2005, p. 32). One of the themes that is always explored by the media re-fers to the global warming of the planet, caused by the excess of certain gases in the air, which accentuate the greenhouse effect, acid rain and other environmental prob-lems. Thus, this is a topic that a Chemistry teacher often needs to give special atten-tion to in their classes. In this sense, our objective in this research was to analyze whether the chemistry textbooks approved in the PNLD for the year 2018 bring the theme acid rain and how it is addressed. Qualitative bibliographic research was car-ried out. Therefore, it was possible to consider that the analysis of textbooks allowed us to conclude that the theme of acid rain is approached in a very simplified way, in most of the analyzed books, and in some they are the threads of certain units. It is considered as positive aspects the fact that the theme of acid rain is frequent in the analyzed books. Thus, they point to the real possibilities of a practical approach to this theme, proposed by the textbook.BrasilSilva, Suely Alves dahttp://lattes.cnpq.br/3809853408883171http://lattes.cnpq.br/3497194749381919Silva, Marcio Gomes da2023-04-18T16:33:50Z2023-04-18T16:33:50Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfSilva, Marcio Gomes da. Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4384porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-18T16:34:05Zoai:dspace:123456789/4384Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-18T16:34:05Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
title Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
spellingShingle Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
Silva, Marcio Gomes da
Química - Estudo e ensino
Chuvas ácidas
Livros didáticos
title_short Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
title_full Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
title_fullStr Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
title_full_unstemmed Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
title_sort Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
author Silva, Marcio Gomes da
author_facet Silva, Marcio Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Suely Alves da
http://lattes.cnpq.br/3809853408883171
http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcio Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Chuvas ácidas
Livros didáticos
topic Química - Estudo e ensino
Chuvas ácidas
Livros didáticos
description Os meios de comunicação de um modo geral sempre abordam novidades científicas e acabam por criar uma demanda que deve ser dialogada no âmbito escolar, o que impõe sempre uma necessidade de atualização tanto por parte dos professores quanto por parte dos materiais didáticos utilizados. Entre os materiais disponibilizados nas escolas está o livro didático, principalmente a partir do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, em vigor desde 1996, e do Progra-ma Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, implantado em 2004. É por meio desses dois programas, que o estudante da rede pública de ensino, cujas escolas aderiram aos mesmos, receberá gratuitamente o livro e deverá devolvê-lo após o período de uso. Tais programas visam sempre à melhoria da qualidade do ensino e, considera-se necessário “a melhoria e ampliação dos recursos didáticos disponíveis para o trabalho docente e para o efetivo apoio para o desenvolvimento intelectual do aluno” (BRASIL, 2005, p. 32). Um dos temas que sempre é explorado pela mídia refere-se ao aquecimento global do planeta, causado pelo excesso de certos gases no ar, que acentuam o efeito estufa, a chuva ácida e outros problemas ambientais. Assim, este é um tema o qual professor de Química precisa, muitas vezes, dar uma atenção especial em suas aulas. Nesse sentido, tivemos como objetivo nessa pesquisa, analisar se os livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018 trazem a temática chuva ácida e como é abordada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Portanto, foi possível considerarmos que a análise dos livros didáticos permitiu-nos concluir que o tema chuva ácida é abordado de maneira muito simplificada, na maioria dos livros analisados, e em alguns eles são os fios condutores de certas unidades. Considera-se como aspectos positivos o fato de que o tema chuva ácida serem frequentes nos livros analisados. Assim, assinalam para as possibilidades reais de uma abordagem prática dessa temática, proposta pelo livro didático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
2023-04-18T16:33:50Z
2023-04-18T16:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Marcio Gomes da. Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4384
identifier_str_mv Silva, Marcio Gomes da. Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277167043870720