Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gabrielly Simões
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5277
Resumo: Os conceitos ácidos e bases são de grande interesse na Química, no entanto, a abordagem desse tema está sendo vista de forma distorcida sem considerar o contexto do seu desenvolvimento, o que acaba provocando generalizações em seu entendimento, o que causa uma má compreensão desses conceitos por parte dos alunos. Uma das principais generalizações está na abordagem encontrada nos livros didáticos, que não levam em consideração o contexto histórico no qual esses conceitos foram inseridos, assim, vale a importância da avaliação da história da ciência nos livros textos de Química como uma forma de auxiliar o ensino desses conceitos. Os ácidos e bases são conhecidos desde a antiguidade e, ao longo do tempo, estudiosos tentaram defini-los, uma consequência disso, foram as grandes contribuições científicas para as ciências, como as de Boyle, Joseph Black, Lavoisier, e muitos outros nomes, até chegar as definições mais atuais para os ácidos e bases. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a inserção da história da Ciência no conteúdo de ácidos e bases nos livros didático de Química do PNLD 2018. A metodologia para a avaliação das obras consistiu em três categorias: Quantidade de conteúdos históricos, forma de abordagem e qualidade das informações históricas. Além de analisar quatro critérios: histórias anedóticas; linearidade, ausência do contexto histórico mais amplo e consensualidade. Dentre os livros avaliados alguns não apresentam conteúdo histórico, os que apresentam, em sua maioria, está colocado de forma mínima e pouco satisfatória. Em apenas uma das obras o conteúdo histórico satisfaz, em relação a inserção de história da química no ensino dos conceitos ácido/bases, além das visões distorcidas sobre ciência aparecerem com frequência nos LDQ do PNLD 2018. O PNLD aponta a história da Ciência como uma característica fundamental que deve ser incluída nos livros didáticos, porém, isso não ocorre de forma satisfatória e, apesar de haver definições mais amplas em relação ao tema, as definições de Arrhenius são as mais utilizadas ou a única abordada nos livros textos de química do PNLD 2018.
id UFRPE_c5f658166aa7dbd00f60666306f6bae7
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5277
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.Ensino de QuímicaÁcidosBases (Química)ConceitosLivros didáticosHistória da ciênciaOs conceitos ácidos e bases são de grande interesse na Química, no entanto, a abordagem desse tema está sendo vista de forma distorcida sem considerar o contexto do seu desenvolvimento, o que acaba provocando generalizações em seu entendimento, o que causa uma má compreensão desses conceitos por parte dos alunos. Uma das principais generalizações está na abordagem encontrada nos livros didáticos, que não levam em consideração o contexto histórico no qual esses conceitos foram inseridos, assim, vale a importância da avaliação da história da ciência nos livros textos de Química como uma forma de auxiliar o ensino desses conceitos. Os ácidos e bases são conhecidos desde a antiguidade e, ao longo do tempo, estudiosos tentaram defini-los, uma consequência disso, foram as grandes contribuições científicas para as ciências, como as de Boyle, Joseph Black, Lavoisier, e muitos outros nomes, até chegar as definições mais atuais para os ácidos e bases. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a inserção da história da Ciência no conteúdo de ácidos e bases nos livros didático de Química do PNLD 2018. A metodologia para a avaliação das obras consistiu em três categorias: Quantidade de conteúdos históricos, forma de abordagem e qualidade das informações históricas. Além de analisar quatro critérios: histórias anedóticas; linearidade, ausência do contexto histórico mais amplo e consensualidade. Dentre os livros avaliados alguns não apresentam conteúdo histórico, os que apresentam, em sua maioria, está colocado de forma mínima e pouco satisfatória. Em apenas uma das obras o conteúdo histórico satisfaz, em relação a inserção de história da química no ensino dos conceitos ácido/bases, além das visões distorcidas sobre ciência aparecerem com frequência nos LDQ do PNLD 2018. O PNLD aponta a história da Ciência como uma característica fundamental que deve ser incluída nos livros didáticos, porém, isso não ocorre de forma satisfatória e, apesar de haver definições mais amplas em relação ao tema, as definições de Arrhenius são as mais utilizadas ou a única abordada nos livros textos de química do PNLD 2018.The concepts of acids and bases are of great interest in chemistry, however, the approach to this topic is being seen in a distorted way without considering the context of its development, which ends up causing generalizations in its understanding, which causes a misunderstanding of these concepts. by the students. One of the main generalizations is the approach found in textbooks, which do not take into account the historical context in which these concepts were inserted, thus, the importance of evaluating the history of science in Chemistry textbooks is worth considering as a way of aiding teaching. of these concepts. Acids and bases have been known since antiquity and, over time, scholars tried to define them, a consequence of which were the great scientific contributions to the sciences, such as those of Boyle, Joseph Black, Lavoisier, and many other names, until reaching the most current definitions for acids and bases. Therefore, the objective of this work is to evaluate the inclusion of the history of Science in the content of acids and bases in the PNLD 2018 Chemistry textbooks. The methodology for evaluating the works consisted of three categories: Quantity of historical content, approach and quality of historical information. In addition to analyzing four criteria: anecdotal stories; linearity, absence of the broader historical context and consensuality. Among the books evaluated, some do not present historical content, and those that do, for the most part, are presented in a minimal and unsatisfactory way. In only one of the works does the historical content satisfy, in relation to the inclusion of the history of chemistry in the teaching of acid/base concepts, in addition to the distorted views on science appearing frequently in the LDQ of the PNLD 2018. The PNLD points to the history of Science as a fundamental characteristic that must be included in textbooks, however, this does not occur satisfactorily and, despite there being broader definitions regarding the topic, Arrhenius' definitions are the most used or the only one covered in PNLD chemistry textbooks. 2018.BrasilLeite, Bruno Silvahttp://lattes.cnpq.br/2558554946002483http://lattes.cnpq.br/4932752031807872Ferreira, Gabrielly Simões2023-12-27T19:34:00Z2023-12-27T19:34:00Z2023-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfFERREIRA, Gabrielly Simões. Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5277porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T19:35:32Zoai:dspace:123456789/5277Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T19:35:32Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
title Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
spellingShingle Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
Ferreira, Gabrielly Simões
Ensino de Química
Ácidos
Bases (Química)
Conceitos
Livros didáticos
História da ciência
title_short Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
title_full Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
title_fullStr Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
title_full_unstemmed Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
title_sort Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018.
author Ferreira, Gabrielly Simões
author_facet Ferreira, Gabrielly Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Bruno Silva
http://lattes.cnpq.br/2558554946002483
http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gabrielly Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Ácidos
Bases (Química)
Conceitos
Livros didáticos
História da ciência
topic Ensino de Química
Ácidos
Bases (Química)
Conceitos
Livros didáticos
História da ciência
description Os conceitos ácidos e bases são de grande interesse na Química, no entanto, a abordagem desse tema está sendo vista de forma distorcida sem considerar o contexto do seu desenvolvimento, o que acaba provocando generalizações em seu entendimento, o que causa uma má compreensão desses conceitos por parte dos alunos. Uma das principais generalizações está na abordagem encontrada nos livros didáticos, que não levam em consideração o contexto histórico no qual esses conceitos foram inseridos, assim, vale a importância da avaliação da história da ciência nos livros textos de Química como uma forma de auxiliar o ensino desses conceitos. Os ácidos e bases são conhecidos desde a antiguidade e, ao longo do tempo, estudiosos tentaram defini-los, uma consequência disso, foram as grandes contribuições científicas para as ciências, como as de Boyle, Joseph Black, Lavoisier, e muitos outros nomes, até chegar as definições mais atuais para os ácidos e bases. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a inserção da história da Ciência no conteúdo de ácidos e bases nos livros didático de Química do PNLD 2018. A metodologia para a avaliação das obras consistiu em três categorias: Quantidade de conteúdos históricos, forma de abordagem e qualidade das informações históricas. Além de analisar quatro critérios: histórias anedóticas; linearidade, ausência do contexto histórico mais amplo e consensualidade. Dentre os livros avaliados alguns não apresentam conteúdo histórico, os que apresentam, em sua maioria, está colocado de forma mínima e pouco satisfatória. Em apenas uma das obras o conteúdo histórico satisfaz, em relação a inserção de história da química no ensino dos conceitos ácido/bases, além das visões distorcidas sobre ciência aparecerem com frequência nos LDQ do PNLD 2018. O PNLD aponta a história da Ciência como uma característica fundamental que deve ser incluída nos livros didáticos, porém, isso não ocorre de forma satisfatória e, apesar de haver definições mais amplas em relação ao tema, as definições de Arrhenius são as mais utilizadas ou a única abordada nos livros textos de química do PNLD 2018.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T19:34:00Z
2023-12-27T19:34:00Z
2023-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Gabrielly Simões. Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5277
identifier_str_mv FERREIRA, Gabrielly Simões. Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277146842005504