O silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física: um olhar para duas escolas públicas de Garanhuns (PE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvania de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1502
Resumo: Este trabalho monográfico pauta-se no tema da inclusão, lançando um olhar sobre a materialização de políticas e propostas de inclusão de alunos com deficiência física de duas escolas públicas de Garanhuns. Partimos da discussão sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente educacional e se há silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física. Esse questionamento nos direciona a compreender a problemática da educação especial no Brasil, bem como as políticas de inclusão da pessoa com deficiência, destacando aspectos da inclusão ou do silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física em duas escolas públicas de Garanhuns. A partir deste objetivo, pontuamos como ações de pesquisa o levantamento bibliográfico de leis e documentos que normatizam a educação especial no Brasil e os princípios da educação inclusiva; a investigação dos elementos arquitetônicos e pedagógicos que garantem a inclusão de pessoas com deficiência física em duas escolas públicas; bem como a análise de possíveis ações e gestos de silenciamento discursivo da pessoa com deficiência. Como fundamentos, utilizamos como base teórica os documentos referentes à perspectiva da inclusão, a exemplo de BRASIL (2015), além de conceitos da Análise do Discurso Francesa, conforme Orlandi (2007, 2008, 2010). Partindo de uma abordagem qualitativa Minayo (2002) e baseada nos princípios analíticos da AD, utilizamos a técnica de questionário para realizar a diagnose do contexto definido como lócus de análise. Tais questionários foram direcionados a dois agentes do processo de ensino, coordenadores e professores de educação física das duas escolas públicas, com intuito de obter dados e uma amostragem sobre a acessibilidade arquitetônica e prática pedagógica voltada para alunos com deficiência física. As análises permitiram obter como resultado principal que o discurso da inclusão é configurando nas leis, mas não na prática pedagógica das duas escolas. Além disso, os sujeitos, pessoas com deficiência física, são silenciados quanto aos seus direitos à acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas, refletindo uma inviabilização dos seus direitos sociais, pois as escolas descumprem o que se normatiza em BRASIL (2015). Mostra-se também que a formação dos profissionais em educação para trabalhar com inclusão e acessibilidade é precária na amostra analisada.
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A partir deste objetivo, pontuamos como ações de pesquisa o levantamento bibliográfico de leis e documentos que normatizam a educação especial no Brasil e os princípios da educação inclusiva; a investigação dos elementos arquitetônicos e pedagógicos que garantem a inclusão de pessoas com deficiência física em duas escolas públicas; bem como a análise de possíveis ações e gestos de silenciamento discursivo da pessoa com deficiência. Como fundamentos, utilizamos como base teórica os documentos referentes à perspectiva da inclusão, a exemplo de BRASIL (2015), além de conceitos da Análise do Discurso Francesa, conforme Orlandi (2007, 2008, 2010). Partindo de uma abordagem qualitativa Minayo (2002) e baseada nos princípios analíticos da AD, utilizamos a técnica de questionário para realizar a diagnose do contexto definido como lócus de análise. Tais questionários foram direcionados a dois agentes do processo de ensino, coordenadores e professores de educação física das duas escolas públicas, com intuito de obter dados e uma amostragem sobre a acessibilidade arquitetônica e prática pedagógica voltada para alunos com deficiência física. As análises permitiram obter como resultado principal que o discurso da inclusão é configurando nas leis, mas não na prática pedagógica das duas escolas. Além disso, os sujeitos, pessoas com deficiência física, são silenciados quanto aos seus direitos à acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas, refletindo uma inviabilização dos seus direitos sociais, pois as escolas descumprem o que se normatiza em BRASIL (2015). Mostra-se também que a formação dos profissionais em educação para trabalhar com inclusão e acessibilidade é precária na amostra analisada.This research aims to study about inclusion, focusing on the materialization of policies and proposals for inclusion of students with physical disabilities from two public schools of Garanhuns. We start from the discussion about the inclusion of people with disabilities in the educational context and if there is a discursive silencing of the person with physical disability. This questioning leads us to Understand a problem of special education in Brazil, as well as the privacy policies of the disabled, highlighting the aspects of integration or discursive silencing of the person with disabilities in Garanhuns public schools. Based on this aim, we point out how the research actions on the bibliographic survey of laws and documents that promote special education in Brazil and the principles of inclusive education; the investigation of the architectural and pedagogical elements that guarantee the inclusion of people with physical disabilities in two public schools; As well as an analysis of actions and gestures of discursive silencing the person with disability. As a background, we use the documents referring to the inclusion perspective, such as BRAZIL (2015), in addition to the concepts of Discourse Analysis in France, according to Orlandi (2007, 2008, 2010). Starting from a qualitative approach Minayo (2002) and based on the analytical principles of AD, we used the questionnaire technique to perform the diagnosis of the context defined as locus of analysis. These questionnaires were directed to two agents of the teaching process, coordinators and teachers of physical education of the two public schools, in order to obtain data and a sample on the architectural accessibility and pedagogical practice aimed at students with physical disabilities. The analyzes allowed to obtain as main result that the discourse of inclusion is configuring in the laws, but not in the pedagogical practice of the two schools. Besides this, subjects with physical disabilities are silenced with their rights to architectural accessibility and pedagogical practices, they reflect an unfeasibility of their social rights, as schools disregard what is standardized in BRAZIL (2015). It is also shown that the training of professionals in education to work with inclusion and accessibility is precarious in the sample analyzed.BrasilGomes, Juliene da Silva BarrosNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/2570720500233989Souza, Silvania de2019-09-12T16:14:19Z2019-09-12T16:14:19Z2019-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis129 f.application/pdfSOUZA, Silvania de.O silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física: um olhar para duas escolas públicas de Garanhuns (PE). 2019. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1502porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T18:28:00Zoai:dspace:123456789/1502Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T18:28Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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