O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3805
Resumo: Buscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas.
id UFRPE_3ad323168f299c8615bd78f3e0f3f6f4
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3805
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciaisAlfabetizaçãoLetramentoTecnologiaBuscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas.BrasilNascimento, Regina Célia Macêdo dohttp://lattes.cnpq.br/7522551192819216http://lattes.cnpq.br/2339102253217709Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da2023-01-25T12:34:58Z2023-01-25T12:34:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis15 f.application/pdfROCHA, Rita de Cássia Correia Lins da. O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3805porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-25T12:35:07Zoai:dspace:123456789/3805Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-25T12:35:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
title O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
spellingShingle O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da
Alfabetização
Letramento
Tecnologia
title_short O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
title_full O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
title_fullStr O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
title_full_unstemmed O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
title_sort O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
author Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da
author_facet Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Regina Célia Macêdo do
http://lattes.cnpq.br/7522551192819216
http://lattes.cnpq.br/2339102253217709
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Tecnologia
topic Alfabetização
Letramento
Tecnologia
description Buscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-25T12:34:58Z
2023-01-25T12:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Rita de Cássia Correia Lins da. O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3805
identifier_str_mv ROCHA, Rita de Cássia Correia Lins da. O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277162489905152