Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Matheus Melo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3981
Resumo: O fenômeno das redes digitais integrou-se ao cotidiano das pessoas nas últimas décadas, implicando em um movimento informacional infindável, associado a interações virtuais contínuas. Este estudo busca refletir sobre o Instagram, que possui aproximadamente um bilhão de usuários ativos por mês, especialmente relacionando-o aos processos de construção de identidades e hábitos de consumo. Para isso, é indispensável mobilizar e discutir teorias que permitem acessar o significado dessa realidade, abrangendo múltiplas abordagens: a abordagem sobre os meios de comunicação de massa, os temas da sociabilidade e da representação do indivíduo na sociedade e, especialmente, a discussão sobre os conceitos de identidade e consumo. A utilização da ferramenta algoritmo por parte desta rede, como forma de direcionar conteúdos e anúncio personalizados, foi um aspecto fundamental descoberto no exercício da pesquisa, pois auxiliou na composição do argumento central e permitiu uma maior compreensão do fenômeno estudado.
id UFRPE_3e4d326fd7c1b5963d672695b2a6a388
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3981
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.Redes sociais on-lineInstagram (Rede social on-line)Comunicação de massaIdentidadeConsumo (Economia)O fenômeno das redes digitais integrou-se ao cotidiano das pessoas nas últimas décadas, implicando em um movimento informacional infindável, associado a interações virtuais contínuas. Este estudo busca refletir sobre o Instagram, que possui aproximadamente um bilhão de usuários ativos por mês, especialmente relacionando-o aos processos de construção de identidades e hábitos de consumo. Para isso, é indispensável mobilizar e discutir teorias que permitem acessar o significado dessa realidade, abrangendo múltiplas abordagens: a abordagem sobre os meios de comunicação de massa, os temas da sociabilidade e da representação do indivíduo na sociedade e, especialmente, a discussão sobre os conceitos de identidade e consumo. A utilização da ferramenta algoritmo por parte desta rede, como forma de direcionar conteúdos e anúncio personalizados, foi um aspecto fundamental descoberto no exercício da pesquisa, pois auxiliou na composição do argumento central e permitiu uma maior compreensão do fenômeno estudado.The phenomenon of digital media has been integrated into people's daily lives in recent decades, resulting in an endless informational movement, associated with continuous virtual interactions. This study seeks to discuss about Instagram, which has approximately 1 billion active users per month, especially relating it to the processes of building identities and habits of consumption. For this, it is essential to mobilize and discuss theories that allow access to the meaning of this reality, covering multiple approaches: the approach on the mass media, the themes of sociability and the representation of the individual in society-society and, especially, the discussion about the concepts of identity and consumption. The use of the algorithm tool by this network, as a way of directing personalized content and advertising, was a fundamental aspect discovered in the research exercise, since it helped in the composition of the central argument and allowed an understanding of the studied phenomenon.BrasilFaria, Maurício Sarda dehttp://lattes.cnpq.br/6244561601189722http://lattes.cnpq.br/1513772085737367Souza, José Matheus Melo de2023-02-15T20:40:49Z2023-02-15T20:40:49Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSouza, José Matheus Melo de. Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3981porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-15T20:41:11Zoai:dspace:123456789/3981Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-15T20:41:11Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
title Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
spellingShingle Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
Souza, José Matheus Melo de
Redes sociais on-line
Instagram (Rede social on-line)
Comunicação de massa
Identidade
Consumo (Economia)
title_short Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
title_full Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
title_fullStr Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
title_full_unstemmed Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
title_sort Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa.
author Souza, José Matheus Melo de
author_facet Souza, José Matheus Melo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Maurício Sarda de
http://lattes.cnpq.br/6244561601189722
http://lattes.cnpq.br/1513772085737367
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Matheus Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais on-line
Instagram (Rede social on-line)
Comunicação de massa
Identidade
Consumo (Economia)
topic Redes sociais on-line
Instagram (Rede social on-line)
Comunicação de massa
Identidade
Consumo (Economia)
description O fenômeno das redes digitais integrou-se ao cotidiano das pessoas nas últimas décadas, implicando em um movimento informacional infindável, associado a interações virtuais contínuas. Este estudo busca refletir sobre o Instagram, que possui aproximadamente um bilhão de usuários ativos por mês, especialmente relacionando-o aos processos de construção de identidades e hábitos de consumo. Para isso, é indispensável mobilizar e discutir teorias que permitem acessar o significado dessa realidade, abrangendo múltiplas abordagens: a abordagem sobre os meios de comunicação de massa, os temas da sociabilidade e da representação do indivíduo na sociedade e, especialmente, a discussão sobre os conceitos de identidade e consumo. A utilização da ferramenta algoritmo por parte desta rede, como forma de direcionar conteúdos e anúncio personalizados, foi um aspecto fundamental descoberto no exercício da pesquisa, pois auxiliou na composição do argumento central e permitiu uma maior compreensão do fenômeno estudado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
2023-02-15T20:40:49Z
2023-02-15T20:40:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, José Matheus Melo de. Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3981
identifier_str_mv Souza, José Matheus Melo de. Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277153467957248