Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9366
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
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spelling Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares RodriguesSousa, Janara Kalline Leal Lopes deSALDANHA, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues. Frango com batata doce: uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram. 2014. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9366Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.O presente trabalho tem como objetivo esboçar de que forma a identidade fitness é construída dentro Instagram. Recentemente, com o advento das mídias sociais, diferentes personalidades vêm ganhando destaque nos meios de comunicação, exemplo disso são alguns perfis existentes no aplicativo. Essas contas, ao se apropriarem de um tema amplamente debatido pelos veículos de comunicação, o fitness, e o abordarem de maneira diferenciada e chamativa, conquistam espaço e relevância dentro e fora da rede. Todavia, é possível identificar uma série de características comuns a todos esses perfis, o que instigou a realização desta pesquisa. Levando este fato em consideração, a estrutura teórica levantada para se entender como a identidade fitness é formulada abrange historicamente e teoricamente as apropriações do corpo ao longo do tempo e a influência da mídia na construção de imagens corporais. Fazendo o uso da análise de conteúdo como procedimento metodológico, foram estudadas 250 publicações contidas em 10 páginas do Instagram. Como resultado deste processo, pôde-se perceber, entre outros achados, que essa identidade é representada prioritariamente por mulheres, que apesar de não possuírem formação acadêmica na área da saúde, utilizam o discurso científico para promover um estilo de vida e todo o mercado que ele abrange.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-01-13T18:51:59Z No. of bitstreams: 1 2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf: 1966516 bytes, checksum: 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-14T15:57:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf: 1966516 bytes, checksum: 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-14T15:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf: 1966516 bytes, checksum: 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300 (MD5)This paper aims to outline how the fitness identity is built on Instagram. Recently, with the advent of social media, different prominent people are being highlighted in the media, as example there are some profiles in the application program. By incorporating a topic widely discussed by the media, fitness, and approaching it in a different and attractive way, those profiles conquer space and relevance within and outside the network. However, it is possible to identify features common to all these profiles, what has prompted the present research. Taking this fact into consideration, the theoretical structure brought up for understanding how this identity is created considers, historically and theoretically, the appropriation of the body over time and the influence of media in the construction of body images. By using the content analysis as a methodological procedure, 250 publications contained in 10 pages of Instagram were studied. As a result of this procedure it is possible to notice that the fitness identity is primarily represented by women that, despite lacking academic training in health, use scientific discourse to promote a lifestyle and all the market covered by it.Identidade socialRedes sociais on-lineInstagram (Rede social on-line)Mídia socialFrango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-14T15:57:39Z2015-01-14T15:57:39Z2015-01-14T15:57:39Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdfapplication/pdf1966516http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/1/2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/5/license.txt1096fde9434bf3105964932307925222MD5510483/93662017-01-25 11:41:14.818oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-01-25T13:41:14Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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