Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9366
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
id UNB-2_3677fe2f75b50300c773edb2749a9e2a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/9366
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares RodriguesSousa, Janara Kalline Leal Lopes deSALDANHA, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues. Frango com batata doce: uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram. 2014. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9366Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.O presente trabalho tem como objetivo esboçar de que forma a identidade fitness é construída dentro Instagram. Recentemente, com o advento das mídias sociais, diferentes personalidades vêm ganhando destaque nos meios de comunicação, exemplo disso são alguns perfis existentes no aplicativo. Essas contas, ao se apropriarem de um tema amplamente debatido pelos veículos de comunicação, o fitness, e o abordarem de maneira diferenciada e chamativa, conquistam espaço e relevância dentro e fora da rede. Todavia, é possível identificar uma série de características comuns a todos esses perfis, o que instigou a realização desta pesquisa. Levando este fato em consideração, a estrutura teórica levantada para se entender como a identidade fitness é formulada abrange historicamente e teoricamente as apropriações do corpo ao longo do tempo e a influência da mídia na construção de imagens corporais. Fazendo o uso da análise de conteúdo como procedimento metodológico, foram estudadas 250 publicações contidas em 10 páginas do Instagram. Como resultado deste processo, pôde-se perceber, entre outros achados, que essa identidade é representada prioritariamente por mulheres, que apesar de não possuírem formação acadêmica na área da saúde, utilizam o discurso científico para promover um estilo de vida e todo o mercado que ele abrange.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-01-13T18:51:59Z No. of bitstreams: 1 2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf: 1966516 bytes, checksum: 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-14T15:57:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf: 1966516 bytes, checksum: 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-14T15:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf: 1966516 bytes, checksum: 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300 (MD5)This paper aims to outline how the fitness identity is built on Instagram. Recently, with the advent of social media, different prominent people are being highlighted in the media, as example there are some profiles in the application program. By incorporating a topic widely discussed by the media, fitness, and approaching it in a different and attractive way, those profiles conquer space and relevance within and outside the network. However, it is possible to identify features common to all these profiles, what has prompted the present research. Taking this fact into consideration, the theoretical structure brought up for understanding how this identity is created considers, historically and theoretically, the appropriation of the body over time and the influence of media in the construction of body images. By using the content analysis as a methodological procedure, 250 publications contained in 10 pages of Instagram were studied. As a result of this procedure it is possible to notice that the fitness identity is primarily represented by women that, despite lacking academic training in health, use scientific discourse to promote a lifestyle and all the market covered by it.Identidade socialRedes sociais on-lineInstagram (Rede social on-line)Mídia socialFrango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-14T15:57:39Z2015-01-14T15:57:39Z2015-01-14T15:57:39Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdfapplication/pdf1966516http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/1/2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/5/license.txt1096fde9434bf3105964932307925222MD5510483/93662017-01-25 11:41:14.818oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-01-25T13:41:14Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
title Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
spellingShingle Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues
Identidade social
Redes sociais on-line
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
title_short Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
title_full Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
title_fullStr Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
title_full_unstemmed Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
title_sort Frango com batata doce : uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram
author Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues
author_facet Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
contributor_str_mv Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Identidade social
Redes sociais on-line
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
topic Identidade social
Redes sociais on-line
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-14T15:57:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-14T15:57:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-14T15:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALDANHA, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues. Frango com batata doce: uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram. 2014. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/9366
identifier_str_mv SALDANHA, Felipe Roberto Mayer Soares Rodrigues. Frango com batata doce: uma análise sobre a construção da identidade fitness no Instagram. 2014. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/9366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/1/2014_FelipeRobertoMayerSoaresRodriguesSaldanha.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9366/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82f29146dd2982f7983e3b3b3b4b7300
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
1096fde9434bf3105964932307925222
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907831679614976