A arte como potencializadora de ações inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000009k9m |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_102d5c05f75bdf3996adabfe4fdaae70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2301 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte como potencializadora de ações inclusivasArteEducação inclusivaPolítica educacionalEnsino e aprendizagemSala de aulaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de uma pesquisa por meio de um questionário aberto para professores formados em Arte que atuam nas escolas públicas da Rede Municipal de Passo Fundo. O estudo consiste em descobrir como os professores de arte percebem a inclusão em suas escolas e de que forma a Arte pode proporcionar atividades inclusivas. O objetivo principal desta pesquisa foi conhecer de que forma a Arte por meio de suas linguagens artísticas é um instrumento potencializador de propostas e ações inclusivas nas escolas. O estudo apontou um caminho significativo para ações inclusivas tendo como eixo de um planejamento interdisciplinar, as linguagens artísticas, mas por outro lado apontou também algumas dificuldades, considerando que os professores que não tem conhecimento específico da arte, não conseguem visualizar as possibilidades interativas que a arte pode proporcionar. Durante a pesquisa observou-se no relato dos professores que a arte é um meio potencializador sim, de aprendizagens para os alunos deficientes, pois os mesmos demonstraram que nas aulas de Arte sentiam valorizados e inseridos no contexto escolar. Processando o conhecimento diante das possibilidades, vencendo os obstáculos para superas suas dificuldades. O resultado da pesquisa bem como suportes teóricos, revela que é possível desenvolver propostas de ações inclusivas por meio das diferentes linguagens artísticas desencadeando aquisição de conhecimento, visto que o objetivo de estudo revela grande potencial de desenvolvimentos nas áreas física, motora cognitiva e emocional.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBridi, Fabiane Romano de SouzaKobielski, Helena Biondo2016-11-03T14:26:43Z2016-11-03T14:26:43Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301ark:/26339/0013000009k9mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
title |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
spellingShingle |
A arte como potencializadora de ações inclusivas Kobielski, Helena Biondo Arte Educação inclusiva Política educacional Ensino e aprendizagem Sala de aula |
title_short |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
title_full |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
title_fullStr |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
title_full_unstemmed |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
title_sort |
A arte como potencializadora de ações inclusivas |
author |
Kobielski, Helena Biondo |
author_facet |
Kobielski, Helena Biondo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bridi, Fabiane Romano de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kobielski, Helena Biondo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação inclusiva Política educacional Ensino e aprendizagem Sala de aula |
topic |
Arte Educação inclusiva Política educacional Ensino e aprendizagem Sala de aula |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-11-03T14:26:43Z 2016-11-03T14:26:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000009k9m |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000009k9m |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172310858989568 |