A arte como potencializadora de ações inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kobielski, Helena Biondo
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000009k9m
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_102d5c05f75bdf3996adabfe4fdaae70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2301
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A arte como potencializadora de ações inclusivasArteEducação inclusivaPolítica educacionalEnsino e aprendizagemSala de aulaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de uma pesquisa por meio de um questionário aberto para professores formados em Arte que atuam nas escolas públicas da Rede Municipal de Passo Fundo. O estudo consiste em descobrir como os professores de arte percebem a inclusão em suas escolas e de que forma a Arte pode proporcionar atividades inclusivas. O objetivo principal desta pesquisa foi conhecer de que forma a Arte por meio de suas linguagens artísticas é um instrumento potencializador de propostas e ações inclusivas nas escolas. O estudo apontou um caminho significativo para ações inclusivas tendo como eixo de um planejamento interdisciplinar, as linguagens artísticas, mas por outro lado apontou também algumas dificuldades, considerando que os professores que não tem conhecimento específico da arte, não conseguem visualizar as possibilidades interativas que a arte pode proporcionar. Durante a pesquisa observou-se no relato dos professores que a arte é um meio potencializador sim, de aprendizagens para os alunos deficientes, pois os mesmos demonstraram que nas aulas de Arte sentiam valorizados e inseridos no contexto escolar. Processando o conhecimento diante das possibilidades, vencendo os obstáculos para superas suas dificuldades. O resultado da pesquisa bem como suportes teóricos, revela que é possível desenvolver propostas de ações inclusivas por meio das diferentes linguagens artísticas desencadeando aquisição de conhecimento, visto que o objetivo de estudo revela grande potencial de desenvolvimentos nas áreas física, motora cognitiva e emocional.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBridi, Fabiane Romano de SouzaKobielski, Helena Biondo2016-11-03T14:26:43Z2016-11-03T14:26:43Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301ark:/26339/0013000009k9mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como potencializadora de ações inclusivas
title A arte como potencializadora de ações inclusivas
spellingShingle A arte como potencializadora de ações inclusivas
Kobielski, Helena Biondo
Arte
Educação inclusiva
Política educacional
Ensino e aprendizagem
Sala de aula
title_short A arte como potencializadora de ações inclusivas
title_full A arte como potencializadora de ações inclusivas
title_fullStr A arte como potencializadora de ações inclusivas
title_full_unstemmed A arte como potencializadora de ações inclusivas
title_sort A arte como potencializadora de ações inclusivas
author Kobielski, Helena Biondo
author_facet Kobielski, Helena Biondo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Kobielski, Helena Biondo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação inclusiva
Política educacional
Ensino e aprendizagem
Sala de aula
topic Arte
Educação inclusiva
Política educacional
Ensino e aprendizagem
Sala de aula
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-11-03T14:26:43Z
2016-11-03T14:26:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000009k9m
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301
identifier_str_mv ark:/26339/0013000009k9m
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172310858989568