Consciência fonológica no processo de alfabetização: práticas de uma docente do 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1001 |
Resumo: | Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, que teve como objetivo principal identificar nas práticas de ensino de uma docente do 1º ano do Ensino Fundamental, as habilidades de consciência fonológica mobilizadas no processo de Alfabetização, identificando os momentos e a frequência nos quais ocorriam à exploração de tais habilidades. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Morais e Silva (2010); Morais (2012 e 2013); Aquino (2007) e Bezerra (2008) que versam sobre a relação entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Também partimos das contribuições dos estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1979) e Soares (2004), que discutem aspectos sobre a alfabetização e o letramento. Foram realizadas oito observações das aulas e entrevista com a professora, buscando identificar, na prática de ensino, atividades referentes às habilidades metafonológicas. Assim, foi perceptível nas situações didáticas realizadas pela professora a exploração da consciência fonológica e suas subhabilidades na alfabetização, envolvendo partes orais e escritas. A pesquisa reforça a importância da consciência fonológica na alfabetização, bem como importância de uma proposta de ensino sistemático em torno dos princípios do sistema de escrita e as questões fonológicas da língua. |
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Consciência fonológica no processo de alfabetização: práticas de uma docente do 1º ano do ensino fundamentalAlfabetizaçãoPrática de ensinoLetramentoEnsino fundamentalEsta pesquisa trata-se de um estudo de caso, que teve como objetivo principal identificar nas práticas de ensino de uma docente do 1º ano do Ensino Fundamental, as habilidades de consciência fonológica mobilizadas no processo de Alfabetização, identificando os momentos e a frequência nos quais ocorriam à exploração de tais habilidades. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Morais e Silva (2010); Morais (2012 e 2013); Aquino (2007) e Bezerra (2008) que versam sobre a relação entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Também partimos das contribuições dos estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1979) e Soares (2004), que discutem aspectos sobre a alfabetização e o letramento. Foram realizadas oito observações das aulas e entrevista com a professora, buscando identificar, na prática de ensino, atividades referentes às habilidades metafonológicas. Assim, foi perceptível nas situações didáticas realizadas pela professora a exploração da consciência fonológica e suas subhabilidades na alfabetização, envolvendo partes orais e escritas. A pesquisa reforça a importância da consciência fonológica na alfabetização, bem como importância de uma proposta de ensino sistemático em torno dos princípios do sistema de escrita e as questões fonológicas da língua.This research is a case study, whose main objective was to identify in the teaching practices of a teacher in the 1st year of Elementary School, the phonological awareness skills mobilized in the process of Literacy, identifying the moments and the frequency in which the exploitation of such skills. We used as theoretical contribution the studies of Morais e Silva (2010); Morais (2012 and 2013); Aquino (2007) and Bezerra (2008) that deal with the relationship between phonological awareness and the appropriation of the alphabetic writing system. We also start from the contributions of the authors Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1979) and Soares (2004), who discuss aspects about literacy and literacy. Eight observations of the classes and interview with the teacher were made, seeking to identify, in teaching practice, activities related to metaphonological abilities. Thus, in the didactic situations carried out by the teacher, the exploration of phonological awareness and its sub-abilities in literacy, involving oral and written parts, was perceptible. The research reinforces the importance of phonological awareness in literacy, as well as the importance of a systematic teaching proposal around the principles of the writing system and the phonological issues of language.BrasilSilva, Leila Nascimento dahttp://lattes.cnpq.br/5746063462314740http://lattes.cnpq.br/5525936095476415Silva, Micheline Cordeiro Sobral da2019-05-13T17:36:32Z2019-05-13T17:36:32Z2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSILVA, Micheline Cordeiro Sobral da. Consciência fonológica no processo de alfabetização: práticas de uma docente do 1º ano do ensino fundamental. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1001porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:22:54Zoai:dspace:123456789/1001Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:22:54Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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