O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ivaní dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.
id UFRPE_64d80a2c10e6f29e899b0cf65092b203
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/750
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São JoãoAlfabetizaçãoLivro didáticoPrática de ensinoO presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.This work was based on the theory of psychogenesis by Ferreiro and Teberosky (1979), and is composed of a documental analysis on the work of appropriation of the writing system in first-year elementary schoolbooks adopted in the municipality of São João-Pernambuco. We aim to analyze whether the schoolbook used in the literacy cycle in the municipality of São João carries out the appropriation of the alphabetical writing system, by conducting a qualita-tive and quantitative approach, as we were concerned with carefully analyzing each activity of such schoolbook, categorizing them in the most adequate manner, through charts with the types of activities found, in order to be able to identify what the literacy proposal of the book is. Thus we came to the conclusion that the book is comprised of diversified activities, while not contemplating, in a balanced manner, activities which foster students’ reflection so that he or she may be able to advance his or her literacy level to a more significant extent.BrasilSilva, Leila Nascimento daNão encontradoNão encontradoSouza, Ivaní dos Santos2019-02-13T14:06:19Z2019-02-13T14:06:19Z2018-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750poropenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:06:34Zoai:dspace:123456789/750Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:06:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
title O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
spellingShingle O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
Souza, Ivaní dos Santos
Alfabetização
Livro didático
Prática de ensino
title_short O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
title_full O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
title_fullStr O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
title_full_unstemmed O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
title_sort O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
author Souza, Ivaní dos Santos
author_facet Souza, Ivaní dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Leila Nascimento da
Não encontrado
Não encontrado
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ivaní dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Livro didático
Prática de ensino
topic Alfabetização
Livro didático
Prática de ensino
description O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22
2019-02-13T14:06:19Z
2019-02-13T14:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750
identifier_str_mv SOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120136325332992