O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa. |
id |
UFRPE_64d80a2c10e6f29e899b0cf65092b203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/750 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São JoãoAlfabetizaçãoLivro didáticoPrática de ensinoO presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.This work was based on the theory of psychogenesis by Ferreiro and Teberosky (1979), and is composed of a documental analysis on the work of appropriation of the writing system in first-year elementary schoolbooks adopted in the municipality of São João-Pernambuco. We aim to analyze whether the schoolbook used in the literacy cycle in the municipality of São João carries out the appropriation of the alphabetical writing system, by conducting a qualita-tive and quantitative approach, as we were concerned with carefully analyzing each activity of such schoolbook, categorizing them in the most adequate manner, through charts with the types of activities found, in order to be able to identify what the literacy proposal of the book is. Thus we came to the conclusion that the book is comprised of diversified activities, while not contemplating, in a balanced manner, activities which foster students’ reflection so that he or she may be able to advance his or her literacy level to a more significant extent.BrasilSilva, Leila Nascimento daNão encontradoNão encontradoSouza, Ivaní dos Santos2019-02-13T14:06:19Z2019-02-13T14:06:19Z2018-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750poropenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:06:34Zoai:dspace:123456789/750Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:06:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
title |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
spellingShingle |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João Souza, Ivaní dos Santos Alfabetização Livro didático Prática de ensino |
title_short |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
title_full |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
title_fullStr |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
title_full_unstemmed |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
title_sort |
O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João |
author |
Souza, Ivaní dos Santos |
author_facet |
Souza, Ivaní dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Leila Nascimento da Não encontrado Não encontrado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ivaní dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Livro didático Prática de ensino |
topic |
Alfabetização Livro didático Prática de ensino |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-22 2019-02-13T14:06:19Z 2019-02-13T14:06:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no Município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1802120136325332992 |