Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Maria Helena Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1040
Resumo: A leitura, além de aguçar a curiosidade, desperta a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem da leitura acontece na escola através de atividades sistemáticas elaboradas pelo(a) professor(a). Uma dessas atividades são as rodas de história aplicadas na Educação Infantil, que auxiliam o ensino e a aprendizagem da leitura. Para tal, é necessário que o(a) professor(a) compreenda e aplique as estratégias de leitura recomendadas. Por essa razão, nos propomos a investigar como é realizado o trabalho com a leitura nas rodas de história na Educação Infantil. Para tanto, buscamos: Identificar as habilidades de leitura exploradas; Distinguir as estratégias de leitura utilizadas; Analisar os textos escolhidos pela professora para ler nas rodas de história; Analisar a mediação da professora durante as rodas de história. Foram realizadas cinco observações de rodas de leitura em uma turma da Educação Infantil II e uma entrevista com a docente, ambas áudio-gravadas e transcritas. Os resultados obtidos nos fizeram perceber, inicialmente, que a professora realiza rodas de leitura diariamente. Identificamos também que a mesma não aplicou todas as estratégias de leitura necessárias nas rodas de história, mas as utilizadas foram de grande valia, proporcionando à hora da leitura um momento de lazer, aprendizagem e interação. Além disso, identificamos que a professora utilizava os três momentos de leitura: o antes, o durante e o depois, provocando, assim, a atenção dos alunos e auxiliando na compreensão do texto. Compreendemos com o estudo do referencial teórico e a análise dos dados que é imprescindível o uso de diferentes estratégias de leitura para estimular o aluno a ouvir, compreender e argumentar o que está sendo lido.
id UFRPE_65d0b1775131e49de5318739c5bdc30f
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1040
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil IIEducação de criançasLeituraPrática de ensinoA leitura, além de aguçar a curiosidade, desperta a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem da leitura acontece na escola através de atividades sistemáticas elaboradas pelo(a) professor(a). Uma dessas atividades são as rodas de história aplicadas na Educação Infantil, que auxiliam o ensino e a aprendizagem da leitura. Para tal, é necessário que o(a) professor(a) compreenda e aplique as estratégias de leitura recomendadas. Por essa razão, nos propomos a investigar como é realizado o trabalho com a leitura nas rodas de história na Educação Infantil. Para tanto, buscamos: Identificar as habilidades de leitura exploradas; Distinguir as estratégias de leitura utilizadas; Analisar os textos escolhidos pela professora para ler nas rodas de história; Analisar a mediação da professora durante as rodas de história. Foram realizadas cinco observações de rodas de leitura em uma turma da Educação Infantil II e uma entrevista com a docente, ambas áudio-gravadas e transcritas. Os resultados obtidos nos fizeram perceber, inicialmente, que a professora realiza rodas de leitura diariamente. Identificamos também que a mesma não aplicou todas as estratégias de leitura necessárias nas rodas de história, mas as utilizadas foram de grande valia, proporcionando à hora da leitura um momento de lazer, aprendizagem e interação. Além disso, identificamos que a professora utilizava os três momentos de leitura: o antes, o durante e o depois, provocando, assim, a atenção dos alunos e auxiliando na compreensão do texto. Compreendemos com o estudo do referencial teórico e a análise dos dados que é imprescindível o uso de diferentes estratégias de leitura para estimular o aluno a ouvir, compreender e argumentar o que está sendo lido.BrasilSilva, Elaine Cristina Nascimento dahttp://lattes.cnpq.br/8225438656557853http://lattes.cnpq.br/2898599129662523Severo, Maria Helena Santos2019-05-20T13:32:07Z2019-05-20T13:32:07Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24 f.application/pdfSEVERO, Maria Helena Santos. Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1040porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:28:11Zoai:dspace:123456789/1040Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:28:11Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
title Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
spellingShingle Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
Severo, Maria Helena Santos
Educação de crianças
Leitura
Prática de ensino
title_short Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
title_full Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
title_fullStr Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
title_full_unstemmed Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
title_sort Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II
author Severo, Maria Helena Santos
author_facet Severo, Maria Helena Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elaine Cristina Nascimento da
http://lattes.cnpq.br/8225438656557853
http://lattes.cnpq.br/2898599129662523
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Maria Helena Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Leitura
Prática de ensino
topic Educação de crianças
Leitura
Prática de ensino
description A leitura, além de aguçar a curiosidade, desperta a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem da leitura acontece na escola através de atividades sistemáticas elaboradas pelo(a) professor(a). Uma dessas atividades são as rodas de história aplicadas na Educação Infantil, que auxiliam o ensino e a aprendizagem da leitura. Para tal, é necessário que o(a) professor(a) compreenda e aplique as estratégias de leitura recomendadas. Por essa razão, nos propomos a investigar como é realizado o trabalho com a leitura nas rodas de história na Educação Infantil. Para tanto, buscamos: Identificar as habilidades de leitura exploradas; Distinguir as estratégias de leitura utilizadas; Analisar os textos escolhidos pela professora para ler nas rodas de história; Analisar a mediação da professora durante as rodas de história. Foram realizadas cinco observações de rodas de leitura em uma turma da Educação Infantil II e uma entrevista com a docente, ambas áudio-gravadas e transcritas. Os resultados obtidos nos fizeram perceber, inicialmente, que a professora realiza rodas de leitura diariamente. Identificamos também que a mesma não aplicou todas as estratégias de leitura necessárias nas rodas de história, mas as utilizadas foram de grande valia, proporcionando à hora da leitura um momento de lazer, aprendizagem e interação. Além disso, identificamos que a professora utilizava os três momentos de leitura: o antes, o durante e o depois, provocando, assim, a atenção dos alunos e auxiliando na compreensão do texto. Compreendemos com o estudo do referencial teórico e a análise dos dados que é imprescindível o uso de diferentes estratégias de leitura para estimular o aluno a ouvir, compreender e argumentar o que está sendo lido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20T13:32:07Z
2019-05-20T13:32:07Z
2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEVERO, Maria Helena Santos. Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1040
identifier_str_mv SEVERO, Maria Helena Santos. Rodas de história: estratégias utilizadas por uma professora de educação infantil II. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277159601078272