Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dacilene Soares Lopes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4565
Resumo: O Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.
id UFRPE_65e80069e90af1dc3ea6216093359274
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4565
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota BreckenfeldClube de ciênciasAstronomiaEducação não-formalO Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.The Science Club is a space for non-formal education, which involves several objectives, providing participants with an experience of investigative situations, development of skills and competences in various areas of knowledge with a focus on scientific literacy. Considering these ideas, this work presents how the constitution of a Science Club took place in a public school located in the city of Tabira, Sertão Pernambucano. In order to do so, the main objective was to implement a Science Club in the Escola de Referencia em Ensino Médio Professora Carlota Breckenfeld, promoting the training of young people in the scientific, social and political dimensions. We also seek to inspire the dissemination and participation of school students in Olympics and rocket shows such as Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) and, in particular, the Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) and the Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). In addition, we developed an educational product in the form of a Didactic Guide, which aimed to provide guidelines for the implementation of a Science Club in schools.The methodology adopted involved the participation of teachers, students and the general community. Several activities were carried out during the process of creating the Club and among them are the research, preparation of a contest to choose the name and logo, drawings, elaboration of statutes, opening of social network and application of questionnaires. We found that the development of activities and the creation of the Science Club at the school provided greater involvement of the school community and integration of different areas of knowledge, contributing to scientific and citizen training. We hope that the prepared Didactic Guide can be used by teachers of elementary education, who wish to create with the school community the Science Club in public or private schools.BrasilSilva, Ana Paula Teixeira Brunohttp://lattes.cnpq.br/3957559059635010http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Miranda, Antonio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3236324734090101Santos, Dacilene Soares Lopes dos2023-05-17T14:52:04Z2023-05-17T14:52:04Z2022-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfSANTOS, Dacilene Soares Lopes dos. Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4565porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-17T14:52:20Zoai:dspace:123456789/4565Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-17T14:52:20Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
title Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
spellingShingle Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
Santos, Dacilene Soares Lopes dos
Clube de ciências
Astronomia
Educação não-formal
title_short Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
title_full Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
title_fullStr Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
title_full_unstemmed Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
title_sort Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
author Santos, Dacilene Soares Lopes dos
author_facet Santos, Dacilene Soares Lopes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
http://lattes.cnpq.br/3957559059635010
http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
Miranda, Antonio Carlos da Silva
http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dacilene Soares Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de ciências
Astronomia
Educação não-formal
topic Clube de ciências
Astronomia
Educação não-formal
description O Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-16
2023-05-17T14:52:04Z
2023-05-17T14:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Dacilene Soares Lopes dos. Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4565
identifier_str_mv SANTOS, Dacilene Soares Lopes dos. Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277173223129088