A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberto Cassimiro dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/992
Resumo: O presente trabalho resulta da elaboração da monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Para a realização do mesmo, partimos da seguinte indagação: como ocorre o ensino da cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa trata-se de investigar como o professor leciona os conteúdos de cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental do município de Garanhuns-PE, no mês de dezembro de 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 11 questões direcionadas a 05(cinco) professores do 1° ao 5º ano. A pesquisa demonstrou que alguns professores entrevistados têm dificuldades e insegurança em trabalhar a cartografia para os alunos e que às vezes, recorrem à ajuda de amigos que são formados na área (Geografia) e pesquisam em livros ou na internet uma melhor maneira de ensinar. Os resultados também apresentaram que os sujeitos da pesquisa consideram o ensino da cartografia importante, uma vez que possibilita uma leitura de mundo que o aluno só consegue realizar, se o professor estiver seguro, conhecer o assunto e souber mediar os conteúdos da Geografia em suas aulas. Desta forma, a compreensão da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, visto que, o aluno levará este conhecimento por todo o período em que estiver na escola e mesmo após sair dela.
id UFRPE_6a720e399c02d7c2ade7bafa286ccdb6
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/992
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamentalCartografiaEnsinoPrática de ensinoEnsino fundamentalO presente trabalho resulta da elaboração da monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Para a realização do mesmo, partimos da seguinte indagação: como ocorre o ensino da cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa trata-se de investigar como o professor leciona os conteúdos de cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental do município de Garanhuns-PE, no mês de dezembro de 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 11 questões direcionadas a 05(cinco) professores do 1° ao 5º ano. A pesquisa demonstrou que alguns professores entrevistados têm dificuldades e insegurança em trabalhar a cartografia para os alunos e que às vezes, recorrem à ajuda de amigos que são formados na área (Geografia) e pesquisam em livros ou na internet uma melhor maneira de ensinar. Os resultados também apresentaram que os sujeitos da pesquisa consideram o ensino da cartografia importante, uma vez que possibilita uma leitura de mundo que o aluno só consegue realizar, se o professor estiver seguro, conhecer o assunto e souber mediar os conteúdos da Geografia em suas aulas. Desta forma, a compreensão da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, visto que, o aluno levará este conhecimento por todo o período em que estiver na escola e mesmo após sair dela.The present work results from the elaboration of the conclusion monograph of the Degree in Pedagogy, Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), Academic Unit of Garanhuns (UAG). For the accomplishment of the same, we start from the following question: how does the teaching of the cartography in the classes of Geography in the initial years of the basic education? In this sense, the general objective of the research is to investigate how the teacher teaches cartography contents in Geography classes in the initial years of elementary school. It was a field research with qualitative approach, carried out in a public school of the Garanhuns-PE municipality, in the month of December, 2018. The data collection instrument used was a semistructured interview, containing 11 questions directed to 05 (five) teachers from 1st to 5th grade. Research has shown that some interviewed teachers have difficulties and insecurity in working on cartography for students and that sometimes they resort to the help of friends who are trained in the area (Geography) and research in books or the internet a better way to teach. The results also showed that the subjects of the research consider the teaching of cartography important, since it allows a reading of the world that the student can only accomplish, if the teacher is safe, know the subject and know how to mediate the contents of Geography in his classes. In this way, the understanding of cartography in the initial years of elementary education is of paramount importance, since the student will take this knowledge throughout the period in which he is in school and even after leaving it.BrasilRocha, Paula Rejane Lisboa dahttp://lattes.cnpq.br/2457531285655008http://lattes.cnpq.br/9170949640305247Santos, Roberto Cassimiro dos2019-05-13T14:51:32Z2019-05-13T14:51:32Z2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSANTOS, Roberto Cassimiro dos. A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/992porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:18:57Zoai:dspace:123456789/992Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:18:57Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
title A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
Santos, Roberto Cassimiro dos
Cartografia
Ensino
Prática de ensino
Ensino fundamental
title_short A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
author Santos, Roberto Cassimiro dos
author_facet Santos, Roberto Cassimiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Paula Rejane Lisboa da
http://lattes.cnpq.br/2457531285655008
http://lattes.cnpq.br/9170949640305247
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberto Cassimiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Ensino
Prática de ensino
Ensino fundamental
topic Cartografia
Ensino
Prática de ensino
Ensino fundamental
description O presente trabalho resulta da elaboração da monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Para a realização do mesmo, partimos da seguinte indagação: como ocorre o ensino da cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa trata-se de investigar como o professor leciona os conteúdos de cartografia nas aulas de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental do município de Garanhuns-PE, no mês de dezembro de 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, contendo 11 questões direcionadas a 05(cinco) professores do 1° ao 5º ano. A pesquisa demonstrou que alguns professores entrevistados têm dificuldades e insegurança em trabalhar a cartografia para os alunos e que às vezes, recorrem à ajuda de amigos que são formados na área (Geografia) e pesquisam em livros ou na internet uma melhor maneira de ensinar. Os resultados também apresentaram que os sujeitos da pesquisa consideram o ensino da cartografia importante, uma vez que possibilita uma leitura de mundo que o aluno só consegue realizar, se o professor estiver seguro, conhecer o assunto e souber mediar os conteúdos da Geografia em suas aulas. Desta forma, a compreensão da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, visto que, o aluno levará este conhecimento por todo o período em que estiver na escola e mesmo após sair dela.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13T14:51:32Z
2019-05-13T14:51:32Z
2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Roberto Cassimiro dos. A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/992
identifier_str_mv SANTOS, Roberto Cassimiro dos. A prática docente e a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277160254341120