Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Erica Amancio de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5269
Resumo: No período pandêmico por conta do Coronavírus, as empresas tiveram que rever seu modelo de trabalho e gestão, migrando dessa forma para o home office e adotando outras práticas de gerenciamento. Porém, passado mais de um ano do início da pandemia, algumas empresas foram retomando às atividades presenciais, como no período prépandemia. Diante disso, a presente pesquisa objetivou a descrever a percepção da experiência do formato home office para os funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, com pesquisa qualitativa e aplicação de questionários. Dentre os principais resultados, foram apontados pelos funcionários que o home Office traz vantagens como o aumento de produtividade, redução de deslocamento entre casa e trabalho, melhor equilíbrio entre as atividades domésticas e familiares e as responsabilidades ligadas ao trabalho, flexibilidade no horário de trabalho. Os resultados obtidos trouxeram, em quase sua totalidade, impressões muito positivas dos entrevistados, que nunca experimentaram o home office antes da pandemia.
id UFRPE_74ba70b1cd2a4f715f7ef5a2c7476b15
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5269
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federalTeletrabalhoCOVID-19, Pandemia deAdministração de empresaMétodos de trabalhoHome officesNo período pandêmico por conta do Coronavírus, as empresas tiveram que rever seu modelo de trabalho e gestão, migrando dessa forma para o home office e adotando outras práticas de gerenciamento. Porém, passado mais de um ano do início da pandemia, algumas empresas foram retomando às atividades presenciais, como no período prépandemia. Diante disso, a presente pesquisa objetivou a descrever a percepção da experiência do formato home office para os funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, com pesquisa qualitativa e aplicação de questionários. Dentre os principais resultados, foram apontados pelos funcionários que o home Office traz vantagens como o aumento de produtividade, redução de deslocamento entre casa e trabalho, melhor equilíbrio entre as atividades domésticas e familiares e as responsabilidades ligadas ao trabalho, flexibilidade no horário de trabalho. Os resultados obtidos trouxeram, em quase sua totalidade, impressões muito positivas dos entrevistados, que nunca experimentaram o home office antes da pandemia.BrasilPinho, Marco Aurélio Benevides dehttp://lattes.cnpq.br/2714666465429956Souza, Erica Amancio de2023-12-27T18:10:34Z2023-12-27T18:10:34Z2023-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfSOUZA, Erica Amancio de. Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5269porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T18:11:03Zoai:dspace:123456789/5269Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T18:11:03Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
title Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
spellingShingle Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
Souza, Erica Amancio de
Teletrabalho
COVID-19, Pandemia de
Administração de empresa
Métodos de trabalho
Home offices
title_short Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
title_full Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
title_fullStr Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
title_full_unstemmed Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
title_sort Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
author Souza, Erica Amancio de
author_facet Souza, Erica Amancio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Marco Aurélio Benevides de
http://lattes.cnpq.br/2714666465429956
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Erica Amancio de
dc.subject.por.fl_str_mv Teletrabalho
COVID-19, Pandemia de
Administração de empresa
Métodos de trabalho
Home offices
topic Teletrabalho
COVID-19, Pandemia de
Administração de empresa
Métodos de trabalho
Home offices
description No período pandêmico por conta do Coronavírus, as empresas tiveram que rever seu modelo de trabalho e gestão, migrando dessa forma para o home office e adotando outras práticas de gerenciamento. Porém, passado mais de um ano do início da pandemia, algumas empresas foram retomando às atividades presenciais, como no período prépandemia. Diante disso, a presente pesquisa objetivou a descrever a percepção da experiência do formato home office para os funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, com pesquisa qualitativa e aplicação de questionários. Dentre os principais resultados, foram apontados pelos funcionários que o home Office traz vantagens como o aumento de produtividade, redução de deslocamento entre casa e trabalho, melhor equilíbrio entre as atividades domésticas e familiares e as responsabilidades ligadas ao trabalho, flexibilidade no horário de trabalho. Os resultados obtidos trouxeram, em quase sua totalidade, impressões muito positivas dos entrevistados, que nunca experimentaram o home office antes da pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T18:10:34Z
2023-12-27T18:10:34Z
2023-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Erica Amancio de. Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5269
identifier_str_mv SOUZA, Erica Amancio de. Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1823239655242334208