A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031 |
Resumo: | O referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA. |
id |
UFRPE_7c80aa474f8ab1995f7e4ab1bb86938c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/2031 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexualEducação SexualEducação de jovens e adultosProfessores - FormaçãoO referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA.The objective of this work was to investigate the conceptions of EJA teachers on sexual education and the methodology used in the classroom by the same in the teaching of this concept. For that, in the methodology of qualitative basis an action research was carried out with four EJA teachers from a school in the city of São João. As methodological procedures, we carried out an initial questionnaire and the Interactive Didactic Sequence (OLIVEIRA, 2013). We had as theoretical contributions: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), among others. As a result we can verify that educating sexually is not an easy task, especially in the classes of Education of Young and Adults, since their student has specifics: they arrive at the school with the knowledge of world already constructed. The results also indicated that working with sex education in the EJA is a great challenge due to the lack of specific continuing education for teachers, due to the difficulties faced, such as the lack of seriousness of the students in dealing with this issue, leaving the professionals afraid to approach it in the classroom. And, despite these difficulties, teachers are aware of the importance of sexually educating their students and using resources and methodologies to teach. Finally, we emphasize how fundamental the training of teachers, because it enables them to have a greater contact with this subject and the knowledge to deal with the impasses in the classroom, especially in the case of the EJA.BrasilCavalcante, Maria José Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8766117975550043http://lattes.cnpq.br/3593044083888175Silva, Érica Fabrícia da2020-03-04T19:39:42Z2020-03-04T19:39:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfSILVA, Érica Fabrícia da. A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T14:28:39Zoai:dspace:123456789/2031Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T14:28:39Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
title |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
spellingShingle |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual Silva, Érica Fabrícia da Educação Sexual Educação de jovens e adultos Professores - Formação |
title_short |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
title_full |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
title_fullStr |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
title_full_unstemmed |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
title_sort |
A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual |
author |
Silva, Érica Fabrícia da |
author_facet |
Silva, Érica Fabrícia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Maria José Gomes http://lattes.cnpq.br/8766117975550043 http://lattes.cnpq.br/3593044083888175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Érica Fabrícia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual Educação de jovens e adultos Professores - Formação |
topic |
Educação Sexual Educação de jovens e adultos Professores - Formação |
description |
O referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-04T19:39:42Z 2020-03-04T19:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Érica Fabrícia da. A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031 |
identifier_str_mv |
SILVA, Érica Fabrícia da. A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277168420651008 |