A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érica Fabrícia da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031
Resumo: O referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA.
id UFRPE_7c80aa474f8ab1995f7e4ab1bb86938c
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2031
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexualEducação SexualEducação de jovens e adultosProfessores - FormaçãoO referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA.The objective of this work was to investigate the conceptions of EJA teachers on sexual education and the methodology used in the classroom by the same in the teaching of this concept. For that, in the methodology of qualitative basis an action research was carried out with four EJA teachers from a school in the city of São João. As methodological procedures, we carried out an initial questionnaire and the Interactive Didactic Sequence (OLIVEIRA, 2013). We had as theoretical contributions: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), among others. As a result we can verify that educating sexually is not an easy task, especially in the classes of Education of Young and Adults, since their student has specifics: they arrive at the school with the knowledge of world already constructed. The results also indicated that working with sex education in the EJA is a great challenge due to the lack of specific continuing education for teachers, due to the difficulties faced, such as the lack of seriousness of the students in dealing with this issue, leaving the professionals afraid to approach it in the classroom. And, despite these difficulties, teachers are aware of the importance of sexually educating their students and using resources and methodologies to teach. Finally, we emphasize how fundamental the training of teachers, because it enables them to have a greater contact with this subject and the knowledge to deal with the impasses in the classroom, especially in the case of the EJA.BrasilCavalcante, Maria José Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8766117975550043http://lattes.cnpq.br/3593044083888175Silva, Érica Fabrícia da2020-03-04T19:39:42Z2020-03-04T19:39:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfSILVA, Érica Fabrícia da. A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T14:28:39Zoai:dspace:123456789/2031Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T14:28:39Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
title A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
spellingShingle A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
Silva, Érica Fabrícia da
Educação Sexual
Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
title_short A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
title_full A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
title_fullStr A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
title_full_unstemmed A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
title_sort A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual
author Silva, Érica Fabrícia da
author_facet Silva, Érica Fabrícia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Maria José Gomes
http://lattes.cnpq.br/8766117975550043
http://lattes.cnpq.br/3593044083888175
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érica Fabrícia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
topic Educação Sexual
Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
description O referido trabalho teve como objetivo geral investigar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA sobre Educação sexual e a metodologia utilizada em sala de aula pelos mesmos no ensino deste conceito. Para tanto, na metodologia de base qualitativa foi realizada uma pesquisa-ação com quatro professores da EJA de uma escola do município de São João. Como procedimentos metodológicos, realizamos um questionário inicial e a Sequência Didática Interativa (OLIVEIRA, 2013). Tivemos como aportes teóricos: Oliveira (2013); Arroyo (2006), Paiva (2004) Figueiró (2006, 2007, 2014) Maia (2015), dentre outros. Como resultado podemos verificar que educar sexualmente não é tarefa fácil, em especial nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que seu alunado possui especificidades: chegam à escola com o conhecimento de mundo já construído. Os resultados indicaram, ainda, que trabalhar com educação sexual na EJA passa a ser um grande desafio devido a falta de formação continuada específica para os docentes, em virtude das dificuldades enfrentadas, como, a não seriedade dos alunos ao tratar desta temática, deixando os profissionais receosos em abordá-la em sala de aula. E, que apesar dessas dificuldades, os professores são cientes da importância de educar sexualmente seus alunos e se utilizam de recursos e metodologias para ensinar. Por fim, ressaltamos o quão fundamental a formação dos professores, pois possibilita aos mesmos um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, principalmente, em se tratando da EJA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-04T19:39:42Z
2020-03-04T19:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Érica Fabrícia da. A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031
identifier_str_mv SILVA, Érica Fabrícia da. A utilização da sequência didática interativa com professores da educação de jovens e adultos sobre educação sexual. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277168420651008