O lugar do letramento literário na BNCC do Ensino Médio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5029 |
Resumo: | O presente artigo como objetivo analisar os postulados teórico-metodológicos da Base Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) no que se refere ao ensino de literatura através do Letramento Literário. Essa é uma perspectiva importante para que se construa a relação entre a prática social e o ensino dentro da sala de aula. Para subsidiar essa pesquisa, cuja metodologia concentra-se no método qualitativo (GODOY, 1995). O qual realiza um estudo documental dos postulados norteadores para o ensino de literatura, a fim de trazer um detalhamento interpretativo das orientações metodológicas para o ensino através do letramento no campo de atuação artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), fundamentamo-nos em autores como Soares (2001), Amorim e Silva (2019), Cosson (2022), entre outros. A pesquisa é resultante, portanto, da reflexão sobre a matriz curricular do Novo Ensino Médio, mais especificamente do campo de atuação artístico-literário da disciplina língua portuguesa. Os resultados apontam que há diversidades de letramentos literários em distintas dimensões a serem trabalhadas pelos docentes, contudo existem pontos negativos, pois, percebe-se lacunas nas orientações metodológicas do parâmetro curricular que dificulta a prática docente em sala, afinal, entende-se que a BNCC norteia as práticas de ensino de leitura literária realizadas nas escolas. |
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O lugar do letramento literário na BNCC do Ensino Médio.Literatura - Estudo e ensinoLetramentoBase Nacional Comum CurricularEnsino MédioO presente artigo como objetivo analisar os postulados teórico-metodológicos da Base Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) no que se refere ao ensino de literatura através do Letramento Literário. Essa é uma perspectiva importante para que se construa a relação entre a prática social e o ensino dentro da sala de aula. Para subsidiar essa pesquisa, cuja metodologia concentra-se no método qualitativo (GODOY, 1995). O qual realiza um estudo documental dos postulados norteadores para o ensino de literatura, a fim de trazer um detalhamento interpretativo das orientações metodológicas para o ensino através do letramento no campo de atuação artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), fundamentamo-nos em autores como Soares (2001), Amorim e Silva (2019), Cosson (2022), entre outros. A pesquisa é resultante, portanto, da reflexão sobre a matriz curricular do Novo Ensino Médio, mais especificamente do campo de atuação artístico-literário da disciplina língua portuguesa. Os resultados apontam que há diversidades de letramentos literários em distintas dimensões a serem trabalhadas pelos docentes, contudo existem pontos negativos, pois, percebe-se lacunas nas orientações metodológicas do parâmetro curricular que dificulta a prática docente em sala, afinal, entende-se que a BNCC norteia as práticas de ensino de leitura literária realizadas nas escolas.El presente artículo tiene como objetivo analizar los postulados teóricos y metodológicos de las Bases Curriculares Comunes para la Educación Secundaria (BNCC) em relación con la enseñanza de la literatura a través de la Literacia Literaria. Esta es uma perspectiva importante para construir la relación entre la práctica social y la enseñanza en el aula. Para subsidiar esta investigación, cuya metodología se centra en el método cualitativo (GODOY, 1995), que realiza un estudio documental de los postulados orientadores para la enseñanza de la literatura, con el fin de aportar un detalle interpretativo de las directrices metodológicas para la enseñanza a través de de la Literacia Literaria. en el campo de acción artístico-literario de la Base Curricular Nacional Común (BRASIL, 2018), nos basamos em autores como Soares (2001), Amorim y Silva (2019), Cosson (2022), entre otros. La investigación es resultado, por lo tanto, de la reflexión sobre la matriz curricular de la Nueva Escuela Secundaria, más específicamente del campo de acción artístico-literario de la disciplina de lengua portuguesa. Los resultados señalan que hay diversidades de literacias literarias em diferentes dimensiones a ser trabajadas por los profesores, sin embargo, hay puntos negativos, porque se nota lagunas en las directrices metodológicas del parámetro curricular que dificulta la práctica docente en el aula, después de todo, se entiende que el BNCC orienta las prácticas de enseñanza de la lectura literaria llevadas a cabo en las escuelas.BrasilAlmeida, Sherry Morgana Justino dehttp://lattes.cnpq.br/4004210581923306http://lattes.cnpq.br/5332850255576710Fraga, Karen Fava2023-09-15T18:11:52Z2023-09-15T18:11:52Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfFRAGA, Karen Fava. O lugar do letramento literário na BNCC do Ensino Médio. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5029porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-09-15T18:13:30Zoai:dspace:123456789/5029Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-09-15T18:13:30Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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