Trens de subúrbio nas rotas de exportação: uma dinâmica urbana para as ferrovias pernambucanas de longa distância (1858 – 1900)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, André Luiz Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/807
Resumo: A partir da segunda metade do século XIX, Pernambuco vivencia a chamada “revolução dos transportes”. Este momento se caracteriza pelo surgimento das primeiras estradas de ferro na província, ligando os centros produtores do interior à capital. Recife, por sua vez, vivencia um momento de crescimento populacional e dada sua localização estratégica se consolida como um dos principais centros econômicos do Brasil. Essa importância fica evidenciada pelo adensamento urbano e pelas melhorias nos meios de transporte necessárias à época. Diante desse contexto, as ferrovias de longa distância, com a característica principal de caminhos de exportação e transporte de pessoas para áreas mais distantes do litoral, passam também a dar suporte à demanda entre o Recife e seus subúrbios. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as causas e consequências dos fluxos e usos das ferrovias que partem de Recife rumo ao interior e cortam seu entorno no final do século XIX. A importância de realizar esse estudo parte da identificação de uma outra dinâmica de deslocamento nas linhas ferroviárias do Recife e seu entorno nesse período, ampliando o transporte de passageiros, o que contribui para a compreensão da produção do espaço urbano por meio dos trilhos no Recife e seus arredores a partir da década de 1850.
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